sábado, 19 de maio de 2007

CAMPUS DA UFERSA

Publico matéria veiculada pelo jornal diário, Gazeta do oeste, abordando um assunto muito importante para toda a sociedade apodiense , interessa principalmente a quem pretende fazer um curso superior.
Gazeta do Oeste

Deputados defendem campus da Ufersa para Apodi

Durante a instalação da Assembléia Itinerante no município de Apodi, nos dias 15 e 16, a coordenação do Fórum de Entidades Representativas da Sociedade Apodiense (FERSA), com apoio da Câmara Municipal, Prefeitura e classe política local, aproveitou a presença dos deputados para solicitar apoio na luta pela instalação do campus avançado da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) em Apodi.

Logo na cerimônia de abertura, o secretário de Agricultura, Laete Oliveira, que na ocasião substituía o prefeito José Pinheiro Bezerra, entregou em nome do Fórum, Executivo, Legislativo e classe política a Agenda Positiva de Obras, planejada em conjunto com a sociedade e que tem o papel de reivindicar aos governos atuais investimentos para o município.

Entre as cobranças encontra-se a implantação do campus da Ufersa na cidade, uma luta iniciada há pouco tempo, mas que já ganhou uma proporção estadual, principalmente pela disputa entre Apodi e Pau dos Ferros, que tem travado uma luta pacífica e saudável pelo melhoramento do ensino superior em seus territórios. O município de Apodi leva mais vantagem quando se trata das questões técnicas, por apresentar-se como uma região agricultavelmente rica e ainda possuir o segundo maior reservatório hídrico do Estado.

Durante a assembléia, foi realizada uma audiência pública sobre o aproveitamento racional da Barragem Santa Cruz e as possibilidades de implantação de projetos que beneficiem o Alto Oeste. Na oportunidade, setores ligados à agricultura, desenvolvimento da região e outros segmentos pediram justiça com a população do Vale do Apodi e região do Apanha Peixe (Caraúbas), para que primeiro sejam realizadas ações que tragam desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda, antes de qualquer outra atitude com as águas.

Os representantes das entidades exigem ainda que antes de qualquer projeto seja defendida pelos deputados a implantação do campus da Ufersa em Apodi. "Acompanhamos o interesse de levar as águas da barragem para o Alto Oeste, levar a Ufersa para Pau dos Ferros e nos preocupa o que será deixado aqui para Apodi. Não podemos ser bonzinhos em deixar levar nossas riquezas sem deixar nada para o nosso povo. Queremos justiça!", conclamou Flaviano Monteiro.

Os estudantes universitários Gilberto Leite, Russiana Souza e comitiva do Projeto Jovem Cidadão, coordenado pelo professor Genildo Souza, entregaram um manifesto ao presidente Robinson Faria, denominado Carta Cidadã, que mostra a falta de expectativa dos jovens dessa região justamente devido à ausência de investimentos na área de ensino superior e tecnológico.

Também foi mostrada a dificuldade diária das centenas de universitários que precisam se deslocar todos os dias para o campus central da Uern em Mossoró e para outros núcleos de ensino superior da região. "Algumas vezes, os ônibus cedidos pela Prefeitura chegam a quebrar por excesso de passageiros, e ainda assim são insuficientes para suprir atender a toda categoria", adianta Gilberto.

Aproveitamento educacional do município

Outro ponto colocado em pauta foi o bom aproveitamento educacional do município, que na última pesquisa do Governo Federal ficou acima da média nacional, e ainda a quantidade de universitários apodienses preenchendo vagas em toda essa região, tanto nas universidades públicas como privadas. "Isso prova como o apodiense se interessa pela formação superior e quanto o município precisa de investimentos nessa área", adianta o professor e acadêmico de Direito César Silva.

Diante de tamanha solicitação, vários deputados manifestaram solidariedade à sociedade apodiense e se colocaram a favor da instalação desse campus em Apodi. Leonardo Nogueira, Gustavo Carvalho, Márcia Maia, Nelter Queiroz, Cláudio Porpino, Gilson Moura, Walter Alves, Robinson Faria, entre outros, disseram estar a favor do município.

A secretária de Agricultura, Larissa Rosado, também fez questão de demonstrar total preferência pelo município de Apodi. Segundo ela, ninguém está desmerecendo os outros municípios, mas entendendo a carência local em investir no setor. Larissa ainda fez questão de deixar explícito o apoio da deputada Sandra Rosado, que sempre está a par das discussões do Fórum e das reivindicações apodienses.

O deputado Leonardo Nogueira, que mostrou total interesse pela causa, foi um dos responsáveis pela distribuição das Agendas Positivas com o restante dos parlamentas. Leonardo ficou ainda de marcar uma audiência pública no município para tratar exclusivamente dessa questão.

COMENTÁRIO MEU: A importância desta unidade para a cidade de Apodi e para o Rio Grande do Norte, é enorme e para se tornar realidade é necessário o engajamento de todos os segmentos da sociedade no projeto.

O campus universitário beneficiará, além de Apodi, cidades como Caraúbas, Itaú, Severiano Melo, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes entre outras. É imprescindível que nessa luta, os prefeitos dos municípios circunvizinhos , também mostrem interesse pela efetivação da proposta, porque são conscientes das conquistas que o campus trará para todos os municípios.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas