domingo, 25 de março de 2007

Desapreço pela educação

"UM FATO sociológico." Foi assim que o secretário da Educação da Bahia, Adeum Sauer, procurou justificar sua absurda decisão de permitir que partidos políticos indiquem apaniguados para os postos de diretor e vice-diretor das 1.856 escolas estaduais.
Não espanta que tamanha sandice tenha vindo de uma gestão petista. É um fato, embora não propriamente sociológico, que no poder a legenda se celebrizou por tentar "aparelhar" todo e qualquer cargo ao alcance.
Indicações políticas para diretores de escola são uma chaga dolorosamente comum no país. Levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) a pedido da Folha em 2004 mostrou que 59,8% dos titulares haviam sido escolhidos dessa maneira.
Só que a repetição de erros não os justifica -tampouco serve para abonar uma "política" de apadrinhamento. Ao contrário, a alta freqüência apenas reforça a necessidade de combatê-los.Tal exigência se torna urgente quando se considera que o apadrinhamento traz rapidamente impactos negativos mensuráveis. Em todas as provas do Saeb (teste-padrão do MEC) de 2003, alunos de colégios comandados por "políticos" se saíram sistematicamente pior do que os de instituições cujos diretores haviam sido selecionados por outros critérios.
Talvez servisse de consolo o fato de que o secretário Adeum Sauer não pretende manter essa sistemática para sempre. As indicações políticas só vão perdurar até que as eleições diretas para diretor estejam implementadas. Ou seja, o secretário vai trocar a pior forma de escolha pela segunda pior."Fatos sociológicos" como o desapreço das autoridades pela educação precisam ser combatidos. A tarefa é difícil, mas não impossível. Até a varíola, fato biológico, mais "orgânico" do que manifestações sociológicas, foi com sucesso erradicada.
Folha de São Paulo
Nota deste blog: No Rio Grande do Norte a governadora Wilma teve o mérito de criar a eleição direta para diretores de escolas, Mas infelizmente parece que muitos diretores ainda não conseguiram compreender essa "autonomia" administrativa e alguns continuam com a mesma prática, Gerindo as escola com dependência total dos políticos conservadores.

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