sábado, 17 de novembro de 2007

Notas de Sábado

Hugo Chavez


Chavez fala bastante e certamente deverá ouvir muito pelo mundo. No Brasil e no mundo as elites capitalistas se sentem ameaçadas por Hugo Chávez, ele fala muito, mas acredito que Chavez está no caminho certo para tentar construir um país com menos desigualdades sociais e enfrentando de forma coerente seus opositores que tentam de forma ilícita derrubar um governo eleito com voto popular.

Exportador de petróleo

Em breve o Brasil poderá ser membro da Opep e exportar petróleo no futuro.Mas Perguntar não ofende: Será que o combustível vai baixar para o consumidor? acho muito difícil.

Copa 2014

É preciso que se crie um comitê para a organização da Copa 2014 com a participação da sociedade civil. Não podemos permitir que os investimentos para a realização desse evento tão importante fiquem apenas nas mãos desses políticos corruptos e inoperantes. Afinal, a Copa é do Brasil ou da CBF? O dinheiro que o governo investirá sairá de onde? Dos impostos ou dos cofres da CBF?"

Greve

O projeto de lei que tem como objetivo quebrar a estabilidade do servidor público e que conta com o apoio do presidente Lula foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está agora no Senado Federal para aprovação final. Essa medida representa um retrocesso na história de lutas de várias categorias que já são penalizadas com baixos salários em sua grande maioria e exercem suas funções muitas vezes em condições precárias. A estabilidade para muitos é sua única vantagem.Percebe-se também que a intenção do governo é restringir ou mesmo acabar com o direito de greve em todo o país.Concordo que os excessos sejam evitados, mas querer cercear o direito de manifestações da classe trabalhadora é um ato de caráter ditatorial, que contraria princípios de uma democracia plena. São medidas com perfil neoliberal.

CPMF

Não há motivo para que alguns reclamem tanto contra a CPMF -existem outros impostos muito mais onerosos. Pensando bem, a CPMF é um imposto relativamente justo: quem movimenta muito dinheiro paga mais, quem movimenta menos paga menos. Parece-me que todos pagam.O descontentamento contra a CPMF ocorre porque ela incide diretamente sobre o dinheiro da burguesia e da classe média que tentam de todas as formas sonegar.A pretensão dessa classe é não pagar nada, deixar tudo para os trabalhadores pagarem. Esta é a ética no regime capitalista.

Educação

Como em qualquer área, há na educação pessoas incompetentes, descompromissadas e até mesmo malpreparadas. Entretanto, existem profissionais com ótima formação, talentosos e dedicados. Da mesma forma, os alunos não são todos limitados, desrespeitosos ou violentos. Portanto,o caos na educação não deve ser generalizado, como muitos defendem.Melhores salários são, sem dúvida parte da solução. Assim, professores não precisariam correr de uma escola para outra.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas