domingo, 9 de setembro de 2007

Centenas de manchetes mostram que mídia continua golpeando Lula

O jornalista Paulo Henrique Amorim, editou uma nova lista de matérias e manchetes publicadas nos principais jornais do país (Globo, Folha de S.Paulo e Estadão) que evindenciam o que ele chama de "golpismo' da mídia contra o presidente Lula, seu governo e seus aliados.
. O levantamento, que o jornalista chamou de “O Golpe em Marcha”, vem sendo elaborado desde o início do segundo mandato de Lula e agopra ganhou atualização que compreende o período de de 17 de junho a 31 de agosto. A nova lista contém cerca de 400 títulos de matérias e manchetes de primeira página dos jornais, incluindo o grosso das reportagens com as quais a mídia tentava atribuir ao governo federal a responsabilidade pela tragédia com o avião da TAM e o noticiário negativo sobre o julgamento do "mensalão" no STF.
. Uma das conclusões a que Amorim chega observando o volume do noticiário anti-Lula é a de que a mídia conservadora continua golpista e quer derrubar o presidente.
"O Conversa Afiada pretende encaminhar esse levantamento ao Iuperj, no Rio, que faz um trabalho sistemático sobre a “partidarização” da mídia brasileira, no Doxa, sob a direção do professor Marcus Figueiredo", diz o site.
. O levantamento apresenta quase 400 matérias, entrevistas, editoriais e artigos publicados pelos três jornais, indicando o título e, em boa parte deles, o link que leva ao conteúdo do texto publicados. Os títulos da maior parte dos textos listados não deixam dúvidas quanto à manipulação das informações visando desgastar a imagem do governo. São "pérolas" do tipo "STF vai julgar quadrilha que operou no 1º mandato de Lula" (Estadão, 29/8); "Ao comentar caos aéreo, Lula não explica o que já foi feito e o que estaria faltando" (O Globo 16/8); "São Paulo faz maior "Fora, Lula'; protesto reúne 3 mil pelo país" (Folha 5/8).
vermelho/luciano

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas