segunda-feira, 28 de março de 2011

SERÁ QUE O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CUMPRE A LDB ?

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.



TÍTULO II



Dos Princípios e Fins da Educação Nacional Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.



Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:



I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;



II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;



III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;



IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;



V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;



VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;



VII - valorização do profissional da educação escolar;



VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino.



Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:



VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;



Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de:



VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.061, de 2009)



Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:



I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;



II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;



III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;



IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;



V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;



VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;



Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:



I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;



II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;



III - zelar pela aprendizagem dos alunos;



IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;



V - ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;



VI - colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.



Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:



I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;



II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.



Art. 15. Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.



Art. 88. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adaptarão sua legislação educacional e de ensino às disposições desta Lei no prazo máximo de um ano, a partir da data de sua publicação. (Regulamento)

As manchentas desta segunda nos principais jornais

Folha de Pernambuco


De alma lavada, Sport volta ao G4



Jornal do Commercio


Leão volta ao G4



Diario de Pernambuco


Santa e Naútico ampliam liderança



Folha de S.Paulo


Rebeldes vão rumo a bastião de Gaddafi



Agora S.Paulo


Trabalho insalubre com proteção dá benefício especial



O Estado de S.Paulo


Rebeldes avançam rumo à cidade de Kadafi



O Globo


Angra planeja obras para ter plano de fuga pelo mar



Valor Econômico


Emissões de letra financeira de longo prazo deslancham



Correio Braziliense


GDF quer fechar bares mais cedo para reduzir criminalidade



Estado de Minas


Brecha do INSS permite abuso nas pensões

sábado, 26 de março de 2011

Normal é ser diferente

Ciência Hoje Online:
A síndrome de Down ainda não tem cura, mas pesquisas recentes apontam a possibilidade de melhoras cognitivas a partir do uso de medicamento aprovado para tratamento de Alzheimer. O biólogo Stevens Rehen aborda em sua coluna os resultados e possíveis impactos desses estudos.
. A síndrome de Down ocorre quando o indivíduo possui no núcleo de suas células três cópias do cromossomo 21 em vez de duas. É a condição cromossômica natural mais recorrente na espécie humana, com prevalência de 1 em cada 691 nascimentos. No Brasil, há pelo menos 300 mil pessoas com síndrome de Down.
. Portadores dessa síndrome são acometidos com maior frequência por algumas patologias, tais como leucemia, cardiopatia congênita, hipotireoidismo, problemas respiratórios e de audição. Muitas dessas situações são tratáveis, de modo que a maioria dos portadores leva vidas saudáveis, entretanto, o maior desafio à socialização está na deficiência intelectual, incluindo dificuldades de aprendizagem.
. Apesar dos benefícios do estímulo motor e cognitivo introduzido cedo na vida das crianças, até muito recentemente acreditava-se que os principais déficits intelectuais associados à trissomia do cromossomo 21 seriam intratáveis. No entanto, novos artigos científicos indicam a possibilidade de melhora significativa no processo de aprendizado e memória a partir da utilização de um fármaco já aprovado para o tratamento da doença de Alzheimer.



Leia a matéria na íntegra http://twixar.com/n5hl1

DILMA E SUAS 10 MINISTRAS TIRAM FOTO HISTóRICA



A primeira presidente da República, Dilma Rousseff, que também reúne em seu governo o maior número de mulheres ministras da história do país, se reuniu com as 10 titulares representantes do alto escalão para um registro histórico do Estado brasileiro. Dilma e suas ministras foram fotografadas por Roberto Stuckert Filho no dia 15 de março. A imagem deve fazer parte da edição comemorativa de 20 anos da revista Marie Claire, pioneira em publicações para o gênero feminino. Compõem a imagem, da esquerda para a direita, Helena Chagas (Comunicação Social), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Ideli Salvatti (Pesca), a presidente Dilma, Miriam Belchior (Planejamento), Maria do Rosário (Direitos Humanos), Ana de Hollanda (Cultura), Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e Iriny Lopes (Políticas para Mulheres).

FICHA LIMPA PODE LEVAR ATÉ 10 ANOS PARA VIGORAR

Depois de anular o efeito da lei Ficha Limpa sobre as eleições de 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) inicia debate que pode adiar a entrada da medida em vigor por até uma década. Os próximos julgamentos do STF sobre a lei indicam que dificilmente ela valerá integralmente para as eleições de 2012, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores. Como a constituição brasileira prevê, no artigo 5º, que ninguém deve ser considerado culpado “até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, o Tribunal estabeleceu que o cumprimento de uma punição só começa quando o réu esgota todas as possibilidades de recurso ao Judiciário. Ou seja, até que os processos em curso cheguem ao fim, o que pode levar cerca de 10 anos, nenhum político será alcançado pela Ficha Limpa. Informações da Agência Estado.

RADIAÇAO NO MAR DO JAPAO SUPERA 1.250 VEZES

O índice de iodo radioativo no mar próximo à central nuclear de Fukushima é 1.250 vezes superior ao padrão, informou neste sábado a Agência de Segurança Nuclear. Foi identificado ainda uma quantia 117,3 vezes superior ao permitido de césio-134 e 79,6 vezes superior ao permitido de césio-137. Uma pessoa que bebesse meio litro da água com a contaminação identificada neste sábado teria consumido um nível de radiação equivalente ao aceitável durante um ano. O aparecimento de césio-134 e 137 na água aumenta as preocupações, já que têm uma vida média de dois e 30 anos, respectivamente, contra oito dias do iodo.

CONSULTA POPULAR PODE DEFINIR REFORMA POLíTICA

O polêmico projeto de reforma política pode ser submetido a referendo ou plebiscito. É o que defende o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski. Atualmente, duas comissões no Congresso – na Câmara e no Senado – discutem propostas para um futuro projeto de reforma. “A reforma política é de responsabilidade do Congresso, mas seria desejável que passasse pelo crivo de uma consulta popular. Ou um referendo ou um plebiscito. Em menos de uma hora teríamos o resultado”, afirmou durante evento na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, nesta sexta-feira (25). Informações do G1.

PROVÉRBIOS

'Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele'. (Provérbios 22-6)

SISTEMA PRISIONAL REFLETE A FALÊNCIA DO ESTADO,DIZ MINISTRO

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, afirmou que o sistema prisional vive um 'fracasso incontestável, senão falência mesmo'. Para ele, há '475 mil encarcerados' em 'condições sub-humanas', alguns em 'masmorras medievais'. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também citou o sistema como um dos problemas de segurança. 'Temos nas nossas penitenciárias hoje verdadeiras escolas de formação de delinquentes. A reinserção social não é uma característica do nosso sistema.

Vereadores acobertam prefeito; povo destrói câmara e prefeitura

Do portal G1


Moradores de Curralinho (PA) destruíram os prédios da câmara municipal e prefeitura da cidade, na tarde desta sexta-feira (25). A manifestação começou após os vereadores terem decidido, durante a sessão, não abrir processo de cassação do atual prefeito, que é suspeito de irregularidades na aplicação de recursos públicos. Os manifestantes atearam fogo ao prédio da câmara e jogaram paus e pedras no prédio da prefeitura. O policiamento na região foi reforçado.Segundo a Polícia Civil, 20 pessoas que participaram dos ataques foram identificados e poderão responder por dano ao patrimônio público.

Simon: STF matou a Ficha Lima, e Gilmar antipatiza o Senado

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse estar com a impressão "de que o Supremo matou a Lei da Ficha Limpa" com a decisão da semana passada. Ao comentar a posição de alguns ministros do STF, Simon disse considerar que o relator da matéria e ex-presidente do Supremo Gilmar Mendes "tem certa antipatia pelo Senado". Mesmo dizendo respeitar a posição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux contra a aplicação desta lei nas eleições de 2010, o parlamentar lamentou que seu voto tenha sido decisivo para finalizar a posição da Corte sobre o assunto. "Foi uma ducha de água fria o que aconteceu", disse, ao se referir à decisão do STF, por 6 votos a 5, de que a lei não vale para as últimas eleições.
O parlamentar lembrou a contribuição da mobilização popular e das entidades da sociedade civil para a construção da democracia no Brasil. "Não é essa Casa [o Senado], nem o Supremo e nem o Executivo que vai mudar o Brasil, que vai fazer a reforma política, a reforma econômica ou a reforma ética, se o povo não vier", reforçou o senador pelo Rio Grande do Sul.
"Levou vinte anos, mas hoje o Supremo não precisa de licença, nem da Câmara nem do Senado, para processar deputados ou senadores. Mas não processa porque não quer, porque fica na gaveta [do STF], ano após ano. Em nome de quem os processos do Supremo não avançam?", questionou Simon.(da Agência Senado)

[BARAÚNA] Mizu anuncia investimento de R$ 872 milhões

Cezar Alves - Jornal de Fato

O Grupo Mizu anunciou ontem investimento de 872 milhões na ampliação da Fábrica de Cimento de Baraúna (Cimento Mizu) - que ainda não inaugurou - e na instalação de uma fábrica de cal, em Baraúna, no Rio Grande do Norte. A Governadora Rosalba Ciarlini, o secretário de Desenvolvimento Econômico Benito Gama, o secretário de Tributação, José Airton, e o diretor do Grupo Mizu, José Antero dos Santos, assinaram o protocolo de intenções para o investimento, ontem. A empresa, que pretende investir até 2015 R$ 872 milhões, vai receber do Governo do Estado os incentivos previstos no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Industrial (PROADI).

A assinatura aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), no Centro da cidade e contou coma presença de várias autoridades.

Antes das palavras da governadora Rosalba Ciarlini Rosado, o prefeito Aldivon Nascimento disse que se sentia feliz em estar fazendo parte desta história de transformação do município de Barauna num pólo de desenvolvimento regional a partir do processamento do calcário na fabricação de cimento e agora cal. Ele ressaltou que este pleito começou em 2007 e será concretizado em sua plenitude somente em 2015. “Não vamos descansar, enquanto este projeto não estiver concretizado”, destaca.

Já o diretor do Grupo Mizu, José Antero dos Santos, detalhou os investimentos. Disse que a primeira etapa de investimento já aconteceu. Foram investidos R$ 370 milhões na instalação da fábrica de cimento que deve entrar em atividade nos próximos dois meses. Até 2013 serão investidos outros 220 milhões na ampliação desta fábrica. Num terceiro momento, na mesma fábrica, serão feito outro investimento de R$ 120 milhões. Ao final desta sequencia de investimentos, José Antero disse que a unidade vai está com o dobro da produção inicial, algo em torno de 3,3 milhões de toneladas de cimento por ano.

Paralelo a estes investimentos, José Antero dos Santos detalhou que até o final de 2012, o Grupo Mizu vai investir 72 milhões numa fábrica de cal industrial e até 2014 esta fábrica vai receber outro investimento de 60 milhões, para dobrar a produção. “De modo que até 2015, o Grupo Mizu quer ter concluído investimento de R$ 872 milhões somente na região de Baraúna”, informa.

Governo libera R$11 milhões para rodovia no entorno

Ontem, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou a liberação de mais R$ 11 milhões para fazer uma rodovia contornando a cidade Barauna e um trecho de rodovia ligando a Fábrica do Grupo Mizu, na localidade de Velame.

Segundo a governadora, as obras neste contorno a cidade de Baraúna deve começar nos próximos 30 dias, considerando que já tem a empresa para fazer a obra.

Trata-se da construtora CLC, de Upanema, a mesma que fez a duplicação da RN 015, trecho Mossoró/Baraúna.

Segundo o prefeito Aldivon Nascimento, este investimento na construção de uma rodovia contornando a cidade facilitar o acesso a fábrica sem causar transtornos na cidade.

“De fato iria causar um grande transtorno, considerando que a previsão do Grupo Mizu é passar por dia nesta rodovia, a partir de 2015, cerca de 700 carretas”, destaca o prefeito.

  • OPINIÃO DO BLOG
A instalação de uma fábrica como esta contribuirá para o município de Baraúna se transformar em um polo de desenvolvimento regional.A importância desta nova indústria para a geração de empregos e renda no município é enorme,é uma conquista para o povo que com o aumento da arrecadação,teoricamente terá novos investimentos em serviços públicos,como saúde e educação.Esse é o diferencial para o crescimento das riquezas do município que virá acompanhado de perspectivas para o futuro de Baraúna.


Concurso

Os Correios abriram ontem as inscrições para vagas de nível médio e superior. O concurso público oferecerá 846 vagas e formação de cadastro reserva. Os cargos de nível superior (salário-base de R$ 3.211,58) são para analista de correios, com oportunidades em diversas áreas.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Direção do Sinte participa de reuniões com o governo

A direção do Sinte esteve na Casa Civil do Estado nessa quarta-feira (23) em busca de audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. O encontro foi marcado para a próxima quinta-feira (31). Nesta sexta-feira (25) o Sindicato participará de uma audiência com o chefe de Gabinete da Governadora, Paulo de Tarso, e a comissão de implementação do Plano de Carreira dos funcionários da Administração Direta.

Assembleia do Estado delibera eixos de luta

Durante a assembleia dos educadores da rede estadual, realizada nessa quarta-feira (23), a diretoria do Sinte propôs três eixos de luta para a Campanha Educacional e Salarial deste ano. De acordo com a proposta, a luta da categoria terá como base a valorização profissional e salarial, a Saúde do Trabalhador em Educação, e a defesa da Educação Pública social e emancipatória.

No que se refere ao primeiro eixo, a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardos, explicou que a opção da Diretoria foi balizada na atual conjuntura dos Planos de Carreira da Administração Indireta e da Administração Direta, da Governadoria e da Fundação José Augusto. Com isso, o Sindicato defende, para o magistério, salários iniciais de R$ 1.530 para o professor do nível médio e R$2.142 para o nível superior. O objetivo é buscar o princípio de Isonomia na Administração Pública.

Sobre os demais funcionários, a diretoria informou que buscará as formas para o governo implantar no contracheque o valor referente à primeira parcela do seu Plano. Esse valor corresponde a 30% do total e atinge quatro mil funcionários que ainda não receberam a primeira parcela. Quanto ao pagamento da segunda parcela, a diretoria reafirmou que se manterá engajada para garanti-lo, bem como a implantação do Plano em sua totalidade.

O segundo eixo de luta foi debatido pelo Sindicato considerando que as licenças-prêmio são decisivas para a saúde dos trabalhadores. A direção enumerou, ainda, outros elementos prejudiciais à saúde, que serão fruto da luta em 2011. São eles: exposição dos profissionais à locais insalubres, violência na escola, baixos salários, falta de recursos didático-pedagógicos, formação continuada e permanente e a falta de autonomia no trabalho . Na assembleia foi deliberada, também, a luta pelo pagamento de todos os atrasados e a realização de concurso público.


Sinte-rn

quarta-feira, 23 de março de 2011

MISS RN 2011 SERÁ EM MOSSORÓ,VEJA AS FOTOS


Nome: Juliana Delgado
Cidade: Acari
Idade: 19 anos
Altura: 1m72




Nome: Viviane Siqueira
Cidade: Areia Branca
Idade: 18 anos
Altura: 1m72





Nome: Natália Clemente
Cidade: Caicó
idade: 24 anos
Altura: 1m72




Nome: Jéssica Amorim
Cidade: Caraúbas
Idade: 19 anos
Altura: 1m74

Nome: Klícia Moniz
Cidade: Ceará-Mirim
Idade: 24 anos
Altura: 1m75

Nome: Késsia Cortês
Cidade: Goianinha
Idade: 19 anos
Altura: 1m72





Nome: Thaís Araújo
Cidade: Governador Dix-Sept Rosado
Idade 19 anos
Altura: 1m77




Nome: Taciane Almeida
Cidade Guamaré
Idade: 24 anos
Altura: 1m73




Nome: Sasla Coutinho
Cidade: Macaíba
Idade: 18 anos
Altura: 1m73


Nome: Bruna Cabral
Cidade: Macau
Idade: 18 anos
Altura: 1m77


Nome: Catharina Amorim
Cidade: Mossoró
Idade: 22 anos
Altura: 1m73


Nome: Larissa Souza
Cidade: Natal
Idade: 21 anos
Altura: 1m75


Nome: Klendja Lucena
Cidade: Ouro Branco
Idade: 19 anos
Altura: 1m74


Nome: Maria da Guia
Cidade: Parelhas
Idade: 23 anos
Altura: 1m77




Nome: Daliane Menezes
Cidade: Parnamirim
Idade: 22 anos
Altura: 1m80



Nome: Ana Cláudia Fídias
Cidade: Pau dos Ferros
Idade: 21 anos
Altura: 1m75





Nome: Cleilma Almeida
Cidade: Porto do Mangue
Idade: 18 anos
Altura: 1m71





Nome: Luíza Medeiros
Cidade: São João do Sabugi
Idade: 19 anos
Altura: 1m74




Nome: Aline Bezerril
Cidade: Santa Cruz
Idade: 18 anos
Altura: 1m74



Nome: Maria Eduarda Ferraz
Cidade: São Gonçalo do Amarante
Idade: 18 anos
Altura: 1m77





Nome: Thandara Castro
Cidade: São Paulo do Potengi
Idade: 18 anos
Altura: 1m75




Nome: Paula Márcia
Cidade: Serra do Mel
Idade: 18 anos
Altura: 1m67



Nome: Thais Vieira
Cidade: Tangará
Idade: 18 anos
Altura: 1m75




Nome: Monique Escóssia
Cidade: Tibau
Idade: 20 anos
Altura: 1m70


Nome: Daniele Luis
Cidade: Várzea
Idade: 18 anos
Altura: 1m70

Você sabe o que fazer quando entra água no ouvido?



Após tomar um banho de mar, piscina ou uma simples chuveirada, quem nunca teve aquela sensação chata e irritante de água acumulada no ouvido?

Pois é, o incômodo, o abafamento e a dor podem ser ainda maiores se a água for doce - de rio ou lagoa, isso porque é onde ocorre a proliferação das bactérias Pseudomonas sp, um dos microrganismos causadores da otite (inflamação do ouvido).

São várias as táticas para solucionar o problema: há quem dê uns pulinhos, umas batidinhas na cabeça, um assopro, já outros preferem prender a respiração, ou esquentar uma toalha com ferro e encostá-la na orelha. Para orientá-los elaboramos algumas dicas que poderão te auxiliar a evitar ou resolver esta situação. Veja:

Dicas para evitar que a água entre no ouvido:

•Permaneça, no máximo, três horas dentro da água;
•Na hora de fazer a higiene, não utilize hastes de algodão nem passe álcool ou outro tipo de produto que possa deixar a pele mais sensível a inflamações;
•Crianças alérgicas ou com algum tipo de eczema devem usar protetores auriculares para mergulhar.

Procedimentos que devem ser tomados quando entra água no ouvido:

•Enxugue a parte externa do ouvido com uma toalha limpa;
•Dê uns pulinhos ou tapinhas do lado oposto da cabeça;
•Procure um médico para fazer uma lavagem do ouvido ou aspiração da cera;
•E como prevenir é sempre o melhor remédio, antes de uma temporada na praia ou piscina, procure um especialista, pois poderá sugerir o uso de protetores, dependendo de cada caso.

O que você nunca deve fazer:

•Introduzir objetos no ouvido, como: cotonetes, tampas de canetas, chave de carro, fósforo, etc.;
•Pingar remédio sem orientação médica;
•Esperar muito tempo para procurar um médico, pois a água pode causar infecção, já que cria um meio dentro do ouvido propício para o desenvolvimento de bactérias.

Correios publicam edital de abertura com 8.346 vagas e CR

Do CorreioWeb

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançou nesta quarta-feira (23/3) o concurso público que oferece 8.346 oportunidades e formação de cadastro reserva para cargos nível médio. De acordo com o edital de abertura, publicado no Diário Oficial da União (página 97, seção 3), a remuneração oferecida é de R$ 807,29 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. O Centro de Seleção e Promoção de ventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) é o responsável pela organização do certame.

Os cargos oferecidos são de atendente comercial, carteiro e operador de triagem e transbordo. Do total de vagas, 20% serão destinadas a pessoas com deficiência. Os estados de atuação dos novos servidores são Acre, Rondônia, Alagoas, Amazonas, Roraima, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Maranhão, Minas Gerias, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.

Os candidatos serão submetidos a provas objetivas no dia 15 de maio. Haverá ainda avaliação da capacidade física laboral para os postos cargos de carteiro e operador de triagem e transbordo. Os interessados devem se inscrever até às 23h59 do dia 5 de abril, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011. A taxa de participação custa R$ 32.

Prefeita de Apodi doa terreno para construção de campus

APODI- Na tarde da segunda-feira (21), o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Milton Marques de Medeiros, recebeu em audiência a prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto (PMDB), na Sala de Conselhos, no prédio da Reitoria em Mossoró. Com o objetivo de fazer a doação de um terreno para que seja construída sede própria do campus da Uern em Apodi.

O terreno doado pela Prefeitura do Apodi conta com 5 hectares de terra, localizado às margens da BR-405, sentido Apodi/Mossoró, na Fazenda Reis Magos, e conta com toda a infraestrutura disponível para a construção do campus da Uern da cidade de Apodi.

Acompanharam a prefeita Goreti Pinto na audiência os vereadores Nilson Fernandes, Arnaldo João da Costa, Ângelo Suassuna e Paulo Telécio. Os secretários Izauro Camilo de Oliveira Neto (Educação), Júnior Souza (Administração), Klinger Pinto (Gabinete Civil) também estavam presentes, além do diretor do núcleo da Uern de Apodi, professor Elmo Alves, e a diretora do 13° Núcleo Regional de Educação, professora Raimunda Ferreira Freire e outros assessores da municipalidade.

Atualmente, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Felipe Guerra contam com mais de 1.500 universitários que se dividem entre a Uern, UnP, Ufersa e outras faculdades de Mossoró, tendo que usar diariamente ônibus ou caronas. E que os municípios enfrentam problemas financeiros, pois não existem recursos específicos do Ministério da Educação para a contratação de ônibus para o transporte de estudantes universitários.

Desde que assumiu os destinos de Apodi, a prefeita Goreti Silveira Pinto vem buscando apoio junto ao Governo do Estado para construir em sua cidade um campus da Uern. A prefeita fez a doação do terreno, a Uern já dispõe do projeto pronto, agora só resta o Governo do Estado iniciar as obras.

"Já participamos de várias audiências com a finalidade de garantir a construção do campus da Uern para nossa cidade, vou marca uma audiência com a governadora Rosalba para que o projeto comece a ser executado e assim a juventude apodiense possa comemorar essa importante vitória", comentou a prefeita Goreti Pinto.

O reitor Milton Marques elogiou a luta da prefeita de Apodi e garantiu que também entrará como parceiro dessa grande luta.

O projeto de transformação do núcleo da Uern em campus conta com o apoio dos prefeitos de Felipe Guerra, Braz Costa (PMDB), Itaú, Edson Melo (DEM), Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (DEM), e Severiano Melo, Silvestre Monteiro (PSB).

Reitor anuncia climatização dos prédios da UFERSA Angicos


Na primeira semana de aula, os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do campus de Angicos receberam a boa notícia do reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, que os prédios serão climatizados. O anúncio foi feito, durante a abertura do semestre letivo, na palestra de boas vindas aos 200 novos estudantes da UFERSA Angicos. “Quero dizer que já licitamos 70 climatizadores, destes 24 já se encontram no almoxarifado da UFERSA e que logo após o carnaval começam ser instalados”, frisou.



Desde a último dia 28, estudantes e professores ocupam as dependências do novo campus que conta com um bloco com 10 salas de aulas; um bloco com 10 laboratórios, sendo quatro de informática, quatro de física e dois de química; um bloco com 35 salas de professores; prédio administrativo; biblioteca; setor de transporte, patrimônio e almoxarifado; centro de convivência e auditório.


Nesse semestre, a UFERSA Angicos recebeu 200 novos estudantes nos cursos de graduação em Ciência e Tecnologia Diurno (100), Ciência e Tecnologia – Noturno (50), Sistema de Informação (25), Licenciatura em Computação e Informática (25). O novo campus conta atualmente com mais de 800 estudantes e 53 professores, morando no município


Ainda durante a palestra com os estudantes, o professor Josivan Barbosa, falou sobre a importância da UFERSA Angicos para os jovens da região, ressaltando ainda o esforço da equipe da Universidade do Semi-Árido e da bancada federal do Rio Grande do Norte para essa conquista.



Durante a palestra, os estudantes questionaram ao reitor sobre a falta de iluminação na via de acesso ao campus e sobre a própria estrada que não possui pavimentação. “Quero dizer que quanto à iluminação da via estamos contactando com a prefeitura de Angicos para que seja providenciada. E com relação a pavimentação da estrada devemos reivindicar, com o apoio dos estudantes, ao governo do Estado”, afirmou. Josivan Barbosa explicou que o projeto da estrada já foi concluído, mas como o acesso fica fora das dependências do campus, a universidade não pode executar a obra.

UFERSA

Lula sobre recusa a almoço com Obama: "Não queria atrapalhar"




O ex-presidente Lula justificou não ter participado do almoço que a presidente Dilma Rousseff (PT) ofereceu a Barack Obama, no sábado (19), para não “atrapalhar”. “Eu saí do governo há dois meses só. Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Então, eu acho que a visita do Obama ao Brasil... não pelo que ele anunciou porque... [bate as mãos uma na outra para mostrar que Obama, em sua opinião, não assinou nada de extraordinário]. Mas pela visita, pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma, era um momento muito importante para ela, eu não deveria, eu poderia atrapalhar", disse, em sua primeira entrevista após sair do poder, à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. O ex-presidente criticou a segurança americana, que revistou ministros do governo que participaram de um evento com o presidente dos EUA. "A segurança americana exagerou. Eu acho que foi um exagero, um exagero."



Folha - Por que o senhor recusou o convite da presidente Dilma Rousseff?
Lula - Veja, eu saí do governo há dois meses só.

Mas era apenas um almoço.Todos os outros ex-presidentes brasileiros foram.
Todos os outros ex-presidentes foram porque eles saíram do governo faz tempo. É diferente. Então eu acho que a visita do Obama ao Brasil... não pelo que ele anunciou porque... [bate as mãos uma na outra para mostrar que Obama, em sua opinião, não assinou nada de extraordinário na visita que fez ao país]. Mas pela visita, pelo simbolismo da visita dele ao Brasil, à Dilma, era um momento muito importante para ela, eu não deveria, eu poderia atrapalhar.

Não foi então uma tomada de posição?
Não. Veja, eu fui presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo. E depois que eu saí, os presidentes que me sucederam podem testemunhar -nem todos estão aqui, mas o Vicentinho [o deputado Vicente Paulo da Silva, que estava na homenagem a Lula] está aí, você pode falar com ele -eu participava do movimento, mas eu não aparecia em assembleias, eu achava que tinha que me retirar.

O senhor sempre disse que ministro seu que tirasse os sapatos em aeroporto dos EUA para ser revistado, como fez um chanceler do governo FHC, deixaria de ser ministro. E agora nós vimos ministros do governo Dilma sendo revistados pela segurança em território brasileiro.
A segurança americana exagerou.

Mas o senhor os demitiria?
Eu acho que foi um exagero, um exagero. (Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo)

TÚNEL DO TEMPO



A fotografia é do período em que o Brasil enfrentou a ditadura militar. Na imagem, a garotinha se recusa a cumprimentar o então presidente João Figueiredo, que governou o país entre os anos de 1979 e 1985.

Deputados vão ao STF em luta por piso do magistério

Representantes da Comissão de Educação e Cultura e da Frente em Defesa do Piso do Magistério na Câmara dos Deputados vão defender nesta terça-feira (22) junto ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso, que a Corte aprove a aplicação integral da lei que fixa o piso salarial nacional para os professores (R$ 1.187,00 neste ano).

Segundo a presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), dois dispositivos estão suspensos pelo STF a pedido dos governos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Ceará e Mato Grosso do Sul, que impetraram ação em 2008 alegando, entre outros aspectos, que a lei viola o princípio da autonomia das unidades da Federação e fere normas que regulam a política orçamentária.

A deputada afirma que uma das regras suspensas é a que concede ao professor o direito de usar um terço da carga horária para atividades extraclasse. A outra estabelece que o piso será o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.

Fátima considera fundamental que o STF reverta essas decisões ao julgar o mérito da ação. “Esses dois artigos são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor lance mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto”, afirmou a deputada.

Fátima afirma que muitos prefeitos e também governadores têm se amparado na ação apresentada pelos cinco governos estaduais para não pagar o piso salarial, em prejuízo de parte dos 2,5 milhões de profissionais da educação em atividade no país.
Carlos Santos

ELIZABETH TAYLOR MORRE AOS 79 ANOS



Elizabeth Taylor, eternizada por imortalizar a rainha egípcia Cleópatra no filme homônimo, morreu nesta quarta-feira (23), aos 79 anos, vítima de insuficiência cardíaca. A atriz , uma das grandes estrelas do cinema norte-americano, estava internada há dois meses no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles.

ANVISA LIBERA ENTRADA DE ALIMENTOS DO JAPÃO

Diferentemente dos Estados Unidos, que barraram a entrada de alimentos provenientes do Japão após a divulgação de contaminação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a importação de produtos alimentícios japoneses, informou a agência brasileira nesta quarta-feira (23). Segundo o órgão, a última importação japonesa para país ocorreu em fevereiro de 2011, data anterior ao acidente nuclear ocorrido depois das explosões de um reator da Usina Nuclear de Fukushima. A Anvisa informou ainda que vai monitorar a entrada desses produtos no país, “com vistas a proteger a saúde da população”. A última importação, de acordo com a agência, foi apenas de misturas e pastas para preparação de produtos de padaria, pastelaria e da indústria de bolachas e biscoito, categoria de alimentos sem indícios de contaminação com radionuclídeos.

Renda do pobre cresce mais que a de rico

Li na coluna de Crispiniano Neto:


Saiu no Valor, pág. A15, artigo de Marcelo Neri de título "O espelho da desigualdade".
Ele mostra que na década passada a renda dos 10% mais pobres da população subiu 70%.
A renda dos 50% mais pobres, cresceu 320% mais do que a renda dos 10% mais ricos da população.
Em 1960, na transição do Governo JK-Jango com o governo do grande presidente João Goulart, ocorreu o período de melhor distribuição de renda, até onde os especialistas podem medir.
Atualmente, ainda sofremos o aprofundamento do fosso dos tempos neoliberais de FHC, mas a era Lula melhorou um pouco a situação.
Foram pequenas ações altamente criticadas pela imprensa e pelos demo-tucanos, que fizeram a vida dos pobres brasileiros mudar de fato: Bolsa-família, Pronaf, estruturação das áreas de reforma agrária, reajuste real do salário mínimo, ganhos salariais em 90% das categorias de trabalhadores, bolsas de estudos de nível superior para centenas de milhares de filhos de pobres. Enfim, o Brasil de baixo teve oportunidade de respirar e melhorou o ar geral da nação, pois quando o dinheiro vem pra baixo ele sobe novamente, mas deixa um rastro de benefícios. Já quando ele roda nas esferas superiores da sociedade, se esteriliza em futilidades e se torna fonte de pesadas injustiças.

Uern vive situação de calamidade financeira

Está no jornal De Fato,edição de hoje:


Devagar, quase parando. É assim que anda a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) atualmente. Motivo é o orçamento curto para o ano de 2011.
Segundo denúncia feita pela Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), são vários os problemas vivenciados na Uern no momento, como telefones cortados, fornecedores com pagamentos atrasados e falta de combustível nos veículos.
O presidente da Aduern, Flaubert Torquato, esclarece que as dificuldades financeiras da Uern começaram no ano passado, quando o Governo do Estado deixou de repassar mais de R$ 1 milhão destinados ao custeio da instituição, e se mantiveram neste ano por conta dos cortes no orçamento do Estado.
Flaubert informa que houve corte no orçamento para todas as ações da Uern neste ano, como custeio, investimento e folha de pessoal.
Para custeio, por exemplo, menos da metade do que foi solicitado chegou aos cofres da universidade. A Uern solicitou R$ 14,2 milhões, mas a Assembleia Legislativa (AL) aprovou R$ 9,6 milhões, que foram reduzidos para R$ 6,7 milhões com o contingenciamento do orçamento do Estado em 30%.
Para investimentos, apenas R$ 3,5 milhões dos R$ 22,1 milhões solicitados foram liberados.
Nem mesmo os recursos pedidos para o pagamento da folha de pessoal foram atendidos em sua totalidade. A AL aprovou R$ 141,6 milhões dos R$ 175,8 milhões solicitados. "Com os recursos limitados, a Uern está com suas atividades comprometidas e em alguns casos até paradas", denuncia o presidente.
Flaubert relata que as aulas de campo, por exemplo, estão sendo custeadas pelos professores e alunos, quando a responsabilidade é da universidade.
Ele critica o corte de 30% feito no orçamento da Uern. "Esse corte no orçamento já reduzido é injustificável. É um retrocesso no desenvolvimento educacional do Estado, pois causará enormes prejuízos na qualidade do ensino na instituição", alerta.
O vice-presidente da Aduern, Neto Vale, lembra que o corte no orçamento compromete até a campanha salarial dos professores.
A reportagem tentou falar com o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, mas os telefones celulares dele se encontravam desligados.

domingo, 20 de março de 2011

BOA NOITE

"Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer!"

Gandhi

Sinte busca audiência com a Governadora

Quinta-feira (17), a diretoria do Sinte procurou a Secretaria de Educação do Estado com a finalidade de obter respostas acerca da audiência com a governadora. As dirigentes Inês Almeida , Vera Messias , Vicência Arimateia e Fátima Cardoso formaram o grupo que falou com a secretaria adjunta Adriana. A secretária disse reconhecer que o encontro é muito importante para a assembleia da categoria no próximo dia 23 de Março.A expectativa da categoria é grande em relação aos desdobramentos dessa audiência.


SINTE-RN

O ofício de ensinar

De todas as atividades profissionais que exerci, nenhuma me deu tanto prazer quanto a de ensinar. Não por outro motivo continuo ensinando, e até diria que o afeto pelo ensino me levou, incontáveis vezes, a construir inconscientemente obstáculos que me impediram de aceitar outros compromissos mais rentáveis ou mesmo de maior projeção curricular.

Assim, nada me deu tanto orgulho quanto a obtenção, com louvor, do título de mestre através da defesa de dissertação acerca do tema “Poder Político e Direito” ante uma banca de examinadores formada por dois doutores e um livre-docente, este último, inclusive, visceral adversário da minha linha de pensamento no âmbito do Direito, claramente externada anteriormente em memorável prova oral de admissão ao curso de mestrado que durou quase quarenta e cinco minutos!

Contou-me o Dr. Paulo Lopo Saraiva, depois, em jantar comemorativo, que ele insistira em compor a “minha” banca. Uma honra, com certeza.

A vida acadêmica seria, portanto, uma opção natural para mim quando terminei o curso de Direito em Natal. Seria se já naquele tempo do qual os professores universitários de hoje têm saudade, a profissão não fosse tão mal remunerada. E eu não precisava fazer muitas indagações para constatar essa realidade.

A professora Elza Sena, minha tia, com quem eu morara durante meu curso universitário, ainda era viva, estava no penúltimo degrau de sua carreira, e ganhava muito mal. Tomei, portanto, outros caminhos, mas não escondia meu desejo de ensinar.

Até que, em 1999, entrei, através de processo simplificado, na Universidade Potiguar (UnP), onde, desde então, ensino Filosofia do Direito, com raras incursões em outras disciplinas, quase sempre da área propedêutica, por opção própria.

Tenho ensinado, desde então, às vezes com sacrifício pessoal, mas sempre com renovado prazer. E tenho encontrado, sempre, compensações para o parco salário: as controvérsias em sala-de-aula, que enriquecem o conhecimento; a descoberta de talentos fulgurantes entre os alunos; a convivência com a diversidade de opinião entre colegas, no ambiente acadêmico; os laços de afeto que se formam entre professor e alunos; a criação do hábito de estudo para a preparação das aulas.

Mas tenho sentido, na pele, dia após dia, o pouco compromisso da grande maioria dos nossos políticos com a educação, através da falta de investimento em recursos humanos, seja quanto ao básico, à parca remuneração dos professores, seja quanto ao complexo, o distanciamento da opção pela pesquisa científica.

Pedindo desculpas pelo texto auto-referente, concluo observando que é inacreditável termos, no Brasil de hoje, ilhas de excelência na área de educação, resultado da abnegação, do sacrifício, da determinação de alguns. São estes, verdadeiros sacerdotes do saber, heróis anônimos, para recuperar uma definição surrada, batida, estropiada, mas absolutamente verdadeira.

A eles, a nossa eterna e sincera homenagem.

Honório de Medeiros é professor, escritor e ex-secretário da Prefeitura do Natal e Governo do Estado do RN

GOVERNO BRASILEIRO VAI MANTER CONSTRUÇÃO DE USINAS NUCLEARES

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo vai manter os projetos de construção de usinas nucleares no país, mesmo com o acidente com a usina em Fukushima, no Japão. “Não temos nenhuma necessidade de revisão em nada, a não ser aprender com o que aconteceu lá, alguns procedimentos que podem ser recolhidos e aplicados no futuro”.

Lobão lembrou que as usinas de Angra dos Reis têm uma proteção que prevê o comportamento das marés ao longo de mil anos. Além da conclusão da Usina Nuclear Angra 3, que deve estar pronta em 2015, o governo pretende definir ainda este ano as diretrizes para a construção de pelo menos mais quatro novas usinas: duas no Nordeste e duas no Sudeste.



ESCOLHA DA MISS RIO GRANDE DO NORTE DE 2011 SERÁ EM MOSSORRÓ

TRANSPLANTE DE MEDULA CURA HIV

A ciência está há um passo de oficializar a descoberta da cura do HIV. Pesquisadores alemães constataram a cura de um paciente de 40 anos através de um transplante de medula óssea de doador. Ele tinha leucemia mieloide aguda e também era portador de HIV. Com o transplante, as duas mazelas foram curadas. A revista "Blood" deste mês publica a pesquisa com detalhes: o caso aconteceu há mais de três anos, e o paciente permaneceu sem rebote viral (do HIV). No tratamento da leucemia desse paciente, as células transplantadas e as seguintes que foram geradas não tinham receptores específicos para HIV. Dessa forma, o paciente deixou de produzir glóbulos brancos com o receptor para o vírus, o que parece ser a causa da cura da infecção.

LÍBIA: RÚSSIA E VENEZUELA CONDENAM BOMBARDEIO

A intervenção da força aérea de países de coalizão compostas por EUA, Reino Unido, França, Canadá e Itália, para evitar que o exército do ditador da Líbia Muammar Kadafi continue a matar civis, foi condenada pela Rússia e mais três países sulamericanos – Venezuela, Bolívia e Cuba. O presidente venezuelano Hugo Chávez acusou os EUA e seus aliados europeus de atacar o país para dividir, posteriormente, o seu petróleo. "Mais mortes, mais guerra. Eles são especialistas em guerra", disse Chávez. "Que irresponsabilidade. E, por trás disso, encontramos as mãos dos EUA e dos aliados europeus". O cubano Fidel Castro, em sua coluna, também condenou a intervenção militar. O presidente da Bolívia, Evo Morales, seguiu a mesma linha: "Eles querem dividir o petróleo líbio. As vidas do povo líbio não importam para eles", disse. Informações da Folha de S. Paulo.

BRASIL TEM 73,9 MILHÕES DE INTERNAUTAS

O número de pessoas com acesso à internet chegou a 73,9 milhões no fim de 2010, segundo dados divulgados apenas neste domingo (20) pelo IBOPE Nielsen. Um ano antes, este número chegou a 67,5 milhões de pessoas. De acordo com a pesquisa, o total de pessoas que moram em residências com acesso à Web cresceu 24% em 2010 e chegou a 52,8 milhões – os demais acessam através do trabalho, escola e outros. O tempo gasto na Web a partir de casa/trabalho também aumentou para 62 horas e 19 minutos, por mês, em fevereiro de 2011.

PARA PENSAR

OS ESTADOS UNIDOS DE SEMPRE:



"OBAMA CUMPRE AGENDA DE 'ZÉ CARIOCA' NO BRASIL ENQUANTO ORDENA UMA CHUVA DE MÍSSEIS TOMAHAWKS CONTRA A LÍBIA "
'O povo da Líbia precisa ser protegido' (Barack Obama)
Massacres no Iêmen e no Bahrein são tolerados.
(Carta Maior; Domingo, 20/03/2011)

Santa Cruz goleia o ABC e é campeão do primeiro turno

O Santa Cruz, em uma partida histórica, derrotou o ABC por 4x0, na tarde/noite deste domingo e conquistou o título do primeiro turno do estadual. Os gols foram marcados por Didi Potiguar e Quirino, que marcou três vezes. Precisando vencer, já que o alvinegro tinha vencido a primeira partida da decisão por 2x1, a equipe do interior não tomou conhecimento do adversário e mostrou sua força dentro de casa. Foram seis partidas no Iberezão, com seis vitórias. Agora, os times voltam suas atenções para o início do segundo turno, na próxima quarta-feira.
O primeiro tempo da final foi marcado pela forte marcação, poucas chances de gols e muita polêmica. As equipes entraram em campo com objetivos distintos. Se o Santa Cruz precisa atacar, já que só a vitória lhe interessava, o ABC começou cauteloso. Primeiro, pelos desfalques de três titulares, Ricardo Oliveira, Éderson e Leandrão. Segundo, porque o empate lhe daria o título do primeiro turno. Para se ter uma ideia, antes dos 15 minutos, três cartões amarelos já tinham sido distribuídos. Dois para os donos da casa e um para o alvinegro. O principal lance de perigo dos visitantes aconteceu apenas aos 38 minutos da etapa inicial, quando Ray aproveitou uma falha da zaga, entrou livre e chutou forte, mas, para fora. Já
O tricolor do Inharé teve duas grandes chances. A primeira com Quirino, que recebeu na área, se livrou da marcação e chutou forte, para a boa defesa de Welligton. Já a segunda chance, foi quando o Santa Cruz marcou seu gol, aos 24 minutos, gerando muita polêmica. Paulinho avançou pela direita e cruzou rasteiro. Irineu se atrapalhou e quase marcou contra. A bola bateu na trave e voltou nos pés de Didi Potiguar, que livre, só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes do ABC. Mas, a assistentes Márcia Lopes, anulou impedimento, alegando que o atacante do Santa Cruz estava em posição irregular. Mas, o árbitro da partida, o paranaense Evandro Rogério Roman, da FIFA, assumiu a responsabilidade e validou o gol, deixando os jogadores do ABC revoltados.
Se no primeiro tempo as chances de gol foram poucas, no segundo tempo elas apareceram e muito, para a equipe de Santa Cruz. E, os donos da casa aproveitaram quase todas. Logos aos três minutos, Quirino aproveitou o vacilo da zaga do ABC, se livrou da marcação na pequena área e chutou forte, para marcar o segundo gol. Para tentar empatar a partida, que lhe daria o título, o técnico Leandro Campos, fez duas substituições, promovendo a estreia do lateral direito China. Mas, quem marcou, mais uma vez, foram os donos da casa, aos 19 minutos novamente com Quirino, que aproveitou cruzamento de Rafinha e marcou o terceiro. Cinco minutos depois, o zagueiro Tiago Garça cometeu pênalti em Paulinho. Quirino bateu com categoria e marcou seu terceiro, o quarto do Santa Cruz. O ABC, sem demonstrar nenhum poder de marcação, ficou apenas olhando o Tricolor do Inharé jogar, sem forças para reagir. Quando o árbitro apitou o final da partida, a torcida de Santa Cruz pode fazer a festa, conquistando o título do primeiro turno e uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada.



“Sabíamos que poderíamos vencer, mas não com esse placar. Fizemos um grande segundo tempo e toda equipe está de parabéns. Temos que comemorar”, Wassil Mendes, técnico do Santa Cruz.

“Essa é a resposta da justiça de Deus. Enfrentamos muitas dificuldades e conseguimos conquistar o título. Nossa equipe é forte e podemos chegar mais longe. Parabéns aos atletas, comissão técnica e a torcida”, Luiz Antônia “Tomba”, presidente do Santa Cruz.

“Duvidaram do time da gente. Provamos dentro de campo que fomos os melhores do primeiro turno. Mas, não vamos parar por aqui. Vamos atrás do segundo turno também”, Pantera, zagueiro do Santa Cruz.
“Com muita determinação a trabalho conseguimos vencer. Nosso time tem os pés no chão e soubemos fazer a nossa parte”, Didi potiguar, atacante do Santa Cruz.

Ficha técnica


Santa Cruz 4x0 ABC
Estádio: Iberezão, Santa Cruz/RN
Data: 20.03.11
Árbitro: Evandro Rogério Roman, FIFA/PR
Público: 4.554 torcedores.
Renda: R$ 83. 840,00
Gols:
Santa Cruz: Didi Potiguar, aos 24’do primeiro tempo e Quirino, aos 3’, 19’ e 24’ do segundo tempo.
Cartões amarelos:
Santa Cruz: Michel, Pantera
ABC: Irineu, Basílio e Tiago Garça
Santa Cruz: Isaías; Rafinha, Pantera, Michel, Marciano (Paulinho); Jonatha (André Luiz), Robson, Lano, Paulinho; Quirino e Didi Potiguar (Alvinho).
Técnico: Wassil Mendes
ABC: Welligton; Tiago Garça, Alessandro Lopes (China) e Irineu; Pio, Bileu, Basílio, Jackson (Gabriel) e Renatinho Potiguar (Renatinho Carioca); Cascata e Ray.
Fonte:TN

Serviço secreto americano revistou carro da Polícia Federal

Agentes do Serviço Secreto americano a paisana fazem uma varredura com cães farejadores nos arredores do hotel Marriott, em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro – onde era esperado o presidente do EUA, Barack Obama, e sua comitiva, na noite deste sábado (19). Os veículos policiais, da Guarda Municipal e até mesmo da PF (Polícia Federal) foram vistoriados. Parte das centenas de curiosos em frente ao hotel vaiou a ação dos policiais no carro da PF.

Um trecho da avenida Atlântica, no sentido Ipanema, foi interditada por volta de 20h20 da noite. Os motoristas deviam seguir pela rua Figueiredo Magalhães até a rua Barata Ribeiro para acessar o avenida Atlântica pela rua Santa Clara.(Do portal R)

O que Obama e os EUA realmente querem do Brasil: petróleo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou clara a extensão dos interesses comerciais norte-americanos no Brasil, especialmente na área do petróleo e nas grandes obras de infraestrutura, ao fechar um seminário para 400 empresários. Apesar de o discurso ter durado apenas 20 minutos, o chefe de Estado não precisou de muito para mostrar seus objetivos econômicos. Em um momento em que os preços do óleo cru estão em disparada no mercado internacional, Obama lembrou que a instabilidade política no norte da África aumentou a importância estratégica das descobertas do pré-sal no Brasil.

“Ficamos felizes em saber que as reservas encontradas no Brasil representam duas vezes as norte-americanas. Queremos auxiliá-los a explorar esse petróleo e, quando começarem a comercializar, queremos ser um dos maiores clientes”, afirmou. Ele garantiu que quer ampliar as conversações na área de energia limpa. “Se pensamos no petróleo, claro que num futuro próximo temos que pensar em alternativas. Por isso, a cooperação nos biocombustíveis é importante. Estamos lançando uma parceria para o desenvolvimento de uma economia verde entre os dois países”, disse. Ele não deu nenhum sinal, entretanto, de que vai derrubar a sobretaxa ao etanol brasileiro no mercado norte-americano.(Do Correio Braziliense)

Preso por corrupção, ex-governador José Roberto Arruda diz que deu dinheiro para a campanha de Micarla de Souza a pedido de José Agripino

Em entrevista à revista Veja, o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, afirma que deu dinheiro ao senador José Agripino Maia para ser utilizado na campanha da então candidata a prefeita de Natal, Micarla de Souza, em 2008. A entrevista foi publicada ontem no site da Veja.

José Roberto Arruda foi expulso do DEM, perdeu o mandato de governador e passou dois meses encarcerado na sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, depois de realizada a Operação Caixa de Pandora, que descobriu uma esquema de arrecadação e distribuição de propina na capital do país.

Filmado recebendo 50 mil reais de Durval Barbosa, o operador que gravou os vídeos de corrupção, Arruda admite que errou gravemente, mas pondera que nada fez de diferente da maioria dos políticos brasileiros: “Dancei a música que tocava no baile”.

Segundo Roberto Arruda, Agripino pediu a ele a quantia de R$ 150 mil para a campanha de Micarla de Souza.

Ele também afirma que a própria Micarla, depois de eleita, foi a Brasília agradecer pela doação dos R$ 150 mil.

“Em 2008, o senador Agripino veio à minha casa pedir 150 mil reais para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa”, diz José Roberto Arruda na entrevista à Veja.

Arruda complementa: “Eu ajudei, e até a Micarla veio aqui me agradecer depois de eleita”.
Fonte:Oliveira Wanderley

Dilma Rousseff tem aprovação de 47% dos brasileiros, aponta pesquisa do instituto Datafolha

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 15 e 16 deste mês.

Com essa taxa de popularidade, iguala-se ao recorde registrado por Luiz Inácio Lula da Silva nesta mesma época no segundo mandato de seu antecessor no Planalto.

Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo em março de 2007, com 48%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente aos 48% de Lula em 2007. Desta vez, o instituto entrevistou 3.767 pessoas em 179 municípios.

Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, segundo o Datafolha, quando se considera esta fase inicial do mandato.

O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu após o processo de impeachment de Collor, teve 34% depois de três meses.

Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, no início de seus governos teve aprovação de 39% e 21%, respectivamente.

Na pesquisa divulgada hoje, o Datafolha registra 7% que consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima. Outros 34% a classificam como regular. Há também 12% que não souberam opinar.

DIFERENÇAS

Há poucos aspectos negativos para Dilma no levantamento. Mas há alguns sinais que a diferenciam de Lula.

Quando o Datafolha indagou aos entrevistados sobre quem são os mais favorecidos no governo Dilma, no topo da lista, com 23%, aparecem os políticos -apesar de a presidente ter tido um comportamento mais duro com o Congresso em relação ao antecessor. Os trabalhadores vêm a seguir, com 17%. No mesmo patamar estão indústria (14%) e bancos (13%).

Lula, em 2003, exalava uma imagem diferente: para 31%, os mais beneficiados pelo antecessor de Dilma eram os trabalhadores. Em seguida, vinham a agricultura (20%) e os políticos (13%).

Outro aspecto diferente entre Dilma e Lula aparece quando os entrevistados são instados a dizer, de maneira espontânea, quais são os maiores problemas do país.

Há oito anos, sob Lula, os brasileiros apontavam o desemprego (31%), a fome e a miséria (22%) como os maiores problemas do país. Hoje, estão no topo da lista a saúde (31%) e a violência (16%).

Tal como Lula, Dilma tem maior taxa de aprovação no Nordeste. Mas não há a grande assimetria muitas vezes registrada no passado.

Entre os nordestinos, Dilma tem 50% de aprovação. No Sul, Norte e no Centro-Oeste, sua marca é 44%. No Sudeste, 47%. Quando o entrevistado dá uma nota de zero a dez, a média obtida por Dilma é 6,9. Mas ela tem 7,3 no Nordeste e 6,6 no Sul.

A presidente tem sempre enfatizado seu interesse em priorizar a educação. Um comercial federal na TV exaltou nas últimas semanas os feitos na área, que acabou sendo percebida como a de melhor desempenho da petista.

Primeira mulher a ocupar o Planalto, Dilma tem aprovação maior (51%) entre as brasileiras do que entre os brasileiros (43%).

A expectativa dos eleitores em relação a Dilma é grande. Para 78% ela fará um governo ótimo ou bom -uma taxa maior do que a de Lula no início do primeiro mandato (76%) e superior à de FHC no mesmo período (48%).

Fonte: Folha de S.Paulo

Municípios têm até 14 de abril para informar frequência escolar do Bolsa Família

Começou na sexta-feira (18) o prazo para monitoramento da frequência escolar dos estudantes beneficiados pelo Programa Bolsa Família de 2011. Os municípios têm até 14 de abril para registrar, no sistema do Ministério da Educação (MEC), as informações sobre presença às aulas referentes ao bimestre de fevereiro e março. Os dados sobre o último acompanhamento de 2010 foram superiores a 88%. Isso significou o acompanhamento de 15,5 milhões do total de 17,5 milhões de crianças e adolescentes.

O esforço para que os filhos dos beneficiários do Bolsa desafio permaneçam na escola é uma estratégia que visa combater a pobreza das futuras gerações. Por isso, é fundamental que Governo Federal, Estados e municípios atuem de forma integrada no acompanhamento da frequência escolar e na oferta de ensino à população pobre.

Estudos apontam resultados importantes na situação educacional dos alunos: com o Bolsa Família, o índice de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos fora da escola reduz em 36%. A aprovação no ensino médio de alunos atendidos pelo programa é de 81%, enquanto chega a 72% para não beneficiários.

Desde o bimestre outubro/novembro de 2004, em parceria com os municípios, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o MEC monitoram ininterruptamente a presença na escola dos alunos de 6 a 15 anos. A frequência escolar e a agenda de saúde em dia são as condições do programa de transferência de renda do Governo Federal.

O MDS orienta os técnicos a iniciarem o registro dos dados no sistema o mais rápido possível, evitando deixar para os últimos dias. É importante também atualizar as informações de escola dos beneficiários que estão em outra instituição de estudo.

Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos precisam comparecer a pelo menos 85% das aulas para garantir o recebimento do Bolsa Família. O descumprimento por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício. O MDS reforça o apelo aos gestores municipais do Bolsa Família.

sábado, 19 de março de 2011

Protesto antecede a chegada do presidente Obama

Os dois dias de agenda intensa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foram antecedidos na sexta-feira, dia 18, por um protesto no Rio de Janeiro contra a vinda dele. Policiais militares do Batalhão de Choque reprimiram a manifestação com bombas de gás e balas de borracha. O protesto contra a visita do presidente em frente ao Consulado dos Estados Unidos foi violentamente dispersado pela Polícia Militar…
Cerca de 200 pessoas partiram da Candelária rumo à representação consular dos EUA, onde o Batalhão de Choque da PM fazia a segurança. Houve correria, fumaça e fogo no local onde a manifestação terminou. Uma garrafa de coquetel molotov lançada contra o consulado deu início à confusão.
O ato foi organizado por representantes de movimentos sociais e do PSTU, munidos de bandeiras e cartazes com frases em inglês e português contra o presidente : “Fora Obama”.
A polícia respondeu com tiros de balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral.

Os 10 maiores terremotos do mundo

O Serviço Geológico dos EUA possui um banco de dados atualizado com todos os acidente geológicos do mundo. Com a recente tragédia no Japão o top 10 dos maiores terremotos sofreu uma modificação que você pode conferir a seguir:

Chile (1960): 9,5 graus de magnitude
Estados Unidos (1964): 9,2
Indonésia (2004): 9,1
Rússia (1952): 9
Japão (2011): 8,9
Chile (2010): 8,8
Equador (1906): 8,8
Estados Unidos (1965): 8,7
Indonésia (2005): 8,6
Índia (1950): 8,6
*Desde 1900
Fonte: U.S. Geological Survey

Esquema de segurança de Obama em Brasília vai envolver cerca de 3,5 mil agentes

Cerca de 3,5 mil agentes civis e militares já estão a postos para garantir a segurança do presidente norte-americano, Barack Obama, amanhã (19) durante sua estada em Brasília. Além da vigilância de locais considerados estratégicos, os homens e mulheres das Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros e policiais militares e civis irão controlar o deslocamento da comitiva presidencial e acompanhar todas as atividades de Obama na capital federal.

Segundo o comandante da 11ª Região Militar, general José Carlos de Jesus Corrêa, serão empregadas cerca de 350 viaturas, entre elas ao menos dois blindados, 72 motos e seis helicópteros, além das lanchas e equipamentos empregados pela Marinha para patrulhar o Lago do Paranoá, onde embarcações particulares não poderão navegar durante o tempo em que Obama estiver na cidade. Apesar da restrição a pousos e decolagens de jatos executivos durante todo o dia, o Aeroporto Internacional de Brasília funcionará normalmente para voos comerciais.

O tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios também será interrompido entre as 8 horas e as 17 horas, inclusive nas vias entre os edifícios principais dos ministérios e seus anexos (N1 e S1), no trecho entre a Catedral de Brasília e a Praça dos Três Poderes.

Quem for à esplanada a fim de ver Obama chegar ao Palácio do Planalto, onde ele vai se reunir com a presidenta Dilma Rousseff, terá que se contentar em vê-lo a pelo menos 200 metros de distância, limite definido em função dos riscos e possíveis ameaças, de acordo com o oficial de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto, major Gomes da Silva. A segurança pessoal do norte-americano ficará a cargo do próprio Serviço Secreto dos Estados Unidos.

Sem dar muitos detalhes sobre o esquema de segurança, o major disse não poder afirmar que este é o maior esquema já montado no país para receber uma autoridade estrangeira, mas comparou as providências adotadas ao nível de atenção dispensado a eventos como a vinda do papa Bento XVI ao país, em 2009. Silva também explicou que, durante a fase de preparação do esquema, que é discutido com as autoridades norte-americanas, o risco de um atentado terrorista contra Obama ou sua família é levado em conta.

“Existem sim as hipóteses de atentados e de terrorismo e qualquer visita de chefes de Estado demanda uma busca de informações a respeito dessas possibilidades. A tropa está preparada e contamos com destacamento contra terror, pelotão especializado em defesa química e biológica e posso afirmar que as ações preventivas foram tomadas”, disse o major.

Da Agência Brasil

Juiz do RN é preso por atirar em via pública

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

O presidente da Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn), Azevêdo Hamilton, informou que o juiz Franki Fernandes Coriolano detido na última quinta-feira por atirar em via pública está em tratamento de saúde, mas não entrou em detalhes sobre a patologia apresentada pelo magistrado. "Ele é magistrado há mais de 15 anos e nunca soubemos de nenhuma conduta irregular. Pode ser que essa atitude seja resultado de alguma medicação que ele esteja fazendo uso. Os indícios são fortes", comentou.

Azevedo afirmou que o processo vai correr normalmente e se o juiz receberuma pena com mais de quatro anos pode ser afastado do cargo. "Isso se aplica a qualquer funcionário público", declarou. Caso seja comprovada alguma enfermidade, o magistrado pode responder ao processo recebendo atendimento médico adequado e até mesmo internado em uma unidade hospitalar. Até o final da tarde de ontem, o juiz ainda não tinha advogado trabalhando em sua defesa.

O juiz Franki Fernandes Coriolano, responsável pela 6ª vara de família do Fórum Miguel Seabra Fagundes, foi preso na noite da última quinta-feira, no município de Luiz Gomes, distante 442 quilômetros de Natal, depois de uma denúncia de populares de que o magistrado teria efetuado disparo com arma de fogo em via pública. O juiz estava de férias das atribuições da Justiça em uma granja de sua propriedade.

domingo, 13 de março de 2011

Boa Noite,Vinícius de Morais




De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

COLÍRIO


Olha só quem “bombou” neste Carnaval: a cantora Ivete Sangalo. E aí, será que você foi atrás do trio elétrico dela? Mesmo andando num carro velho?

DICA DE CINEMA: O que É Isso Companheiro?

Período chuvoso aumenta risco de contrair conjuntivite


A conjuntivite é um problema relativamente comum e conhecido de todos. Em certas épocas do ano, como agora que estamos no período chuvoso, o número de casos tende a aumentar por uma série de fatores. O oftalmologista Ígor Alano explica que, diferente de anos anteriores, o número de casos não está tão grande. "Não estamos vivendo um surto como em anos anteriores", garante.

Entretanto, ele diz que os pacientes acometidos pelo problema atualmente são principalmente crianças. "Nesse período chuvoso os pacientes alérgicos ficam mais suscetíveis à doença devido à umidade. Apesar de não estar havendo um surto, muitas crianças têm procurado o consultório apresentando coceira, irritação e lacrimejamento. Quando vamos examinar, descobrimos uma conjuntivite", indica o oftalmologista.

Apesar de simples e fácil de curar, a conjuntivite causa incômodo devido à irritação. As pálpebras podem ficar inchadas, e olho geralmente produz uma quantidade maior de secreção. "Mas os principais sintomas são a sensação de areia nos olhos, irritação e também a coceira", revela. Nas crianças, o hábito de coçar os olhos deve ser observado. "Os pais devem orientar as crianças a não coçar os olhos, porque, além da irritação que a doença já provoca, as mãos sujas em contato com os olhos podem provocar uma infecção bacteriana", alerta Ígor.

A conjuntivite pode ter diversas causas: alérgica, viral ou bacteriana. A conjuntivite viral pode ser transmitida pelo ar, conforme o especialista. "Já no caso da bacteriana, é preciso ter um contato mais direto, através de um aperto de mão, abraço ou beijo". Por isso, segundo ele, é importante higienizar as mãos com frequência, para diminuir o risco de disseminação da doença. Além disso, os lencinhos utilizados para enxugar os olhos devem ser descartáveis e cada um só deve ser utilizado uma única vez.

Ígor informa que a inflamação pode durar de 7 a 10. "E em casos extremos, ela pode chegar até 30 dias", garante. "Mas isso vai depender da imunidade da pessoa", completa. Ao perceber os primeiros sintomas, o ideal é procurar um oftalmologista imediatamente. "O tratamento da conjuntivite é simples, pode ser feito com compressas geladas nos olhos e uso de lubrificante ocular. Nos casos mais graves o oftalmologista pode receitar um colírio anti-inflamatório", orienta Ígor.

DICAS PARA PREVENIR A TRANSMISSÃO

Lave com frequência o rosto e as mãos

Não compartilhe toalhas de rosto

Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise

Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza

Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes

Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição
OMOSSOROENSE

TIRIRICA

O grande parlamentar brasileiro TIRIRICA foi diplomado em 17/12/2010


Salário: R$ 26.700,00
Ajuda Custo: R$ 35.053,00
Auxilio Moradia: R$ 3.000,00
Auxilio Gabinete: R$ 60.000,00

Despesa Médica pessoal e familiar: ILIMITADA E
INTERNACIONAL (livre escolha de Médicos e Clinicas).
Telefone Celular: R$ ILIMITADO.
Ainda como bônus anual: R$ (+ 2 salários = 53.400,00)
Passagens e estadia: primeira classe ou executiva sempre
Reuniões no exterior: dois congressos ou equivalente todo ano.

Aposentadoria: total depois de oito anos e com pagamento integral.
Fonte de custeio: SEU BOLSO!!!!!!
Dá para chamar ele de palhaço?
Pense em quem é o palhaço!!!
Não é preciso dizer.......

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas