sábado, 13 de dezembro de 2008

COCHILO À TARDE É MELHOR QUE XÍCARA DE CAFÉ PARA MELHORAR DESEMPENHO

Uma xícara de café forte pode fazer você se sentir bem desperto, mas um pequeno estudo sugere que, para um melhor desempenho físico e mental, um cochilo à tarde é mais eficaz.


Cientistas passaram uma manhã treinando 61 pessoas em tarefas motoras, perceptivas e verbais: tocar um teclado em uma seqüência específica, distinguir formas em uma tela de computador e memorizar uma lista de palavras. Então, os cientistas aleatoriamente dividiram os participantes em três grupos. O primeiro tirou um cochilo à tarde, entre as 13h e as 15h. Às três da tarde, o segundo grupo tomou uma pílula de 200 miligramas de cafeína. O terceiro grupo tomou um placebo. Os participantes repetiram as tarefas que haviam sido ensinadas anteriormente e foram avaliados por pesquisadores que não sabiam a qual grupo as pessoas pertenciam.



Aqueles que tomaram cafeína tiveram habilidades motoras piores do que aqueles que cochilaram ou tomaram o placebo. Na tarefa de percepção, os que repousaram tiveram desempenho significativamente melhor do que o grupo da cafeína e o do placebo. No teste verbal, os participantes que tiraram um cochilo foram os melhores com uma ampla margem, e os que tomaram cafeína não tiveram desempenho melhor que o grupo do placebo. Apesar do desempenho inferior, os que tomaram cafeína relataram freqüentemente menos sonolência do que os outros.



"As pessoas acreditam ficar mais espertas com a cafeína", afirmou Sara C. Mednick, professora assistente de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Diego, e autora responsável pelo estudo, publicado na edição de 3 de novembro do "Behavioral Brain Research". "Mas esse estudo é um forte argumento a favor do cochilo em vez da xícara de café", completou a pesquisadora. (Fonte: G1)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas