domingo, 28 de outubro de 2007

Lulismo x Petismo

É certo que a imagem política do PT é hoje altamente questionada até pelos próprios petistas. Umas séries de escândalos, envolvendo corrupção, ocorreram e estão ocorrendo, na gestão Lula. No primeiro mandato, Lula contava com uma equipe de ministros endeusados, bem vistos pela opinião pública, e bem vistos pela crítica informativa. Porém, quase todos foram derrubados pelas ondas do mensalão e das quase 20 CPI’s instauradas pelos próprios companheiros de partido.

Lula carrega o PT nas costas. Sempre foi assim. Desde o primeiro mandato, o partido mostrou que não estava preparado para governar. Depois de tantos anos, o PT já deveria ter posto de lado suas divisões, suas tendências, e trabalhado mais como um partido no governo e não fazer oposição ou questionar as ações de seu próprio governo.

As contradições do partido são tantas que Lula teve até mesmo de tirar sua roupagem de presidente pra se colocar como militante e passar a mão na cabeça de um partido estraçalhado, chegando a ponto de praticamente anistiar os mensaleiros. Não foi uma boa jogada, mas Lula não tinha outra saída.

A diferença entre lulismo e petismo é tão grande que em todas as pesquisas de opinião o presidente está com a popularidade em alta e seu partido, não. Em todas as denúncias que se faz contra o governo, o PT está lá envolvido, como envolvidos estão vários integrantes do partido no julgamento do STF, mas nada atinge o presidente. Claro que partido e Lula vão se encontrar em algum momento, mas o futuro do PT depende essencialmente de Lula.
Sonia Carvalho

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas