sábado, 2 de agosto de 2008

Comperve defende desligamento de alunos

O coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Valdomiro Morais, desaprova a necessidade de anulação do Processo Seletivo Vocacionado para os estudantes cotistas do curso de Medicina, caso confirmado processo fraudulento que é investigado pelo Ministério Público Estadual. Para ele, a medida mais cabível aos supostos fraudadores do vestibular é o desligamento imediato do curso.
A justificativa para a afirmação, segundo Morais, está no próprio edital que rege o processo seletivo. O item 9.1 do documento chama a atenção para os casos de fraudes, e adota o desligamento como principal medida, nos casos de confirmação das irregularidades. "O edital é muito claro neste ponto. Diz que, mesmo que o aluno já esteja cursando, em qualquer época, o desligamento será feito e serão chamados os aprovados subseqüentes. Se o PSV for cancelado, pode prejudicar as pessoas que conseguiram a vaga por mérito", esclarece o coordenador.
Mesmo discordando da possibilidade de anulação, que poderá ser adotada pelo promotor do Patrimônio Público Daniel Guerra Alves, que investiga a denúncia de irregularidade, Morais informa que, diante de qualquer decisão, a recomendação será seguida a risca. "Acho desnecessária a anulação, mas caso o promotor ache necessário, a Uern cumprirá a determinação", comenta.
De acordo com o coordenador, a falta de um sistema informatizado entre as escolas da rede pública de ensino é um facilitador das irregularidades. Para fraudar o sistema de cotas, segundo apura o MP, os supostos envolvidos teriam concluído o ensino médio na rede privada de ensino e depois efetuaram matrículas no ensino supletivo de escolas públicas, com a alegação de que teriam cursado apenas o ensino fundamental. "Assim fica uma tarefa praticamente impossível de detectar fraude. Não tem nenhum mecanismo que as escolas possam saber se aquele aluno já concluiu ou não o ensino médio", ressalta Morais.
Nos próximos dias o promotor Guerra Alves solicitará à Uern uma cópia do regimento do sistema de cotas da instituição. Ele quer saber até que ponto o sistema é falho.
Jornal de Fato

1 comentários:

Anônimo

Muito se fala na possibilidade de o promotor decida anular o resultado do exame de seleçao para vagas destinadas ao sistema de cotas. E os alunos aprovados para vagas de nao-cotistas??? Poderao ser prejudicados caso o resultado do exame seja anulado?

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas