sábado, 30 de novembro de 2013
PT nacional define data para resolver recursos do PED no RN
Postado por Ozamir Lima às 17:51 0 comentários
IFRN de Mossoró é a melhor escola do Estado, diz Enem
A lista das melhores escolas do Rio Grande do Norte no Exame Nacional do Ensino médio - Enem 2012 - comprova a força da qualidade do ensino dos principais institutos federais do Estado e o crescimento das escolas católicas no âmbito das particulares. Comprova também que o avanço do Complexo Educacional Henrique Castriciano é consistente e não obra de campanhas de marketing.
A liderança do Campus IFRN Mossoró, com 619,10 pontos, deve ser vista como natural. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) é a principal escola do Rio Grande do Norte, considerando escolas públicas e privadas, já há algum tempo.
É a chamada escola forte, que atende a um grande número de alunos, consegue ter áreas de excelência, bons professores, e desperta na comunidade o desejo de ter seus filhos estudando lá. É com certeza uma escola de ponta e deve, por justiça, estar entre os melhores institutos federais do Brasil.
O IFRN Mossoró, seguido a uma certa distância pelo IFRN Currais Novos e pelo IFRN Zona Norte Natal, é a gigante evidência de que uma escola pública pode ser boa, democrática e eficiente para a vida.
Os três IFRNs presentes na lista das 20 melhores escolas do Enem 2012 fazem parte da mais bem sucedida rede de escolas da história do Rio Grande do Norte e do Nordeste brasileiro. Mas o mais antigo campus O Natal Central, situado na Salgado Filho não está entre as primeiras, apesar de ter bom número de inscritos no exame.
Crescimento
A rede federal de ensino técnico tem hoje 19 escolas e está presente com grandes e estruturadas escolas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que a rede tem a maior estrutura do Estado quando o assunto é Esporte, Laboratórios, Auditórios. Além disso, como informou o ex-secretário estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares, a rede incentiva sistematicamente na qualificação de docentes oferecendo cursos de mestrado de doutorados. “Os cursos são realizados na própria instituição ou em diversas universidades de país”, disse.
O IFRN foi até a comunidade. Foi de verdade. Foi até o aluno. Foi até o atleta. Foi até as famílias que sonhavam com uma escola forte e completa nas proximidades de suas vidas.
O IFRN foi até onde as pessoas vivem. Se essas pessoas vivem em Rafael Godeiro, por exemplo, lá perto está o IFRN de Apodi. Se elas vivem em Cerro Corá, lá perto está o IFRN Currais Novos. Se elas vivem em Bento Fernandes, lá na vizinhança está o IFRN João Câmara. Se elas vivem em Jandaíra, pertinho está o IFRN Macau.
Escola Agrícola de Jundiaí
A outra escola pública presente na lista das 20 melhores do Enem no RN é a Escola Agrícola de Jundiaí, instituição vinculada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Situado no município de Macaíba, é a parte da UFRN mais representativa fora de Natal.
A Escola Agrícola de Jundiaí, até por sua natureza, não tem a desenvoltura, muito menos o alcance da rede IFRN, mas se mantém firme como escola forte de ensino médio e profissionalizante. São ofertados cursos técnicos em Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática.
Rede estadual de ensino
No outro lado da história está a rede estadual de ensino, responsável direta pela oferta do ensino médio público. Sem maiores novidades mantém sua trajetória de queda dos últimos anos. Trajetória que é comprovada, não apenas pela avaliação do Enem, mas pela própria falta de credibilidade das escolas estaduais junto à comunidade.
Melhorar a rede estadual de ensino é uma questão que vem se arrastando ao longo dos últimos anos. Questão que não se resolve de forma isolada. Questão que precisa de lideranças reais na Educação para conduzir as reformas e entendimentos necessários visando escolas melhores e com oferta de ensino com qualidade. E isso não existe ainda.
As notas do Enem por escola foram divulgadas na terça-feira (26) pelo Ministério da Educação, através do Inep. Estão na lista entre as melhores tradicionais estabelecimentos de ensino católicos como Marista, Neves, Salesiano, Maristella, Master Cristi, Santa Terezinha além do Contemporâneo, Overdose, Mundial, PH3, entre outros.
Postado por Ozamir Lima às 17:48 0 comentários
Vegetarianismo: prós e contras (2)
jorge boucinhas » médico e professor da UFRN - boucinhas_jc@hotmail.com
Tendo-se, no Artigo passado, iniciado uma revisão sobre o Vegetarianismo, no desta semana revêem-se os aspectos positivos da referida abordagem alimentar.
Um fator relevante para a avaliação dos mesmos é a idade quando da adesão ao regime alimentar. De acordo com Fonnebo (1994), as pessoas que se tornaram Adventistas do Sétimo Dia durante a adolescência apresentaram aproximadamente a metade do risco de mortalidade geral do restante da população. Já entre aquelas que iniciaram as recomendações vegetarianas da religião a partir dos 35 anos não se verificou associação positiva com o aumento da expectativa de vida, quiçá porque as mudanças tardias não ofereceram tempo suficiente para surgirem resultados benéficos.
Doenças que modernamente afligem tanto países desenvolvidos quanto países em desenvolvimento, quais a Obesidade e o Diabetes Mellitus, estão profundamente ligadas uma à outra e à forma de alimentação, podendo-se até afirmar que a primeira é o fator ambiental mais importante para o aparecimento da segunda. Snowdon, em 1988, detectou e publicou que, entre vegetarianos, a prevalência destas doenças é inferior à verificada na população em geral. Logo antes da passagem do milênio o mesmo autor verificou que 10% dos Adventistas do Sétimo-Dia e 25% dos não Adventistas consumiam regularmente carnes e ovos, e constatou que a taxa de mortalidade por doença coronariana e câncer de cólon esteve positivamente associada ao consumo destes alimentos. Embora as recomendações para diminuir o risco de doenças crônicas sugiram a moderação dos hábitos dietéticos e não a eliminação total do consumo de carnes e outros alimentos de origem animal, um outro estudo, este prospectivo e de 12 anos de duração, incluindo 4.671 vegetarianos e 6.225 não vegetarianos ingleses de ambos sexos, evidenciou que a mortalidade por doença coronariana isquêmica foi estatisticamente menor entre vegetarianos, porém os autores não chegaram a esclarecer se este fato foi devido exclusivamente à abstinência de carne ou o foi ao alto consumo de vegetais ricos em antioxidantes como vitaminas C e E, e bioflavonóides.
Com relação à mortalidade devido a doenças do sistema circulatório e respiratório, incluindo câncer de pulmão, Key e colaboradores, em 1996, verificaram, em estudo de 17 anos de duração, que é menor entre os vegetarianos. Os autores ressaltaram, no entanto, que também o estilo de vida, incluindo hábito de fumar, afeta bastante o desenvolvimento dessas condições.
Anderson e seus colaboradores, em1994, atribuíram o menor risco de surgimento ou a melhora das enfermidades crônicas entre vegetarianos às propriedades das fibras alimentares, defendendo a idéia de que ao ingerirem mais deste componente que os onívoros, ficam menos propensos à Hiperlipidemia e à Aterosclerose. Obviamente não descartaram a contribuição de outros fatores dietéticos, quais os níveis de consumo de gorduras saturadas e calorias totais na definição do perfil de saúde.
No mesmo ano Vuoristo e Miettinen relataram que a ingestão e a absorção do colesterol são significativamente menores em indivíduos ovo-lacto-vegetarianos do que em onívoros, o que baixa as concentrações séricas de colesterol total e LDL, por si só já conferindo certa proteção contra as doenças cardiovasculares. Associado à menor absorção, vegetarianos ingerem dietas com menores quantidades de gordura saturada e colesterol, e maior teor em fibras alimentares, do que os onívoros. Ling e Hanninen acrescentaram que a adesão a dietas vegans, nas quais só se admite alimentos vegetais (crus em sua maioria), causaria uma diminuição intestinal de enzimas bacterianas e de produtos tóxicos relacionáveis ao desenvolvimento do câncer de cólon.
Há poucos anos Kris-Etherton e auxiliares salientaram que a ingestão de frutos oleaginosos conferia efeito protetor adicional contra degeneração arterial, de vez que o seu conteúdo em ácidos graxos monoinsaturados e compostos bioativos diminui o colesterol plasmático. Fraser, no mesmo período, relatou que, no referente ao infarto agudo do miocárdio, indivíduos que consumiam frutos oleaginosos 1 a 4 a vezes por semana reduziram em 22% seu risco de acometimento, e aqueles que as ingeriam 5 ou mais vezes reduziram-no em 51%.
Alguns estudos epidemiológicos mais recentes, de há um lustro atrás, como o de Barr, vêm sugerindo que o Ovo-lacto-vegetarianismo exerce um efeito positivo contra a osteoporose em mulheres, e Hunt e Reed evidenciaram que, em média, a densidade óssea média de vegetarianas pós-menopausadas nunca caia abaixo da de onívoras.
Como nada é perfeito (à exceção de Deus!), ficam para o próximo Artigo observações sobre os possíveis efeitos nefastos do Vegetarianismo. Até lá!
Postado por Ozamir Lima às 17:46 0 comentários
Imprensa mostrou cobertura ideológica muito nítida
Crispiniano Neto
Postado por Ozamir Lima às 17:44 0 comentários
Famintos, sírios comem leão de zoológico de Ghouta
Postado por Ozamir Lima às 17:36 0 comentários
A luta pelo mandato, por Merval Pereira
Postado por Ozamir Lima às 17:34 0 comentários
Nova Lei de Execução Penal prevê medidas para mudar sistema prisional
Postado por Ozamir Lima às 17:29 0 comentários
Escolas profissionalizantes públicas e cotas privadas
Postado por Ozamir Lima às 17:29 0 comentários
Inscrições para o Ciência sem Fronteiras são prorrogadas até 6 de dezembro
Postado por Ozamir Lima às 17:27 0 comentários
Presos por corrupção são apenas 0,1% no Brasil
Postado por Ozamir Lima às 17:23 0 comentários
PSDB, Siemens e o propinoduto tucano
Postado por Ozamir Lima às 17:21 0 comentários
Dilma cresce e oposição encolhe, diz Datafolha
Postado por Ozamir Lima às 17:20 0 comentários
domingo, 24 de novembro de 2013
REVISTAS SEMANAIS
Postado por Ozamir Lima às 17:01 0 comentários
Ingerir frutas secas prolonga vida humana, afirma pesquisa
Foto: Reprodução BBC
Postado por Ozamir Lima às 16:52 0 comentários
Economista atenta pela falta de investimentos ao analisar PIB do RN
Marcus Guedes também aponta a falta de turistas como responsável pela queda do PIB estadual
Postado por Ozamir Lima às 16:50 0 comentários
Sonhos roubados e heróis caídos
Postado por Ozamir Lima às 16:49 0 comentários
Dermatologista alerta proteção e cuidado para evitar doenças de pele no verão
Médico lista doenças que, com exposição intensa ao sol, pode agravar e causar câncer de pele
Postado por Ozamir Lima às 16:46 0 comentários
Carlos Augusto afirma que Rosalba disputará a reeleição
Postado por Ozamir Lima às 16:42 0 comentários
Sem penas para jovens infratores
Postado por Ozamir Lima às 16:36 0 comentários
Comissão aprova perdão de dívidas a agricultores no Nordeste
Postado por Ozamir Lima às 16:12 0 comentários
Confira lista de alimentos que enganam o consumidor e não são o que parecem
Postado por Ozamir Lima às 16:09 0 comentários