quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Estudante vence concurso internacional


Apesar de se considerar muito estudiosa, a estudante Aline Araújo do Nascimento, 17 anos, aluna do 3º ano de edificações do Campus Natal-Central do IFRN, nunca havia se dedicado a escrever contos, daí a surpresa com que encarou o fato de ter sido uma das quatro estudantes brasileiras que venceram o concurso internacional Caminhos da Liberdade. Como prêmio, ela fará uma viagem de estudos histórico-culturais a Assunção, no Paraguai - percorrendo os caminhos trilhados por religiosos franciscanos e jesuítas -, e em seguida vai a Madri, Sevilha e Cádiz, na Espanha. O concurso foi organizado pela Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI). "Estou feliz e ansiosa pela viagem. Como foi a primeira vez que deixei a imaginação fluir a ponto de fazer um conto para que os outros lessem, agora vou viajar de avião também pela primeira vez, que era um sonho antigo".


Os candidatos produziram um texto literário sobre o contexto político e econômico no momento histórico da independência em seus países de origem. Aline decidiu escrever um conto sobre os interesses da aristocracia rural pela Independência do Brasil. Antes de escrever, ela pesquisou sobre o tema em casa, leu contos para conhecer estilo de vários escritores e finalizou o texto "Visitas revolucionárias".

"O conto fala sobre um garoto que recebe a visita de fantasmas que viveram na época da nossa independência. Ao final da história, o menino questiona os valores de liberdade e independência, bem como os benefícios que esses valores trouxeram para a sociedade. "O texto é uma provocação aos leitores à reflexão crítica sobre os valores de independência e liberdade nos dias de hoje", ressalta.

Grupo

Além de Aline venceram o concurso Wanderley dos Reis Nascimento Junior, de Goiás, David dos Santos Farias, da Bahia, e Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, de Minas Gerais. Os quatro, na companhia de estudantes de países ibero-americanos, farão a viagem.

O concurso teve a organização do Brasil, Argentina,Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai. Apesar da tensão da mãe na primeira grande viagem que a filha fará, ela disse estar muito feliz e realizada por essa grande conquista da filha. Viúva e pensionista do INSS, dona Maria Rosário de Araújo Nacimento disse que tem mais essa bênção para agradecer a Deus: "A primeira foi quando meu filho conseguiu a aprovação no vestibular de Medicina da UFRN", conta ela.

DN

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas