sábado, 29 de novembro de 2008

Ensino noturno estadual terá novo modelo

Está na edição de hoje do Jornal Gazeta do Oeste: Educação diferenciada para o ensino médio noturno. Esta é a proposta do Seminário de Sensibilização do Ensino Médio Noturno, idealizado pelo Governo do Estado, que será realizado pela Secretaria Estadual de Educação, para diminuir a evasão e a repetência escolar do aluno-trabalhador.

O evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro no Hotel PraiaMar, em Natal, a partir das 8h. A programação do encontro será voltada para os educadores que trabalhem em escolas do Rio Grande do Norte.

A previsão da Secretaria Estadual de Educação é de que mais de 500 educadores de 25 escolas do Estado estejam envolvidos no projeto. A proposta, que já é aplicada em algumas escolas, é reformular o currículo para adequar as aulas a este perfil de aluno. Serão oferecidas palestras e debates sobre o assunto durante o evento e exposição de pôsteres de escolas que já desenvolvem o projeto em sala de aula.

Comento:

O ensino médio noturno é quase sempre considerado nos meios educacionais como um problema, uma fonte de insatisfação que precisa ser solucionada.Ás vezes penso ser realmente um problema de difícil solução, pois com muita freqüência é oferecido àqueles que dispõem de menos recursos.As primeiras experiências com ensino noturno no Brasil datam do tempo do império.Já naquela época,os cursos noturnos estavam relacionados aos analfabetos adultos, que não tinham tido como freqüentar aulas no período diurno, por estarem trabalhando. Para fazermos uma reflexão mais consistente sobre o ensino noturno, é preciso que se conheça quem são os alunos que o freqüentam, bem como o modelo de escola que lhes é oferecido.É formado por jovens estudantes, em sua maioria,um grande número faz parte do mercado de trabalho,com baixa qualificação,muitos com jornadas de oito horas ou mais e trabalham por ser extremamente necessário para sobreviverem.
Talvez a condição de aluno-trabalhador represente a característica mais marcante do ensino médio noturno,o que exige uma educação diferenciada e a metodologia empregada pelos professores deve ir além da seleção de conteúdos.

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