quarta-feira, 30 de maio de 2007

PARA O SEU FILHO LER

Um exemplo do tipo de mentalidade referida na nota abaixo aparece na edição deste sábado do jornal Zero Hora. A seção “Para o seu filho ler” explica assim o que é o imposto e para que serve:

“Imposto é um dinheiro que todas as pessoas têm que pagar para o governo cada vez que compram alguma coisa ou vão pegar o salário no banco. O governo, então, junta esse dinheiro que é dado por todas as pessoas do Brasil e promete que vai usar isso para melhorar os hospitais, as estradas, as escolas, por exemplo. Mas as pessoas reclamam que o imposto faz as coisas que elas compram ficarem muito caras. Se o seu pai, por exemplo, não tivesse que pagar imposto quando compra comida para sua casa ou roupas para você usar, sobraria mais dinheiro no final do mês”.

E há quem diga que a tese do Estado mínimo perdeu força. Na verdade, o texto nem abraça tal tese, mas sim a do Estado inexistente. Em primeiro lugar, impostos não são pagos para o governo, mas sim para o Estado. Pode parecer uma filigrana, mas não é. As pessoas pagam impostos para que possa existir algo chamado Estado, para que possam existir serviços públicos e bens públicos. Tampouco é verdade que todas as pessoas pagam imposto no Brasil. Os maiores índices de sonegação encontram-se justamente nas camadas com maior poder aquisitivo. Se há distorções e desvios na destinação dos impostos, cabe à população organizar-se, participar da vida política do país e corrigi-los.

Imposto significa escolas públicas, segurança pública, saúde pública...Se a vida em sociedade está ruim com a existência de impostos, como seria sem eles? Em primeiro lugar, não haveria sociedade, nem Estado, nem República. E, aparentemente, a vida não está tão ruim assim como sugere a nota infantil de ZH. Ao lado dela, um grande anúncio preenche a página 18 do jornal afirmando: “Está muito fácil ter o seu Chevrolet”. Todos à revendedora Chevrolet, portanto. Imagine se não tivéssemos que pagar imposto na hora de comprar comida ou roupas. Já poderíamos todos estar com uma coleção de Chevrolets na garagem. A vida é dura...

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas