segunda-feira, 26 de março de 2007

Alunos Desmotivados

Um número impressionante de 1,7 milhão de jovens brasileiros entre 15 e 17 anos não freqüenta a escola. Deixaram as aulas por falta de vontade de estudar. O estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) evidencia que 40% dos jovens fora da escola a abandonaram por desinteresse. A procura de emprego aparece em segundo lugar (17%). Para tentar explicar a evasão podemos citar uma série de fatores. Há problemas de natureza acadêmica, como a repetência e a sensação de que no colégio não se aprende nada útil para vida, e outros de origem social que também contribuem para a evasão, tais como:Gravidez na adolescência e o desemprego. É necessário que todos sejam combatidos pela classe política para minimizar este quadro assutador que emperra o desenvolvimento do Brasil.
Acredito que o desejo do presidente Lula em criar uma bolsa para estimular os jovens carentes de até 17 anos que estão fora da escola voltar a estudar é um dos caminhos, pois induz o estudante à volta á escola. É uma idéia interessante, porque metade dos jovens de até 17 anos que estão fora da escola vem de famílias que vivem abaixo da linha de pobreza. Outro dado "comovente" segundo o ministro da educação, é que 30% das jovens entre 15 e 17 anos que não freqüentam a escola são mães.
Um fato que ninguém contesta, é o estado de "caos" pelo qual passa a educação, ela caminha muito mal, e algo é necessário ser feito. Um sistema educacional com um núrero assustador de jovens fora da escola precisa de reparos urgentes.

Ozamir Lima

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas