quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sete municípios da região oeste ignoram a disputa democrática para prefeito

Por Fabiano Souza
A disputa das eleições municipais com chapa majoritária única em sete municípios do Rio Grande do Norte, sendo todos situados na região Oeste do Estado, deixa claro que a disputa democrática na região ainda aparece como uma realidade muito distante. Na maioria dos municípios onde a disputa acontece com a presença de chapa única, os candidatos pertencem a oligarquias políticas que dominam esses municípios há pelo menos três décadas. Esse ambiente antidemocrático, que evidência a ditadura do consenso, silenciosa na qual a força de submissão é visível a todos vai acontecer nos municípios de Luís Gomes, Major Sales, Antonio Martins, Viçosa, Portalegre, José da Penha e Taboleiro Grande. Embora exista o reconhecimento de parte da população em relação ao trabalho realizado pelos atuais gestores que disputam a reeleição ou pelos nomes indicados por eles a ausência de uma candidatura de oposição impede uma analise mais aprofundada do que foi realizado nesses municípios e o que poderia ter sido realizado.

Outro fato que deveria chamar a atenção do eleitor está relacionado aos acordos políticos que fazem com que durante décadas uma mesma família acabe comando os destinos de dois ou três municípios como acontece com os municípios de Luis Gomes e Major Sales. Em Luis Gomes o atual prefeito Pio X que está deixando o cargo indicou o sobrinho, José Fernandes o Dedezinho, que depois de dois mandatos em Major Sales indicou Maria Elce, esposa de Pio X para disputar o cargo em Major Sales.

Ele disputa agora a reeleição. Embora não esteja entre os sete municípios que disputam as eleições com chapa única, em Almino Afonso e Rafael Godeiro, a administração municipal vem sendo coordenadas há pelos menos duas décadas pelos irmão Abel Amorim e Bernardo Amorim. O primeiro indicou a atual prefeita de Rafael Godeiro Ludmila Carla para o cargo depois de dois mandatos e agora é candidato novamente. Para retorna a disputa Abel fechou acordo com o irmão Bernardo para que em Almino Afonso o indicado por ele fosse o irmão de Ludmila, Lawrence Carlos. Com isso o grupo sem mantém no controle dos municípios tendo sempre um dos dois como prefeito e o outro controlando o prefeito indicado por eles.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas