quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

APODI PODERÁ GANHAR ESCOLA AGRÍCOLA

Representantes de várias intuições se reuniram na manhã de ontem no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi para discutir a instalação de um curso técnico de agroecologia para o município. O projeto visa a preencher uma lacuna antiga que existe diante da ausência de instituições de ensino direcionadas a filhos de agricultores.A proposta foi levantada através do professor Jorge Luis, diretor da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, em parceria com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco Edílson Neto. A idéia ganha também o apoio das associações locais, como Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Fórum de Entidades e Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para que o projeto comece a funcionar, é necessário haver um investimento por parte das instituições parceiras, no caso MDA e Cefet, que entrarão com os recursos e estrutura humana para a parte pedagógica. A escola Valdemiro Pedro Viana, localizada na comunidade rural de Santa Rosa, há 12 km de Apodi, seria a sede para os cursos.Segundo o professor Jorge Luis, a intenção é beneficiar os filhos de agricultores que estejam cursando ou tenham terminado o ensino médio (antigo segundo grau). “O curso será subseqüente, com duração de dois anos e certificado reconhecido pelo MEC”, explica Jorge. O filho do professor, Jorge Filho, recém-formado em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), fez a apresentação do projeto aos participantes.

A expectativa, de acordo com os responsáveis, é que se liberados os recursos a tempo, o curso de Agroecologia poderá começar a funcionar já no segundo semestre desse ano. “Essa proposta tem o objetivo principal de oportunizar conhecimento aos filhos dos agricultores para que eles permaneçam nas suas terras e sobrevivam delas. Será no mesmo formato da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba”, explica o presidente do STR, Edílson Neto.

FONTE:jornal de fato

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas