quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FRASE DO DIA


Leia o que disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014:

"O Brasil saberá orgulhosamente fazer sua lição de casa, realizar Copa do Mundo para argentino nenhum botar defeito".

CHARGE DO DIA


Aluno apodiense participará da etapa estadual do"soletrando"

Do jornal Gazeta do Oeste

A etapa classificatória estadual do "Soletrando" que acontecerá dia 8 de novembro na cidade de Natal, vai ter a participação do aluno apodiense Raimundo Jovino de Oliveira Neto de 13 anos, do 8ª matutino da escola municipal "Lourdes Mota", filho do casal Francisco Jovino de Oliveira e Maria da Conceição Leite.

A etapa local aconteceu no dia 31 de agosto, dentro das normas exigidas pela os responsáveis do quadro Soletrando, apresentado por Luciano Huck da Rede Globo de Televisão dentro do seu programa "Caldeirão do Huck". Foram inscritos 25 alunos, sendo que o aluno Raimundo Jovino de Oliveira Neto obteve a pontuação máxima.

Para a professora de Língua Portuguesa Maria Inês da Silva, o aluno é estudioso, gosta da matéria de língua portuguesa, e tem sempre obtido ótimas notas em todas as matérias.

O aluno classificado irá participar da etapa estadual na cidade de Natal em novembro, com alunos da rede publica de ensino do Estado.

Segundo o diretor da escola Sr. Ribamar Oliveira, após tomar conhecimento das normas que exige o programa, a escola fez a inscrição através da internet.

Após receber as regras de como realizar a seleção local enviada pela direção do programa foi feito um convite em sala de aula aos alunos interessados, e dentro das normas, foi realizado a etapa local no dia 31 de agosto, com a presença apenas dos pais e juizes. O aluno Raimundo Jovino de Oliveira Neto ganhou a medalha de "Ouro" na etapa local, ultrapassando o nível fácil, médio e difícil.

Após a seleção do aluno, a escola enviou todo o material através de e-mail à direção do programa "Caldeirão do Huck", que enviou o convite para a escola com as normas para a etapa estadual que acontecerá dia 8 de novembro na cidade de Natal.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PARA REFLETIR

A alegria é o verdadeiro fermento da alma, é o renovar de esperanças em cada novo dia, é o preparo ideal para as tormentas, o suporte para os problemas que virão, armadura definitiva contra o desamor, incentivo natural para os que querem desistir, a alegria é uma oração viva de agradecimento. A alegria é o ingrediente que falta, é o que dá liga no grande bolo da vida. Não se perca em busca de cargos e posições, nem se deixe levar pelo brilho fácil da “pirita”: tem brilho de ouro, cor de ouro, mas não é ouro. O verdadeiro tesouro é o contentamento, é a alegria. Por isso, alegre-se! Há tanto para comemorar, há vida para se viver, um dia para se vencer, uma noite para amar. É um novo tempo, tempo de recomeçar sonhos, de levar adiante os velhos projetos, de perceber que a alegria esta ai dentro, no seu interior, está disponível para ser usada. Não deixe que roubem a sua alegria, distribua sorrisos, gentilezas, certezas, que a sua palavra seja doce, seus gestos suaves, e a vida vai sorrir para você. Esta é a lei do retorno: basta você sorrir, e o outro já começa a rir. A alegria é contagiante, e quanto mais se espalha, maior é a presença do Sagrado em nós. A alegria é divina.

domingo, 28 de outubro de 2007

REVISTAS SEMANAIS



A revista “IstoÉ” desta semana revela os segredos do sexto sentido. Estudos apontam que a intuição é um processo que envolve a mente e até mesmo o coração.A “Veja”publica especial sobre o diabetes: uma cirurgia no intestino é a nova arma na luta contra a doença.

Lulismo x Petismo

É certo que a imagem política do PT é hoje altamente questionada até pelos próprios petistas. Umas séries de escândalos, envolvendo corrupção, ocorreram e estão ocorrendo, na gestão Lula. No primeiro mandato, Lula contava com uma equipe de ministros endeusados, bem vistos pela opinião pública, e bem vistos pela crítica informativa. Porém, quase todos foram derrubados pelas ondas do mensalão e das quase 20 CPI’s instauradas pelos próprios companheiros de partido.

Lula carrega o PT nas costas. Sempre foi assim. Desde o primeiro mandato, o partido mostrou que não estava preparado para governar. Depois de tantos anos, o PT já deveria ter posto de lado suas divisões, suas tendências, e trabalhado mais como um partido no governo e não fazer oposição ou questionar as ações de seu próprio governo.

As contradições do partido são tantas que Lula teve até mesmo de tirar sua roupagem de presidente pra se colocar como militante e passar a mão na cabeça de um partido estraçalhado, chegando a ponto de praticamente anistiar os mensaleiros. Não foi uma boa jogada, mas Lula não tinha outra saída.

A diferença entre lulismo e petismo é tão grande que em todas as pesquisas de opinião o presidente está com a popularidade em alta e seu partido, não. Em todas as denúncias que se faz contra o governo, o PT está lá envolvido, como envolvidos estão vários integrantes do partido no julgamento do STF, mas nada atinge o presidente. Claro que partido e Lula vão se encontrar em algum momento, mas o futuro do PT depende essencialmente de Lula.
Sonia Carvalho

PERFIL DAS CIDADES BRASILEIRAS

A pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros”, divulgada ontem pelo IBGE, traça um interessante retrato da atual situação de nossas cidades. A pesquisa, realizada em 5.564 prefeituras, pela primeira vez investigou como a educação é tratada pelos governos municipais e os resultados têm pontos positivos e negativos.

A pesquisa revelou que grande parte dos municípios brasileiros não priorizou solucionar o problema da falta de professores no ensino público em 2006. Menos de um terço (27,5%) das prefeituras pesquisadas mencionou que a contratação de professores estava entre as cinco principais medidas na área de educação, e apenas 33,3% tomaram iniciativas em relação à regulamentação e valorização da carreira do magistério.

FRASE

“as críticas ao Lula são equivocadas, principalmente as feitas pelo pessoal neoliberal”, pois “o que eles chamam de assistencialismo” reduz a desigualdade de oportunidades.
Do ex-ministro Delfim Neto

PROFESSORES SEM DIPLOMA

Quase metade dos professores dos anos iniciais da educação básica não tem formação de nível superior no Brasil. Eles são responsáveis por uma das etapas mais importantes para a qualidade de toda a educação básica: a alfabetização. É também na primeira série do ensino fundamental que as taxas de repetência são mais elevadas.

ELEIÇÕES 2008

As eleições municipais só acontecem em 2008, mas os candidatos são alinhavados em 2007, e aqui em Apodi não poderia ser diferente. cabe a nós eleitores irmos pensando e pesquisando os possíveis candidatos. Quem busca informações de última hora, normalmente vota mal.

Crianças do Brasil são campeãs de acesso à internet


As crianças brasileiras são as que mais acessam a internet: 86% o fazem pelo menos três vezes por semana, contra 70% da média mundial. Elas têm em média 12 amigos virtuais, ocupam o primeiro lugar no ranking das que mais acessam a web 2.0 e o segundo no das que mais divulgam conteúdo próprio e mais acessam sites de relacionamento. Como adoram tecnologia, elas são também as que mais usam telefone celular: 81% falam pelo telefone móvel três ou mais vezes na semana. Os dados são da pesquisa Playground Digital 2007, realizada pelo canal infantil Nickelodeon.

sábado, 27 de outubro de 2007

POSIÇÃO ESTADOS HORA/AULA

1- Acre 13,16
2 -Tocantins 12,62
3- Alagoas 10,46
4- Roraima 12,89
5- Mato Grosso 9,04
6- Rio de Janeiro 8,78
7- Amazonas 8,31
8- São Paulo 8,05
9- Paraná 7,53
10- Rio Grande do Norte 7,23
11- Maranhão 7,21
12- Goiás 6,77
13- Amapá 6,71
14- Paraíba 6,65
15- Rondônia 6,47
16- Espírito Santo 6,44
17- Minas Gerais 6.25
18- Bahia 6,14
19- Distrito Federal 5,77
20- Mato Grosso do Sul 5,65
21- Rio Grande do Sul 5,39
22- Sergipe 5,27
23- Pará 5,08
24- Santa Catarina 4,93
25- Piauí 4,62
26- Ceará 4,46
27- Pernambuco 3,03

Fim de 90% das greves

Com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de estender ao funcionalismo a Lei de Greve do setor privado, acabou a pressa do governo federal em enviar um projeto para o Congresso para regulamentar o direito de greve no serviço público. A Folha apurou que, na avaliação do Executivo, a aplicação da lei no setor público acabará com 90% das greves, já que as regras autorizam o corte do ponto dos grevistas.

Hoje, esse é o principal problema do governo ao lidar com as paralisações. Embora uma portaria do Ministério do Planejamento estabeleça o desconto dos dias parados, os próprios gestores boicotam a determinação. Nos raros casos em que isso não acontece, os sindicatos obtêm na Justiça decisões impedindo o corte do ponto, uma vez que não há previsão legal para isso.

O STF determinou que a Lei de Greve seja aplicada ao setor público porque, passados quase dez anos da promulgação da Constituição, o governo não regulamentou o dispositivo que trata das paralisações no serviço público. A decisão vale até que uma lei seja aprovada dispondo sobre o assunto.

No Palácio do Planalto, o entendimento é que a extensão da lei ao funcionalismo colocou o governo em uma situação "cômoda". Como as regras são duras, agora passará a ser interesse dos servidores "correr" com a regulamentação do direito de greve no funcionalismo. Até então, os sindicatos vinham se recusando a tratar do assunto e criticavam a proposta elaborada pelo Executivo.

Na última versão do projeto, o governo não só estabeleceu o corte do ponto, como abriu a porta para a contratação de servidores temporários para substituir os grevistas. Além disso, está previsto que pelo menos 40% dos serviços essenciais deveriam ser mantidos em funcionamento.
Da Folha de S. Paulo

INSPEÇÃO NA PREFEITURA DE APODI

DEU NO JORNAL TRIBUNA DO NORTE:

O Tribunal de Contas do Estado, através da Primeira Câmara, vai realizar inspeção especial na Prefeitura Municipal de Apodi, na região Oeste, em decorrência das suspeitas de irregularidades na aplicação dos recursos do Fundef, o fundo para valorização do Magistério e do Ensino Público. A decisão foi tomada na sessão plenária de quinta-feira, acatando a sugestão do Corpo Técnico do TCE e da procuradora Luciana Ribeiro Campos, representante do Ministério Público.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

História: 25 de outubro de 1975

Herzog, na foto montada por seus assassinos
Torturado até a morte por asfixia, no Doi-Codi-SP, o jornalista da TV Cultura Wladimir Herzog, 38 anos. O Legista Harry Shibata atesta suicídio, sem ver o corpo. O assassinato provoca o 1º protesto de massas desde o AI-5, na missa de 7º dia.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

PATRULHAMENTO IDEOLÓGICO

Recentemente, a revista Época resolveu empreender uma jornada crítica contra os conteúdos dos livros didáticos utilizados pelos estudantes brasileiros. A abordagem editorial da revista tem um foco sobre esta questão: averiguar o teor ideológico destas publicações, sobretudo denunciar aqueles que apresentam informações e conteúdos que destoem daquilo que parece ser o ideal por parte da linha da revista – que é um produto das Organizações Globo.

O patrulhamento ganhou a capa da edição desta semana. A reportagem traz em sua base uma crítica à tendência ideológica contida em muitos livros didáticos e com particularidade nos livros de História. A Editora Globo não aceita o “esquerdismo” dos autores de livros de história e agora parece também querer definir como estes profissionais devem pensar e escrever seus textos didáticos!

A publicação “global” denuncia que a visão apresentada nos textos didáticos prejudica a formação dos alunos sem considerar – por motivos óbvios – que há uma vasta gama de publicações perniciosas que poluem as mentes dos estudantes de uma maneira efetiva,tendo grande apelo midiático e causando estragos enormes! As Organizações Globo, inclusive, possuem sua cota de participação neste processo.(alternativo

48% das firmas brasileiras já lidaram com propinas

Difícil conversar sobre política nos dias que correm. Lero vai, lero vem, a prosa acaba enganchando numa ou noutra malfeitoria –dessas que pululam no noticiário. Depois de embicar pra esse rumo, a conversa não tem volta. Pode-se mudar de corrupto, não de assunto.

Soube-se nesta sexta-feira (19) que praticamente a metade das empresas assentadas no Brasil (48%) já tiveveram de lidar com pedidos de propina. A coisa veio à luz graças a uma pesquisa realizada pela PriceWaterhouseCoopers. Ouviram-se 5.400 executivos de empresas em 40 países.

O Brasil emergiu do levantamento como vice-campeão mundial do achaque. Só perde para a Indonésia, onde 54% dos empresários entrevistados admitiram já ter lidado com situações em que foi estimulada a pagar propina. Empatado com o Brasil na vice-liderança está a Rússia (48%). Vêm logo a seguir: Índia (38%), México e Turquia (28%) e China (21%).

Não é à toa que a CPI dos Corruptores, sugerida por Pedro Simon (PMDB-RS) nas pegadas do Collorgate e do escândalo dos anões do Orçamento, foi acomodada numa dessas gavetas eternas do Congresso. Já naquela época, PC Farias dizia: “Não pedi a empresário nenhum que chegasse com malas de dólares em minha casa.” J

Deputados terão banheiras de R$ 358 mil

A Câmara dos Deputados vai comprar 96 banheiras de hidromassagem para instalar em apartamentos funcionais que serão reformados. O edital da obra prevê um gasto total de R$ 36,2 milhões com a recuperação de 96 apartamentos em quatro edifícios da superquadra 302 Norte. Segundo estimativa da Casa, cada banheira da marca Mondialle custará R$ 3.700. Ou seja, só para proporcionar um banho relaxante aos parlamentares serão gastos R$ 358 mil.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

PARA REFLETIR- RAUL SEIXAS

Tente Outra Vez

Veja

Não diga que a canção está perdida
Tenha em fé em Deus,
tenha fé na vida
Tente outra vez

Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou

Tente

Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
Há uma voz que canta, uma voz que dança, uma voz que gira
Bailando no ar

Queira

Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo,
vai
Tente outra vez

Tente

E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez

A FOTO DO DIA

MISS SAIGON

BANDEIRINHA SE FILIA AO PC DO B

Reconhecida pelo seu trabalho nos campos de futebol, e por ter estampado a capa da Playboy, a bandeirinha Ana Paula Oliveira agora aposta no mundo da política. De olho em uma candidatura a longo prazo, ela se filiou ao PC do B de São Paulo nesta semana, mas nega ser candidata nas eleições municipais de 2008.


“Meu objetivo agora é me recuperar, fazer um bom Campeonato Brasileiro, é muito cedo para falar se eu vou sair”, disse. “Sempre procurei ser ativa no meu município (Hortolândia, São Paulo), ajudando em projetos sociais, mas achei que estava na hora de entrar para um partido,e ter perspectivas para, se for o momento, pleitear um cargo.”

domingo, 21 de outubro de 2007

BELEZA


[Imagem do dia] ] AS MUSAS DA FÓRMULA 1


ÁLCOOL E MÍDIA

Muito justa a decisão do governo federal de restringir a propaganda e o comércio de bebidas alcoólicas no País. Mas esse é o tipo de tema que não pode ter meia opção. É preciso ir mais fundo, ser duro, e proibir, de vez, a propaganda deste tipo de produto na mídia. O texto da MP, a ser assinada por Lula, proíbe a venda de cerveja, vinho, uísque e cachaça nas estradas federais e rebaixa de 13 para 0,5 grau GL a classificação do que é considerado bebida alcoólica, cuja propaganda no rádio e TV será proibida entre 6 h e 21h.

PARA REFLETIR

Logo mais, na restauração,
Uma bandeira tremulará em toda parte, ao lado de todas: A da Paz;
Um idioma se falará junto aos demais: O da Fraternidade;
Um ideal se fará presente no meio dos outros: O do progresso;
Uma Religião única estabelecerá a ponte de união
entre o Homem e Deus: A do Amor Universal...."(Vitor Hugo)

SUS

Há consenso, hoje, na discussão sobre o que se convencionou denominar “crise da saúde”, prevalecendo a visão de que o SUS é uma política essencial para a superação das dificuldades e não causa dos seus entraves. A realidade mostra que há crise onde o SUS não está adequadamente implantado, financiado e gerido.
As dificuldades do SUS advêm da própria magnitude e generosidade desse sistema que visa assegurar acesso gratuito e universal a mais de 170 milhões de pessoas, prestando desde assistência básica à medicina nuclear.

DEM, PMDB E PSDB SÃO LIDERES NO RANKING DA CORRUPÇÃO ELEITORAL

O dossiê “Políticos cassados por corrupção eleitoral”, produzido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, aponta o DEM, o PMDB e o PSDB liderando o ranking de partidos que mais tiveram políticos cassados desde o ano de 2000. Neste período, a Justiça Eleitoral brasileira cassou o mandato de 623 políticos. O DEM lidera o ranking com 69 cassações (20,4%), sendo seguido pelo PMDB com 66 (19,5%) e pelo PSDB com 58 (17,1%). Em quarto, aparece o PP com 26 casos (7,7%), seguido pelo PTB com 24 (7,1%) e pelo PDT com 23 (6,8%). O PT aparece em nono no ranking das cassações com 10 casos (2,9%). A pesquisa foi feita com base nas informações disponíveis nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento não inclui políticos que perderam cargos em virtude de condenações criminais.


A pesquisa, divulgada no dia 4 de outubro, foi realizada pelo juiz Márlon Reis, que desenvolve atualmente tese de doutorado sobre o tema na Universidade de Zaragoza, Espanha. Ele também é presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (ABRAMPPE) e integrante do Comitê Nacional do MCCE. Na divisão por Estados, Minas Gerais lidera o ranking com 71 cassações, sendo seguido pelo Rio Grande do Norte, com 60 casos, São Paulo, com 55, e Bahia, com 54. O Rio Grande do Sul aparece em quinto lugar, com 49 casos. Entre os cinco estados com mais políticos cassados desde 2000, três são das regiões Sul e Sudeste, supostamente as mais politizadas do país. Segundo dados da Corregedoria Geral Eleitoral, ainda tramitam 1.100 processos relativos às eleições de 2006. Todos eles podem levar à cassação de mandatos.

IGNORÂNCIA?

Escrito por Wladimir Pomar
28-Set-2007

Na história da humanidade, a ignorância, seja a ingênua, seja a mal intencionada, tem sido responsável por muitas tragédias, das epidemias às guerras. É isso que me vem à mente, ao ler certos artigos a respeito da utilização, em escolas públicas e privadas, do livro didático "Nova História Crítica", supostamente de "viés marxista" ou "comunista".

A partir daí, esses articulistas afirmam que a literatura dominante nas escolas médias brasileiras é de tendência socialista e fortemente anticapitalista. Seus exemplos mais fortes seriam, além da "Nova História Crítica", o antigo texto de Leo Huberman, "A História da Riqueza do Homem". Aparentemente, eles apenas pretendem mostrar que tais textos estão ultrapassados, são mentirosos e "ideológicos", correspondendo apenas a equívocos juvenis.

Suponhamos que seja verdade que tais textos estejam superados. Suponhamos, mesmo, que eles contenham mentiras, possuam forte viés ideológico, e estejam carregados de equívocos. Mesmo que tudo isso fosse verdadeiro, por que sua leitura, ou a transmissão de seu conteúdo, não deveria mais ser tolerada? Só porque viveríamos numa época em que o capitalismo estaria demonstrando toda a sua "pujança e capacidade de gerar bem estar"? Isso não seria romper com toda a defesa que fazem da liberdade de expressão do pensamento?

Fingindo atacar o conteúdo desses livros, o que esses articulistas pretendem é proibir que os jovens leiam e debatam qualquer conteúdo que ponha em dúvida a "pujança e capacidade de gerar bem estar" do capitalismo. Por isso são capazes de fazer a afirmação, sem qualquer comprovação empírica, de que os livros de teor socialista seriam predominantes nas escolas médias brasileiras. O que não passa de uma tentativa canhestra de intimidar, tanto os autores de "viés marxista", "comunista" ou "socialista", quanto pais e professores ainda avassalados por preconceitos sobre essas correntes de pensamento.

Para quem pretende uma educação democrática e que estimule o senso crítico, pouco importa que livros como a "Nova História Crítica" e "História da Riqueza do Homem" tenham abordagens "marxistas". Como pouco importa que textos de Oliveira Viana e Joaquim Nabuco possuam fortes conotações monarquistas. Ou que os textos econômicos de maior predominância nas escolas brasileiras sejam de autores de correntes liberais e neoliberais. O que importa é que os alunos possam confrontá-los com a realidade do Brasil e do mundo, sob dominância capitalista.

Se o marxismo morreu, o socialismo naufragou, e o comunismo não passou de uma quimera, por que temer que livros que se referenciam nessas correntes façam "mal" à juventude? Simples ignorância, ou medo de que os jovens descubram todos os aspectos da "pujança capitalista"?

REVISTAS SEMANAIS



A revista “Veja” desta semana traz uma matéria sobre a realidade do aquecimento global que criou uma preocupação com o ambiente como nunca se viu.

A “IstoÉ” traz especial intitulado ‘livre da dor’, a ciência avança no conhecimento da dor e cria novos remédios e tratamentos que garantem o alívio do sofrimento.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Acidentes de moto matam 18 por dia no Brasil

Deu em o Globo

Virou epidemia. As mortes causadas por acidentes com motos têm aumentado mais que as provocadas por muitas doenças epidêmicas, revelam três pesquisas obtidas pelo GLOBO. Todos os dias, pelo menos 18 pessoas morrem em acidentes de motos Brasil afora: em 2006, foram pelo menos 6.655 mortes em motos, 20% da matança diária do trânsito brasileiro (98 óbitos diários). Em 2001, a média era de 8,5 mortos em motos por dia. As taxas explodiram na última década: mais de 800% de aumento entre 1996 e 2006, de 0,4 para 3,6 por grupos de 100 mil habitantes.


Dois estudos foram realizados pelo Ministério da Saúde, e um terceiro pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Para além dos números, o que preocupa pesquisadores e governo é a geografia do aumento: o mapa da tragédia não respeita o senso comum, que aponta São Paulo como capital dos motoboys. As motos matam mais no Nordeste e no Centro-Oeste, nas menores cidades, dizem duas pesquisas. Os grotões brasileiros têm trocado carroças e cavalos pelas motos, até para tanger o gado e cuidar da agricultura.

Flamengo tem a maior torcida e brasileiro é a favor da TV Pública

A pesquisa Sensus que dá os tucanos na frente na corrida presidencial tem outras revelações a meu ver muito mais importantes, afinal a eleição é apenas em 2010 e até lá... Bem, a Sensus revela quais são os times mais populares do Brasil. Abaixo vai a lista. E também mostra que quem está informado sobre o tema vê com bons olhos o nascimento da TV Pública. São 74% a favor, 18,4% e 7,6% que não responderam.

No que diz respeito ao ranking das torcidas, a do São Paulo já é superior a do Palmeiras, mas nem tanto como se costuma dizer por aí. A do Cruzeiro é mais do que duas vezes a do Galo Mineiro. E a do Grêmio, que supera a do Santos por 0,2%, tem quase o dobro de torcedores do que a do Internacional. Os times pesquisados são apenas os que estão na Série A do Brasileiro, o que tira da lista grandes torcidas como a do Bahia. Afora os dados abaixo, 4,5% torcem para outros times. E 28,4% dizem não torcer pra nenhum time, ou seja, quase um terço da população. Muito mais gente do que parece.

1 - Flamengo – 14,4%

2 - Corinthians – 10,5%

3 - São Paulo – 8,0%

4 - Palmeiras – 7,2%

5 - Vasco – 5,0%

6 - Grêmio – 3,9%

7 - Santos – 3,7%

8 - Cruzeiro – 3,3%

9 - Internacional – 2,1%

10 - Botafogo – 1,8%

11 - Atlético (MG) – 1,5%

12 - Fluminense – 1,5%

13 - Sport – 1,0%

14 - Goiás – 0,9%

15 - Atlético (PR) – 0,8

16 - América (RN) – 0,6

17 - Juventude – 0,4

18 - Figueirense – 0,3

19 - Náutico – 0 ,2

20 - Paraná - 0,1

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Com 480 mil casos, país tem epidemia de dengue

Com 480 mil casos confirmados em 2007, 50% mais que nos primeiros nove meses de 2006, o Brasil já enfrenta uma epidemia de dengue antes mesmo do início do período chuvoso. O número de mortes pela forma hemorrágica da doença também é alarmante. Até agora, 121 pessoas morreram. O quadro preocupante fez o Ministério da Saúde antecipar o lançamento da Campanha Nacional de Mobilização contra a doença.

VOTO FACULTATIVO

No atual clima de desgaste das instituições políticas, não surpreende que a pesquisa CNT/Sensus, divulgada ontem, revele 58,9% de preferências pela substituição do voto obrigatório pelo facultativo.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

BOA TARDE!

Serenata do adeus- Vinícius de Morais

Ai, a lua que no céu surgiu
Não é a mesma que te viu
Nascer nos braços meus
Cai, a noite sobre o nosso amor
E agora só restou do amor
Uma palavra: Adeus
Ai, vontade de ficar mas tendo que ir embora
Ai, que amar é se ir morrendo pela vida afora
É refletir na lágrima, um momento breve
De uma estrela pura cuja luz morreu
Ai, mulher, estrela a refulgir
Parte, mas antes de partir
Rasga meu coração
Crava as garras no meu peito em dor
E esvai em sangue todo o amor
Toda desilusão
Ai, vontade de ficar mas tendo que ir embora
Ai, que amar é se ir morrendo pela vida afora
É refletir na lágrima um momento breveDe uma estrela pura cuja luz

Lula tem 80% de aprovação no NE

A Região Nordeste continua sendo a que apresenta os maiores índices de aprovação para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 80,6% dos nordestinos aprovam o governo. 23,4% o consideram como ótimo, 39,4% bom e apenas 4,1% avaliam o desempenho como péssimo.

No somatório das cinco regiões, o presidente tem 46,5% da sua gestão avaliada como positiva. Os dados foram divulgados hoje de manhã pela Confederação Nacional do Transporte (CNI) em parceria com a Sensus Pesquisa e Consultoria, 90º edição da pesquisa.

De acordo com o estudo, o desempenho do presidente se manteve estável, com 61,2% de aprovação em outubro. Entretanto, se o percentual for comparado com o mês de junho, quando era de 64%, caiu 3 pontos percentuais, o mesmo da margem de erro.

"Ele é popular, o percentual é estável. Pode estar havendo uma queda na popularidade mas, se há queda, só vamos saber na próxima pesquisa, não há como saber agora", ponderou o presidente da CNT, Clésio Andrade.

DIA DO PROFESSOR

Querido Mestre,

Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!

Parabéns pelo seu dia!!!!

sábado, 13 de outubro de 2007

Proibição não diminui incidência de aborto

Deu em O Estado de S. Paulo

Um estudo mundial mostra que as taxas de aborto são parecidas entre países onde a prática é legal e onde é ilegal. O trabalho, realizado em conjunto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Instituto Guttmacher, de Nova York, indica que a proibição do aborto não inibe sua prática.

No Afeganistão dois primos de 3 e 7 anos, comprometidos

Deu no El Pais

Sunam, uma menina afegã de três anos (foto acima, da AP), ainda não aprendeu a falar direito, mas já tem pretendente.

Sua família o elegeu - e ele se chama Nieem, seu primo de sete anos. Ambos celebraram o compromisso de se casar quando Sunam completar 14 ou 15 anos.

O compromisso foi firmado em junho último com uma festa que reuniu as famílias dos noivos.

Não se trata de un evento excepcional. No Afeganistão, os matrimônios arranjados seguem sendo uma prática habitual. Segundo dados da Unicef, ao menos 16% das crianças se casam antes dos 15 anos e aproximadamente 43% das bodas são celebradas entre menores.

O limite para contrair matrimônio no país é de 16 anos para a mulher e de 18 para o homem.

Se o casamento não produz uma união feliz, o homem pode escolher uma segunda mulher - e aí por amor. Se a primeira mulher resistir à idéia, poderá ser obrigada a aceitá-la mediante emprego, se necessário, de violência.


Está em jogo o subsídio matrimonial que a família da mulher recebe da família do marido durante pelo menos um ano.



No caso de Sunam, seu pai decidiu comprometê-la tão cedo para contentar sua irmã Fátima, que não teve filhas e deseja desesperamente uma.



REVISTAS SEMANAIS



Quer ficar rico? a revista“IstoÉ” desta semana dá as receitas para ficar milionário, e especialistas ensinam a acumular dinheiro.

A “Veja” desta semana traz especial do polêmico filme “Tropa de elite”, o filme mais visto e mais comentado da história do cinema brasileiro.

AL GORE DOARÁ DINHEIRO DE NOBEL


O ex-vice-presidente americano Al Gore declarou, ontem (12) que vai doar o dinheiro (US$ 750 mil ou quase R$ 1,5 milhão) do prêmio Nobel da Paz a uma instituição que faz campanhas de conscientização em defesa do meio ambiente. "Enfrentamos uma verdadeira emergência global. A crise climática não é um assunto político, é um desafio moral e espiritual da humanidade. É também nossa maior oportunidade de aumentar a consciência global", afirma o atual ativista ambiental que se diz "profundamente honrado" por ter recebido o prêmio junto com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

SEM OPÇÃO

Vejo tanta maracutaia
na política brasileira
e tudo é noticiado
na imprensa estrangeira
O pior é que muito em breve
eles vão se candidatar
e nós ficamos sem opção,
tá chegando a eleição
e eu não sei em quem votar.

Como os versos acima, de autoria do escritor Gilbamar de Oliveira, encerro as postagens de hoje.

MOVIMENTO PELA ÉTICA


Brasil é recordista em processos contra jornalistas

Um diagnóstico feito pela ONG Article 19 — organização internacional de defesa da liberdade de expressão, baseada na Inglaterra — mostra que o Brasil é recordista em processos contra jornalistas, num grupo de cem países.

Os dados apontam que existe, em média, uma ação de indenização por danos morais contra cada jornalista brasileiro que atua em um dos cinco grandes grupos de comunicação do país (Organizações Globo, Folha, O Estado de S.Paulo, Editoras Três e Abril).

PROVÉRBIOS

"Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama". (Provérbios 23-3)

Lider wilmista em Apodi terá audiência com governadora

Em minhas leituras diárias encontro no blog do jornalista C. Santos, matéria sobre o impasse causado na oposição apodiense com a adesão do prefeito José Pinheiro ao sistema governista.
LEIA:

O ex-prefeito apodiense Evandro Marinho, o "Vandinho" (PRB), uma das principais lideranças wilmistas em Apodi, continua resmungando.

A adesão do prefeito e adversário José Pinheiro (PR) ao sistema, depois de sair do PMDB, não o agrada. Para falar sobre o assunto e outros da política do município, Vandinho tem audiência marcada com a governadora em Natal, na Governadoria, para o próximo dia 20. O horário ainda será definido.

Vandinho deverá ser acompanhado pela deputada federal Sandra Rosado (PSB) e da deputada estadual licenciada e secretária estadual da Agricultura, Larissa Rosado (PSB).

DIA DA CRIANÇA OU DO COMÉRCIO?

Em 1960, o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela no Brasil, Eber Alfred Goldberg, teve a idéia de criar a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson.

Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. Faltava apenas escolher uma data e um mês.

Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.

PREJUÍZO

NO BRASIL obras paradas são a marca física da descontinuidade administrativa. Em qualquer grande cidade é fácil encontrar um esqueleto de construção pública. Quem o examinar logo identificará uma troca de prefeito, de governador ou presidente como origem da paralisação.

RENAN SE AFASTA PARA FACILITAR CPMF

Os líderes da oposição acreditam que o afastamento de 45 dias de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado está totalmente relacionado à pressão para conseguir aprovar a proposta que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. "É evidente que ele pensou na CPMF", afirmou o líder do Democratas, José Agripino Maia (RN).

LIDERES DE BAIXARIA NA TV

A coordenação da campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”, divulgou o 13º Ranking da Baixaria na TV CONFIRA:



FRASE DO DIA

"O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
Martin Luther King

História: 12 de outubro de 1492

Estátua de Colombo em Santo Domingo

Colombo chega à América, até aí desconhecida no Velho Mundo. A maior das Grandes Navegações faz parte das transformações progressistas do Renascimento. Em contrapartida, traz a marca infame do extermínio e escravização dos povos da América e África.

Pais preferem assistir TV a brincar com os filhos

Pais afirmam ter mais prazer de assistir à TV do que passear ou brincar com os filhos. Ao mesmo tempo, só 14% deles vêem as brincadeiras como aliadas no desenvolvimento infantil. Os dados são de um estudo com 1.014 pais e mães de crianças entre seis e 12 anos de todas as regiões do país, feito pela Ipsos Public Affairs para a multinacional Unilever.

Entre as dez atividades mais prazerosas citadas pelos pais, passear com os filhos aparece em quarto lugar (com 22% das preferências), atrás de assistir à TV (48%), ouvir música (27%) e ficar com a família (25%). As mães relatam ter mais prazer nessa atividade (25% contra 19% dos pais), e o Sudeste é onde a taxa de prazer em sair com os filhos é maior (30% contra 10% no Norte e Centro Oeste).

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Renan anuncia licença da presidência

Isolado e enfraquecido, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quinta-feira que está se licenciando do cargo por 45 dias. Leia abaixo a íntegra do pronunciamento de Renan, transmitido pela TV Senado:

"Na noite de hoje, decidi me licenciar da presidência do Senado Federal, pelo prazo de 45 dias, a fim de demonstrar de forma cabal e respeitosa à nação, e a todos os ilustres senadores, que não precisaria do cargo de presidente do Senado Federal para me defender.

Agindo assim, afasto de uma vez por todas o mais recente e injusto pretexto usado para tentar dar corpo à inconsistência das representações, enviadas sem qualquer indício ou prova ao Conselho de Ética do Senado Federal. Com este meu gesto, que é unilateral, preservo a harmonia do Senado, deixo claro o meu respeito pelos interesses do país, e homenageio sem dúvida as altas responsabilidades das funções que exerço, contribuindo decisivamente para evitar a repetição dos constrangimentos ocorridos na sessão de 9 de outubro.

Reafirmo que enfrentarei os processos como fiz até agora: à luz do dia, com dignidade, sem subterfúgios. Não lancei mão das prerrogativas de presidente do Senado em meu benefício ou contra quem quer que seja. A minha trincheira de luta sempre foi a inflexível certeza da inocência, a qual estou convicto, prevalecerá com a verdade, como aconteceu na minha absolvição. O poder é transitório, enquanto a honra é um bem permanente que eu não sacrifico em nome de nada.

Resistirei firme na minha defesa, honrando a confiança da minha família, do povo de Alagoas, dos meus amigos, dos meus colegas do Senado Federal e daqueles, que mesmo sem me conhecer, com seu apoio, suas mensagens, suas orações, me deram força até agora. A estes, certamente não decepcionarei.

Aguardarei serenamente que a Justiça e a verdade prevaleçam."

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

FRASE DO DIA

“ Servir a esta instituição, não é estar sentado nesta cadeira ”


(Do senador Garibaldi Alves para Renan Calheiros)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Oposição prepara chapa para campanha em Severiano Melo

Deu no blog do jornalista Carlos Santos:

O empresário Carlos Estevam não vai tocar adiante projeto de ser candidato a prefeito de Severiano Melo (região Oeste). Ele tem confessado sua posição a pessoas próximas.

Carlos trabalha para que o também empresário Raimundo Alves, com negócios no setor salineiro em Mossoró, seja o concorrente da oposição. Enfrentaria o atual prefeito Silvestre Monteiro (PSB).

O ex-prefeito Neto Melo (PDT) e a viúva do ex-prefeito Genildo Melo, Lúcia Ferreira (DEM), surgem como opções a vice. Uma pesquisa de opinião pública poderá apontar qual a melhor opção.

Severiano Melo é marcada por campanhas sempre bastante acirradas.

A mulher que fez Renam perder a cabeça











FRASE DO DIA


"Não quero o apoio do PMDB, que é dominado por um grupo de reconhecidos corruptos". Ciro Gomes, em 2001

História: 9 de outubro de 1967

Ernesto Che Guevara, capturado na véspera nas selvas da Amazônia boliviana, é assassinado a sangue frio pelo exército boliviano. Convertido em símbolo de rebeldia, heroísmo e solidariedade, o Che é ainda hoje o morto mais vivo da América Latina.

Carta de Che aos filhos dele

Aos meus filhos
.
Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Celia y Ernesto: Se alguma vez tiverem que ler esta carta, será porque eu não estarei mais entre vocês.
Quase não se lembrarão de mím e os mais novos não recordarão nada.
.
Seu pai sempre foi um homem que atua como pensa e, com certeza, tem sido leal às suas convicções. Cresçam como bons revolucionários. Estudem muito para poder dominar a técnica que permite dominar a natureza. Lembrem-se que a Revolução é o mais importante e que cada um de nós, só, não vale nada.
.
Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir no mais fundo de seus íntimos qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
.
É a qualidade mais linda de um revolucionário.
.
Até sempre, filhinhos, espero vê-los ainda. Um beijo grande e um grande abraço de:
.
Papá

domingo, 7 de outubro de 2007

IMAGEM DO DIA


SURUCUA

Contagem Populacional - 2007-IBGE


O IBGE divulgou sexta-feira os números atualizados da Contagem Populacional de 2007.

Confira os números por ordem alfabética:

Acari - 10.957

Açu - 51.253

Afonso Bezerra - 10.342

Água Nova - 2.847

Alexandria - 13.726

Almino Afonso - 4.962

Alto do Rodrigues - 11.443

Angicos - 11.227

Antônio Martins - 7.016

Apodi - 34.636

Areia Branca - 24.398

Arês - 12.357

Augusto Severo - 8.885

Baía Formosa - 8.466

Baraúna - 23.098

Barcelona - 3.892

Bento Fernandes - 5.005

Bodó - 2.648

Bom Jesus - 8.469

Brejinho - 11.174

Caiçara do Norte - 6.393

Caiçara Rio do Vento - 3.041

Caicó - 60.674

Campo Redondo - 10.428

Canguaretama - 29.328

Caraúbas - 19.844

Carnaúba dos Dantas - 6.824

Carnaubais - 9.217

Ceará-Mirim - 65.490

Cerro Corá - 10.874

Coronel Ezequie l - 5.280

Coronel João Pessoa - 4.841

Cruzeta - 7.813

Currais Novos - 42.066

Doutor Severiano - 6.873

Encanto - 5.154

Equador - 5.889

Espírito Santo - 10.129

Extremoz - 21.821

Felipe Guerra - 5.680

Fernando Pedroza - 2.907

Florânia - 8.315

Francisco Dantas - 2.928

Frutuoso Gomes - 4.360

Galinhos - 2.135

Goianinha - 20.350

Gov Dix-Sept Rosado - 12.393

Grossos - 9.451

Guamaré - 11.739

Ielmo Marinho - 11.751

Ipanguaçu - 13.441

Ipueira - 2.041

Itajá - 6.410

Itaú - 5.755

Jaçanã - 7.763

Jandaíra - 6.451

Janduís - 5.440

Januário Cicco - 8.283

Japi - 5.566

Jardim de Angicos - 2.673
Jardim Piranhas - 13.719

Jardim do Seridó - 12.008

João Câmara - 30.333

João Dias - 2.739

José da Penha - 6.044

Jucurutu - 17.534

Jundiá - 3.231

Lagoa d'Anta - 5.943

Lagoa de Pedras - 6.953

Lagoa de Velhos - 2.704

Lagoa Nova - 13.095

Lagoa Salgada - 7.177

Lajes - 10.392

Lajes Pintadas - 4.253

Lucrécia - 3.423

Luís Gomes - 9.734

Macaíba - 63.344

Macau - 27.129

Major Sales - 3.519

Marcelino Vieira - 8.184

Martins - 8.063

Maxaranguape - 8.962

Messias Targino - 3.820

Montanhas - 12.393

Monte Alegre - 20.675

Monte Gameleiras - 2.827

Mossoró - 234.392

Natal 774.205

Nísia Floresta - 22.919

Nova Cruz - 35.241

Olho-d'Água - 4.442

Ouro Branco - 4.959

Paraná - 3.812

Paraú - 3.889

Parazinho - 4.769

Parelhas - 19.977

Parnamirim - 172.723

Passa e Fica - 10.369

Passagem - 2.651

Patu - 11.284
Pau dos Ferros - 26.727

Pedra Grande - 3.918

Pedra Preta - 2.706

Pedro Avelino - 7.385

Pedro Velho - 13.679

Pendências - 12.543

Pilões - 3.371

Poço Branco - 12.270

Portalegre - 6.861

Porto do Mangue - 4.825

Presidente Juscelino - 8.296

Pureza - 7.989

Rafael Fernandes - 4.609

Rafael Godeiro 3.132

Riacho da Cruz - 3.034

Riacho de Santana - 4.237

Riachuelo - 6.799

Rio do Fogo - 9.796

Rodolfo Fernandes - 4.554

Ruy Barbosa - 3.707

Santa Cruz - 33.734

Santa Maria - 4.659

Santana do Matos - 14.254

Santana do Seridó - 2.725

Santo Antônio - 21.274

São Bento do Norte - 3.529

São Bento do Trairi - 3.702

São Fernando - 3.381

São Francisco Oeste - 3.669

São Gonçalo - 77.303

São João do Sabugi - 5.765

São José de Mipibu - 36.868


São José Campestre - 11.744

São José do Seridó - 3.933

São Miguel - 21.899

São Miguel Gostoso - 8.810

São Paulo Potengi - 14.483

São Pedro - 6.458

São Rafael - 8.124

São Tomé - 11.106

São Vicente - 5.835

Sen Elói de Souza - 5.903

Sen Georgino Avelino - 3.690

Serra de São Bento - 5.801

Serra do Mel - 9.216

Serra Negra do Norte - 7.304

Serrinha - 6.750

Serrinha dos Pintos - 4.375

Severiano Melo - 5.651

Sítio Novo - 5.219

Taboleiro Grande - 2.281

Taipu -- 11.775

Tangará 13.069

Tenente Ananias - 9.278

Ten Laurentino Cruz - 5.079

Tibau - 3.767

Tibau do Sul - 10.956

Timbaúba Batistas - 2.270

Touros - 29.445

Triunfo Potiguar - 3.258

Umarizal - 10.658

Upanema - 12.606

Várzea - 5.277

Venha-Ver - 3.739

Vera Cruz - 10.310

Viçosa - 1.769

Vila Flor - 2.647

Distribuição dos municípios

Parnamirim e Mossoró estão no coeficiente 4.0, o maior para municípios do interior.

São Gonçalo do Amarante, que cai uma posição fica no 2.6.

Ceará-Mirim e Macaíba, no 2.4

Caicó e Assu no 2.2.

Currais Novos no 1.8.

Apodi, Nova Cruz, Santa Cruz e São José do Mipibu, no 1.6.

ESCRITO POR UM ELEITOR INDIGNADO


O outdoor da foto está fisicamente em Joinville, mas corre o território livre da internet. A revolta é justa e democrática - ainda que Dona Gramática tenha uns reparos a fazer. Melhor reclamar com o português certo. Falta botar o verbo no plural e o acento de "através".

Ricos têm três vezes mais anos de estudo do que pobres

Exatamente no Nordeste é que aumentou a diferença entre as desigualdades, segundo o PNAD divulgado esta semana. A desigualdade diminui no país mas cai no Nordeste.
Quem trabalha com alunos sabe que o principal, hoje, é o desestímulo geral ao estudo, e não simplesmente a “qualidade”. Mas, o que é essa “qualidade”? Boa pergunta?

PARA REFLETIR

Quer amor? Ame mais, comece por você. Quer dinheiro? Respeite o valor de cada centavo adquirido. Quer respeito? Respeite-se! Não fuja dos seus limites. Quer sabedoria? Ouça mais e fale menos. Observe, leia e pergunte. Quer dignidade? Dê o exemplo, seja gentil e educado. Quer subir na vida? Não atrapalhe quem está subindo, ajude-o! Quer mudanças? Mude um pouco por dia, tenha perseverança. Quer um novo tempo? Use bem cada minuto, faça o bem sempre. Quer uma nova sociedade? Faça da sua casa um lar! Quer mais religiosidade? Dê exemplo, pratique a caridade. Quer mais alegria? Sorria! Quer mais saúde? Corte os vícios. Coma para viver, deixe de viver para comer. Quer um novo motivo para sorrir? Olhe-se no espelho. Quer encontrar Deus? Saia da casca e veja o dia. Observe a natureza e a sua perfeição. Depois, olhe profundamente para o seu interior. Ao perceber que você tem mais do que precisa para viver, que pode fazer muito mais do que se limita, ao andar e respirar sem ao menos fazer qualquer esforço mental, descobrirá Deus de maneira muito clara, direta e você o reconhecerá imediatamente e poderá dizer:- Eu não acredito em Deus, eu o conheço pessoalmente! Isso é viver a plenitude do que habita em você. Você é isso, partícula maravilhosa da centelha divina, e quando decidir buscar essas maravilhas que existem ai no seu interior, descobrirá por fim a felicidade e dela nunca mais se separará. Hoje é dia de reconstruir! Acredite em você, o resto é conseqüência.

Jovens entre 16 e 18 anos se afastam das urnas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) enviará esta semana para as redes de TV uma campanha para atrair os jovens entre 16 e 18 anos de volta às eleições. Os filmes devem ser lançados pelo canal MTV.

A decisão foi tomada após o tribunal perceber uma diminuição no número de pedidos de títulos eleitorais feitos por quem tem 16 e 17 anos, idade em que o voto é facultativo.

Em 1992, ano em que os “caras pintadas” pediram o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, mais de 3,22 milhões de pessoas de 16 e 17 anos fizeram título de eleitor - o que representava 3,57% do eleitorado, de cerca de 90,2 milhões.

Em 2007, até junho, o número caiu para 2,09 milhões de pessoas nessa faixa etária (1,66% do eleitorado, de quase 126 milhões). O prazo limite para o pedido da documentação é março de 2008.

sábado, 6 de outubro de 2007

INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

Depois de tornar réus os participantes do mensalão, o Supremo Tribunal Federal tomou outra decisão histórica nesta quinta (4). Para os ministros, o mandato de deputados e vereadores pertence aos partidos, não aos candidatos eleitos. Com isso, os políticos ficam impedidos de trocar de partidos ao sabor de interesses pessoais. Trata-se de um passo decisivo para fortalecer a representatividade da democracia no país.

HERÓI TORTURADOR

Da Carta Capital

Tropa de Elite vira fenômeno cultural e faz pensar sobre as razões que levam o público a aplaudir o policial violento em nossa sociedade

Kid Tattoo, tatuador da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, fez uma ponta em Tropa de Elite. Ficou tão famoso que foi convidado a abrir outra loja num condomínio de classe média. “O ibope do DVD foi muito alto. Não tem mais quem não me conheça. Fui agora mesmo pegar a chave da loja nova”, diz, cheio de orgulho, o jovem que, no filme, tatua a “faca na caveira” num policial do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope).

O apresentador Luciano Huck, depois de ter o Rolex roubado, clamou: “Chamem o capitão Nascimento”. Referia-se ao policial encarnado pelo ator Wagner Moura, que tortura e atira sem dó. No camelódromo da rua Uruguaiana, no centro do Rio, o Bope virou hit. Além da famosa pirataria do filme, há bonequinho com cara de capitão Nascimento.

No último fim de semana, num baile à fantasia em Jacarepaguá, fardas a imitar os homens de preto brasileiros fizeram sucesso. Tropa de Elite estreou nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro nesta sexta-feira 5. Mas já foi visto, replicado, adorado e atacado por gente de todo o Brasil.

Estima-se que 1 milhão de DVDs piratas tenham sido vendidos. As cópias das cópias são incalculáveis. No Rio, é difícil cruzar com alguém que não tenha visto o filme. Seja no bar Belmonte, no Flamengo, seja em Cidade de Deus, onde a cópia foi exibida na feira, na barbearia, nas casas todas, o filme acirra os ânimos.

Em São Paulo, no Aeroporto de Congonhas, um taxista viu, nas mãos da repórter, a capa do pirateado Tropa de Elite 3, um documentário superviolento e primário, feito pela própria polícia. Não resistiu. “Você me empresta pra eu gravar?

Prometo devolver. Te deixo meu telefone, meu RG, tudo.” No Nordeste, também há Tropa de Elite para todo lado. No alto sertão paraibano, na cidade de Sousa, há três semanas, um morador se espantou: “Nossa, você é jornalista e nãoviu o filme? Tem de ver”.

Que Brasil é este que aderiu de maneira radical ao longa-metragem dirigido por José Padilha? Que filme é este que perdeu o controle da própria feitura, sendo pirateado ainda incompleto? Que sociedade é esta que viu no capitão Nascimento um herói salvador?

Leia toda a reportagem em CartaCapital

REVISTAS SEMANAIS



A revista “Veja” desta semana traz matéria sobre a Rede Record, emissora vice-líder de audiência. A “IstoÉ” publica matéria especial sobre a Infância de jesus: Relatos dos séculos I a III revelam que o filho de Deus, ainda criança, fazia milagres e era travesso.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

OUTROS TIPOS DE MORTE

Num artigo muito interessante, Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em marketing, dizia mais ou menos o seguinte:

Nós estamos acostumados a ligar a palavra morte apenas a ausência de vida e isso é um erro existem outros tipos de morte e precisamos morrer todo dia a morte nada mais é do que uma passagem, uma transformação. Não existe planta sem a morte da semente, não existe embrião sem a morte do óvulo e do esperma, não existe borboleta sem a morte da lagarta, isso é óbvio a morte nada mais é que o ponto de partida para o início de algo novo, a fronteira entre o passado e o futuro.

Se você quer ser um bom universitário, mate dentro de você o secundarista aéreo que acha que ainda tem muito tempo pela frente...

Quer ser um bom profissional? Então mate dentro de você o universitário descomprometido que acha que a vida se resume a estudar só o suficiente para fazer as provas.

Quer ter um bom relacionamento? Então mate dentro de você o jovem inseguro, ciumento, crítico, exigente, imaturo, egoísta ou o solteiro solto que pensa que pode fazer plano sozinho, sem ter que dividir espaços, projeto e tempo com mais ninguém.

Quer ter boas amizades? Então mate dentro de si a pessoa insatisfeita e descompromissada, que só pensa em si mesmo. Mate a vontade de tentar manipular as pessoas de acordo com a sua conveniência. Respeite seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos.

Enfim todo processo de evolução exige que matemos o nosso "eu" passado, inferior e qual o risco de não agirmos assim? O risco está em tentarmos ser duas pessoas ao mesmo tempo, perdendo o nosso foco, comprometendo essa produtividade, e, por fim prejudicando nosso sucesso.

Muitas pessoas não evoluem porque ficam se agarrando ao que eram... não se projetam para o que serão ou desejam ser... elas querem a nova etapa, sem abrir mão da forma como pensavam ou como agiam acabam se transformando em projetos acabados, híbridos, adultos infantilizados. Podemos até agir, às vezes, como meninos, de tal forma que não mantemos as virtudes de criança que também são necessários anos, adultos, como: brincadeira, sorriso fácil, vitalidade, criatividade, tolerância, etc., mas, se quisermos ser adultos, devemos necessariamente matar atitudes infantis, para passarmos a agir como adultos, ou melhor, e evoluído?

Então, o que você precisa matar em si, ainda hoje, é o "egoísmo" é o "egocentrismo", para que nasça o ser que você tanto deseja... pense nisso e morra. Mas, não esqueça de nascer melhor ainda... o valor das coisas não está no tempo em que elas duram , mas na intensidade com que acontecem por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis

E aproveito pra finalizar as palavras de Angelim pra te dizer do fundo da minha alma que você é incomparável e único... Pense nisso! O meu desejo é sempre o maior... o meu maior amor é você... o meu maior amor é teu!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

PARA REFLETIR

MOBRAL (Herbert Vianna)

Do que adiantam?
Placas. Bulas, instruões...
Do que adiantam?
Letras impressas das canções...
Do que adiantam?
Gestos educados, convenções...
Do que adiantam?
Emendas , constituições
Se o teto da escola caiu
Se a parede da escola sumiu
Sem dente o professor sorriu
Calado recebeu dez mil
E depois assistiu na Tevê
Em cadeia para todo Brasil
O projeto, a tal salvação
Prestou atenção e no entanto não viu
A merenda, que é só o que atrai
A cadeia para qual o rico vai
Despachantes, guichês, hospitais
E os letreiros de frente pra trás
Aos olhos de quem
Só aprendeu o bê-á-bá
Pra tirar carteira de trabalho
E não entendeu Zé Ramalho cantar
Vida de gado
Povo marcado
Povo feliz

FRASE DO DIA

“ Transferência de voto é uma coisa que não sei se existe, mas eu acho que posso ajudar ”

(Do presidente Lula/PT sobre 2010)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Rui Castro: o Brasil é mesmo um país de cabeça para baixo

A obrigação de quem está sob prisão preventiva ou domiciliar é fugir; lugar de tarado é na rua; e colar em exame é legal. Tudo isso com o beneplácito da autoridade. Eis aí três histórias recentes do Brasil que, se forem contadas como piada em Portugal, provocarão boas risadas.
O suíço naturalizado Mike Niggli, por exemplo, autor de golpes no valor de US$ 80 milhões, beneficiou-se da liberalidade do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que o transferiu de uma cela da Polinter no subúrbio de Campo Grande para um apartamento de frente para o oceano Atlântico, no Leblon. Pois, não contente com a vista que tinha das janelas, Niggli escafedeu-se em agosto último, nem a Interpol sabe para onde.
Em 2000, o ministro já mandara soltar o ex-banqueiro Salvatore Cacciola, autor de um rombo de US$ 1,5 bilhão nos cofres públicos, por considerar que sua culpa não estava formada. Ao se ver na rua, o ingrato Cacciola fugiu para a Itália. Mas o ministro é magnânimo: acha que, enquanto puder recorrer de uma condenação, nenhum acusado pode ser preso. Ao contrário, tem o "direito natural de fugir".
Ademir Oliveira do Rosário, suspeito de ter matado e violentado dois garotos na Cantareira, outro dia, em São Paulo, tinha autorização médica para sair de sua internação no hospital psiquiátrico, em Franco da Rocha, e visitar a família. Nas dez vezes em que gozou dessa liberdade, dedicou-se a atacar meninos -já se sabe de 21 vítimas.
E um defensor público e professor de um cursinho preparatório para exames na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio, está sendo acusado de orientar seus alunos -futuros advogados- a colar nas provas da Ordem.
Quando Tom Jobim dizia que somos um país de cabeça para baixo, não estava brincando.

INSEGURANÇA CUSTA 11% DO PIB DO PAÍS


Enquete realizada pela ONU perguntou aos cidadãos se eles se sentiram seguros ao sair à noite. No Brasil, 70% disseram não

O custo da insegurança no Brasil consome quase 11% do PIB do país. A avaliação integra o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a violência nas cidades. Segundo o levantamento, US$ 49 bilhões são gastos no Brasil em segurança por ano - 60% desse total sai do bolso dos cidadãos.

Para a entidade, as grandes aglomerações somente serão seguras quando os níveis de desigualdade forem reduzidos. "O medo do crime é um dos fatores que mais influenciam hoje nossas vidas cotidianas", afirmou Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU.

De fato, o temor da violência no Brasil coloca o país em primeiro lugar em uma enquete que perguntou aos cidadãos se se sentiriam em segurança em circular durante a noite em suas cidades: 70% dos brasileiros afirmaram que se sentiam inseguros, seguidos pela África do Sul, Bolívia, Botsuana, Zimbábue e Colômbia. Só 17% dos entrevistados no Canadá afirmaram temer circular à noite.

O documento indica que 25 mil casas contam com câmeras de vigilância e que hospitais públicos gastam seus escassos recursos para atender vítimas da violência.

Desde os ataques da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, em maio de 2006, as vendas de carros blindados subiram 33%. O relatório aponta que as companhias de segurança no Brasil já empregam 1,5 milhão de pessoas. Em termos porcentuais, o custo da violência em outros países latino-americanos, porém, é maior que no Brasil. A insegurança custa 25% do PIB da Colômbia e de El Salvador por ano. No México e Venezuela, a taxa é de 12%.

Segundo a ONU, no Rio de Janeiro os índices de homicídio triplicaram desde a década de 70, enquanto que em São Paulo o número quadruplicou. O estudo indica que na América Latina, onde 80% das pessoas moram em áreas urbanas, cidades como o Rio, Lima (Peru), Cidade do México (México), São Paulo e Caracas (Venezuela) são responsáveis por mais da metade dos crimes em seus respectivos países.

Ocupações - Entre 2001 e 2010, o Brasil produzirá 2 milhões de novos favelados, segundo estimativa da ONU. No total, o mundo já conta com 1 bilhão de pessoas vivendo em cerca de 200 mil favelas espalhadas pelos países mais pobres. Em 1990, o número de favelados no mundo era de 715 milhões. No caso do Brasil, o país deve atingir a marca de 53 milhões de favelados em 2010, quando a população nacional será de quase 200 milhões. Em 2001, esse número era de 51 milhões.

Até 2020, o número de pessoas vivendo em favelas nas cidades brasileiras chegará a 55 milhões.

Apesar do incremento de favelados até 2020, o Brasil cairá no ranking. Em 2001, o país ocupava a terceira posição e era superado apenas por Índia e China em número de favelados. Em 2020, Nigéria, Bangladesh e Paquistão vão superar o país. Na China, serão 277 milhões em 2020.(j.c)

MULHERES SÃO MAIORIA NO RN

Deu no correio da tarde:

Eles são maioria no Rio Grande do Norte. Os números atestam: as mulheres norte-riograndenses ocupam um espaço cada vez maior no território do estado. É o que mostra o novo estudo lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), "uma análise das condições de vida da população brasileira", baseado em dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), realizado nesse ano.

Devido à sobremortalidade masculina, realidade ocasionada pela maior incidência de agressões, acidentes de trânsito e doenças em geral, a quantidade de homens vem diminuindo ao longo do tempo. Ao analisar a razão de sexo, que expressa o número de pessoas do sexo masculino para cada grupo de 100 pessoas do feminino, os técnicos do Instituto observaram que no estado existe 95,8 homens para cada 100 mulheres.

Além de representarem uma fatia maior entre todos os habitantes do Rio Grande do Norte, as mulheres chegam ao final do seu período fértil com um número médio de filhos ainda menor. Investigando a taxa de fecundidade total, o índice de 2,1 filhos por mulher traduz o resultado de um processo intenso e acelerado do declínio da fecundidade na sociedade brasileira.

Homenagem aos Mártires

Beatos de Uruaçu e Cunhaú, os primeiros mártires do Brasil reconhecidos pelo Vaticano, receberão homenagens em vários pontos do RN

A comunidade católica do Estado celebra amanhã o Dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A novidade na celebração deste ano é que, pela primeira vez, será feriado estadual, de acordo com a lei nº 8.913, de 6 de dezembro de 2006, sancionada pela governadora Wilma de Faria. As homenagens aos mártires tiveram início no dia 23 de setembro, com uma motorromaria, se estendendo com a realização de novenários diariamente no monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante.



A festividade terminará nesta quarta-feira. Às 7 h haverá a missa na Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e, no mesmo horário, sairá uma romaria motorizada, organizada por um grupo de jeepeiros de Natal, da Igreja de Santo Afonso, em Mirassol, passando por Cunhaú, em Canguaretama, chegando em Uruaçu, por volta das 13 horas. Na capela da Comunidade de Uruaçu, haverá missa, às 8h, às 10 e às 12 horas. No Monumento aos Mártires, às 13 h, terá início a Assembléia do Povo de Deus, com a participação de padres e fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese.



O vigário geral da Arquidiocese de Natal, padre Robério Camilo, destaca que as atividades incluem apresentações teatrais sobre o martírio, diversas celebrações religiosas - inclusive a missa das 16h, presidida pelo arcebispo, dom Matias Patrício de Macêdo, e concelebrada pelos padres da Arquidiocese de Natal - e o encerramento com o show do padre João Carlos, salesiano de Recife/PE. "É uma prática da Igreja Católica este reconhecimento das pessoas que morreram pela fé. Todo cristão tem em seu destino, o martírio, pela pregação do evangelho, como Jesus fez, ou seja, ele pregava a palavra de Deus e incomodou a muitos. Além desse reconhecimento - o decreto do feriado -, a nossa intenção é tornar os mártires os padroeiros do Estado", diz o religioso.


NO SÉCULO 17


O martírio ocorreu no ano de 1645, quando o padre André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por soldados holandeses - que brigavam com Portugal por terras - e índios potiguares. No dia, os fiéis participavam da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - município de Canguaretama, localizado a Zona Agreste do Rio Grande do Norte. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé, por causa da intolerância calvinista dos invasores.



Três meses depois, aconteceu outro martírio, onde 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas, o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase "Louvado seja o Santíssimo Sacramento". O morticínio aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante - a 18 km de Natal, litoral do RN.



Hoje, 362 anos depois, o evento transformou as vítimas nos primeiros mártires do Brasil, ou protomártires, com o martírio reconhecido em 21 de dezembro de 1998 pelo então papa João Paulo II e beatificados pelo Vaticano em 2005, em celebração com mais de mil brasileiros e presidida também por João Paulo II. Atualmente o monsenhor Francisco de Assis Pereira, que acompanhou o processo de beatificação, encontra-se no Vaticano trabalhando pela canonização dos mártires, que depende do reconhecimento de um milagre atribuído aos beatos.(L.D)

terça-feira, 2 de outubro de 2007

PROFESSORES

Há professores que lutam um dia, e são bons;
Há professores que lutam um ano, e são melhores;
Há professores que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há professores que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

MOVIMENTO TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES

Essa é a proposta de um colega da Bahia, mas vale para O Rio Grande do Norte.

CARTA/REFLEXÃO DE UM PROFESSOR, SOBRE NOSSOS SALÁRIOS.
Prezados amigos:
Sou professor de fisica de ensino médio de um escola pública em uma cidade do interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal: Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$ 650,00. Isso mesmo! E olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso superior como eu e recebem minguados R$ 440,00. Será que alguém acha que com um salário assim, a rede ensino poderá contar com professores competentes e dispostos a ensinar? Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando, mas atualmente a regra é essa: O professor faz de conta de dá aula, o aluno faz de conta que aprende e a escola aprova o aluno mal preparado.Incrível, mas é a pura verdade!

Sinceramente, eu leciono porque sou um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro! Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$ 10,2 milhões por ano. São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa ao contribuinte R$ 11.545. Na Itália, são gastos com parlamentares R$ 3,9 milhões, na França, pouco mais de R$ 2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$ 850 mil e na vizinha, Argentina, R$ 1,3 milhão. Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país por baixo: 688 professores com curso superior! Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha., na qual o lema será:

"TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES"

(*)(*) Poderia ter colocado no lema para 688 professores, mas coloquei a metade (344), pois assim, sobra uma verba para aumentar o nosso salário, que é uma vergonha…

Atenciosamente

Um professor de física do interior da Bahia.

O Analfabeto Político


Por Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

PARA REFLETIR

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."
Rui Barbosa

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas