terça-feira, 29 de maio de 2007

ELEIÇÕES

Do deputado Henrique Alves: "Apoio do PMDB a Lula terá influência nas eleições no RN"

Pego carona no Jornal de Natal e publico aqui , declarações importantes do deputado federal Henrique Alves , sobre o apoio do PMDB a Lula e a influência que tal aliança terá nas eleições do nosso estado.

Por Ivo Freire

O deputado Henrique Eduardo, líder do PMDB na Câmara Federal, entende que o apoio do seu partido ao governo do presidente da República Lula da Silva, PT, é um fato novo que influenciará nas eleições de 2010 no Rio Grande do Norte. Henrique, entretanto, assegura que um possível entendimento político com a governadora Wilma de Faria, líder do PSB e a mais importante aliada do Governo Federal no Estado, está condicionado à decisão das bases políticas do seu partido e não à vontade do presidente Lula, do senador Garibaldi Filho ou dele próprio. "Para tomarmos um posicionamento temos que ouvir e acompanhar os que fazem o dia-a-dia do PMDB", ressalta o parlamentar, garantindo desconhecer qualquer tipo de articulação, partindo do PMDB, no sentido de uma aliança com a governadora.

Afirmando que o PMDB "só será forte com a união de todos", Henrique Eduardo diz acreditar na manutenção da coligação com o DEM, ex-PFL, partido liderado no Estado pelo senador José Agripino. Ele, contudo, considera um complicador para a continuidade desta aliança as diferenças entre os discursos dos dois partidos - DEM e PMDB - com relação ao Governo Federal. "Nós, do PMDB teremos um discurso muito forte favorável a Lula. Isto por que a administração federal executará obras importantes para o Rio Grande do Norte como a transposição de águas do rio São Francisco para o semi-árido nordestino que começa dia 30 de junho quando o Exército iniciará o trabalho. Será uma obra que beneficiará 12 milhões de pessoas com um custo de 4,5 bilhões de reais, além do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante", lembra o parlamentar.

Ainda sobre o aeroporto de São Gonçalo, Henrique Eduardo diz existir uma certa preocupação porque a obra, segundo ele, depende de um estudo de viabilidade econômico/financeira que condiciona a conclusão do aeroporto ao projeto de instalação de área de livre comércio.

Embora Henrique Eduardo cogite a manutenção da aliança com o DEM, a ressalva que faz às posições divergentes no plano nacional das duas legendas pode levar o PMDB a um novo caminho no plano local que já é sinalizado pelo senador Garibaldi Filho. Garibaldi disse na convenção do PMDB de Parnamirim, neste domingo, que "o partido precisa firmar alianças coerentes para 2008". Por coerência não se pode entender que venha a continuar ao lado do DEM, quando o presidente estadual dos Democratas e líder da legenda no Senado, José Agripino faz dura oposição à administração do presidente Lula da Silva.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas