Universidade incentiva o hábito da leitura entre alunos
Quase 40% dos
universitários do País apresentam alguma dificuldade com leitura, escrita e
interpretação de textos. É o que apontam os dados do Indicador de Alfabetismo
Funcional, divulgados ano passado, pelo Instituto Paulo Montenegro/Ibope. De
acordo com o estudo, que ouviu mais de duas mil pessoas em todo o país, 38% dos
que têm ou estão cursando graduação não possuem alfabetização plena, isto é,
apresentam dificuldades para lidar com textos e cálculos mais complexos.
Divulgação
Grupo de estudantes universitários recebe certificado
de participação com horas complementares
Com o intuito de
reduzir esse percentual e contribuir para o desenvolvimento de habilidades
relacionadas à oralidade, leitura e escrita entre os alunos, uma equipe de
professores de língua portuguesa da Estácio Natal realiza, desde 2006, o
Projeto “Rodas de Leitura”. Leituras em grupo, interpretações críticas e
discussões sobre temas diversos estão entre as atividades realizadas a cada
reunião, como meio de incentivar o hábito da leitura entre alunos de todos os
cursos das unidades Estácio Romualdo e Zona Norte.
Os encontros acontecem de uma a duas vezes por
semana, nas duas unidades acadêmicas. Durante as dinâmicas, os alunos - cuja
participação não é obrigatória -, têm acesso a textos poéticos e em prosa de
autores consagrados na Literatura Brasileira, como Cecília Meireles, Graciliano
Ramos e Machado de Assis. Todos os estudantes também são estimulados a ler os
textos em voz alta, através de uma leitura compartilhada. Depois das discussões
levantadas, onde têm oportunidade de expressar suas opiniões e ouvir a dos
colegas, eles são orientados a produzir resenhas críticas sobre os textos
trabalhados nas reuniões. Ao final de um semestre de atividades, os estudantes
recebem certificados com horas complementares para o currículo acadêmico e
realizam festival literário como forma de divulgar o que tiveram oportunidade
de descobrir durante as Rodas de Leitura.
Para a professora de
língua portuguesa, Maritza Arruda, coordenadora do Projeto, é através da
exposição de ideias e discussões em grupo, que os estudantes são estimulados a
formar uma opinião crítica e a trabalhar a oratória. “O hábito da leitura deve
ser estimulado desde cedo. No entanto, como ainda não vemos no Brasil essa
cultura, é preciso buscar meios alternativos de incentivo para que os
estudantes possam usufruir os seus benefícios. Através do Projeto, a leitura
dos textos literários proporciona aos participantes a ampliação do vocabulário
e, com isso, maior facilidade de expressar suas opiniões”.
A aluna do 8º período
do curso de Direito, Maria de Fátima foi monitora do Projeto. Ela ressalta a
importância dos encontros, para a formação profissional dos alunos que deles
participam. “Nas Rodas de Leitura, cada estudante tem a oportunidade de
expressar suas opiniões e recebem o retorno sobre suas produções textuais, que
são realizadas após os encontros. Presenciei muitos avanços de pessoas que
antes tinham dificuldade de se expressar em público e hoje se sentem bem à
vontade nesse ambiente”, destaca.
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