sexta-feira, 27 de abril de 2007

[Educação] O RN entre os últimos na prova do MEC

Ensino Fundamental no RN está entre os piores do Brasil


O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O surpreendente é que numa escala de 0 a 10, alunos de 1ª a 4ª série, de um total de 4.340 municípios avaliados, 4.112 ficaram com índice abaixo de 5. No resultado por estado, o Rio Grande do Norte atingiu 2,5 de pontos no índice, que foi calculado com base em dados de 2005, da Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizados a cada dois anos. Este novo indicador, incluído no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), serve para orientar o direcionamento de verbas e o seu cumprimento implica no recebimento de mais recursos.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), João Oliveira, disse que este índice é uma novidade, no entanto, é reflexo de um antigo problema da educação: a valorização do professor e mais investimentos em infra-estrutura. "Não poderia ser diferente levando-se em consideração o péssimo desempenho do Estado nas avaliações do MEC. Ainda não paramos para avaliar esse índice, que foi uma novidade anunciada recentemente, mas já sabemos que é o resultado de professores mal remunerados e não valorizados. Além disso, tem as escolas sucateadas, sem bibliotecas ou computadores disponíveis para os alunos", afirma João Oliveira.

A equipe de reportagem deste vespertino tentou entrar em contato com a secretária municipal de Educação, Justina Iva, para falar sobre o assunto, mas não obteve sucesso. Já o secretário adjunto, Pedro Jorge, informou que estava em São Paulo, por isso não saberia falar com detalhes sobre assunto, indicando Justina como a pessoa ideal, já que ela participou recentemente de um encontro em Brasília, sobre o tema.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas