domingo, 2 de dezembro de 2007

NOTAS DE DOMINGO

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

O Jornal de Fato de hoje, publicou uma matéria com pesquisa divulgada terça-feira, 27 mostrando que menos de um quarto da população do nosso estado tem acesso a saneamento básico.Dos nove estados nordestinos, o Rio Grande do Norte aparece como o sexto com pior acesso a esgotamento sanitário.Informação extremamente negativa para os potiguares, pois sabemos que o saneamento básico e um serviço essencial e sua falta contribui para o aumento de doenças.Segundo estudo feito pela UFRJ, 68% das internações hospitalares públicas são provenientes de doenças ocassionadas por consumo de água contaminada.

Já que o assunto é esgotamento sanitário, perguntar não ofende: Quando Apodi terá o seu? A população apodiense espera ansiosa e quer saber.

O crescimento da criminalidade

É impressionante o crescimento da criminalidade em todo o Brasil e as policias prestam um serviço de segurança insuficiente, e vamos todos ficando cada dia mais assustados, e, dependentes da insegurança pública que vai se generalizando.



TARIFAS BANCÁRIAS

Recomendo a leitura da reportagem publicada hoje na Folha de S.Paulo, sob o título Governo restringirá alta de tarifa bancária. Alguns dados que não estão no texto, mas em tabelas e gráficos que não aparecem na versão online:

A participação das tarifas na receita dos bancos subiu de 12,4% para 18,8% nesse período.

Os bancos receberam R$ 52,6 bilhões com taxas e serviços em 2006; a receita era de R$ 24,2 bi em 2002.



As maiores fontes de faturamento com serviços:

cartões de crédito (23,5%),
tarifa de abertura de conta (13,3%),
administração de fundos (12,8%),
renda de cobrança (7,8%),
manutenção de conta corrente (5,7%),
tarifa interbancária (4,1%),
fornecimento de extratos e talões de cheque (2,4%).



QUE ABSURDO!

Em nossa cidade muitas pessoas estão fazendo uma verdadeira farra com a natureza,enquanto a preocupação do mundo inteiro é plantar,em Apodi, muitos estão na contramão da história, cometendo um brutal crime ambiental derrubando árvores de forma desenfreada.É vergonhoso para o nosso município.

EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS

A Folha de São Paulo de sexta-feira passada, publicou uma reportagem com a seguinte manchete: "Brasil é um dos piores em ciências", isso mostra a real distância que nos separa dos países mais desenvolvidos. As conseqüências de tudo disso acabam por atingir a economia, as pessoas e a própria democracia, comprometendo de forma irremediável o desenvolvimento científico e tecnológico e coloca em risco o futuro do país. Há, assim, necessidade de uma ampla reflexão sobre o ensino de ciências ministrado em nossa escola básica.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas