quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

[Cefet] FALTA DE EMPENHO

Recebo hoje cedo, o jornal Tribuna do Norte e leio uma manchete extremamente desanimadora para Apodi ,Caicó e Santa Cruz: Por falta de empenho do governo do estado e das prefeituras ,esses três municípios estão ameaçados de perder Cefets.

Publico principal trecho da matéria que pode ser lida integralmente no jornal

RN pode perder unidades do Cefet

O Governo Federal investirá R$ 21 milhões para a construção de seis unidades do Cefet-RN, o que significa incremento de 9 mil vagas para o Ensino Médio e Superior no Estado. A licitação para as obras deve ser feita ainda este ano pela instituição mas esbarra na regularização de dois terrenos cedidos por prefeituras e um pelo Governo Estadual para a expansão da rede federal.

O problema é que restam poucos dias úteis em 2007. O diretor do Cefet-RN, professor Francisco Mariz, teme que não haja tempo suficiente para a licitação e as cidades que têm projeto pré-aprovado percam a oportunidade de ter uma unidade da instituição de ensino. “A partir do dia 20, começam os recessos de natal e ano novo e daí perdemos o prazo se não houver regularização da doação desses terrenos”, alerta.
O diretor do Cefet-RN, professor Francisco Mariz, está preocupado com o andamento dos processos relativos à oficialização das áreas onde serão construídas as novas unidades. “Se não houver empenho das prefeituras e do Governo do Estado, já tem cidade pleiteando uma das escolas para si”, refere-se a Nova Cruz, que não foi selecionada e está na fila para ser contemplada, caso algum processo não seja concluído.

A segunda expansão do Cefet-RN significa duplicar a atuação da rede de ensino no Rio Grande do Norte. Atualmente, as cinco unidades - sede, no bairro de Lagoa Nova, Zona Norte, Mossoró, Ipanguassu e Currais Novos - atendem 8 mil alunos, em 30 cursos técnicos e 11 cursos superiores. O corpo docente é formado por cerca de 400 alunos e o corpo técnico administrativo tem 250 servidores.

As novas unidades terão dois cursos de nível médio e uma licenciatura, atendendo às necessidades das regiões onde estão inseridas. Haverá concurso para preencher as vagas que serão abertas para professores e servidores técnico-administrativos, em número de 60 e 65 respectivamente.

Existe projeto do Governo Federal de modificar a estrutura do Cefet (Centro Federal Tecnológico) para Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, por isso as novas unidade já serão criadas com oferta de cursos superiores. Atualmente, somente as escolas de Natal e Mossoró dispõem desses cursos.

“O mais importante ao levarmos a instituição para todo o Estado é que as pessoas serão atendidas em sua região, e não mais precisam se deslocar para outra cidade”, reflete Mariz, lembrando que o risco de os estudantes saírem de seus municípios é a perda dos futuros profissionais, pois geralmente quem sai para estudar não volta.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas