sábado, 14 de abril de 2007

ESTIAGEM

Previsão de inverno normal até agora não se concretizou

A Coordenadoria de Defesa Civil, do Governo do Estado, informa que pelo menos 57 municípios já se encontram em situação de emergência em decorrência da baixa variação pluviométrica registrada neste ano no Rio Grande do Norte. A informação é do coordenador substituto do setor, Carlos Alberto Abdon de Miranda.

Os números apontam que a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estava errada quando previu no início deste ano a ocorrência de inverno regular. Em algumas regiões, as chuvas não possibilitaram se quer o nascimento de pasto para o gado, como é o caso do Mato Grande.

Em outras regiões, como Vale do Açu, Seridó e Alto Oeste, as chuvas permitiram o plantio, mas a safra está praticamente perdida, segundo relato dos agricultores. Em todos os casos, segundo informa a Secretaria de Interior, Justiça e Cidadania, estão todas em situação de emergência.Os agricultores do interior do Rio Grande do Norte já enfrentam dificuldades, em decorrência de irregularidades nos invernos, há vários anos. Em 2004, nos últimos dez anos, registrou o melhor inverno. Todos os açudes do Rio Grande do Norte, inclusive a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, considerada a maior do Estado, transbordaram. No ano seguinte, o inverno não teve a mesma intensidade de chuvas.Em 2006, foi considerado fraco. Para este ano, o Emparn anunciou no início do ano inverno regular, o que deixou os agricultores esperançosos. Entretanto, as chuvas não apareceram com a intensidade necessária para sustentar a safra e, o que é pior, em pelo menos 57 municípios do Estado, as famílias, especialmente da zona rural, já enfrentam sérias dificuldades para encontrar água potável.

DF

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas