quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Pesquisa aponta desigualdade social do Nordeste


A população pobre que vive na Região Nordeste é a que que está mais distante de vencer a barreira da linha da pobreza. A constatação faz parte do Mapa de Pobreza e Desigualdade, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Nordeste, a distância média dos pobres em relação ao parâmetro da linha de pobreza é de 28,6%. O índice é bastante superior à média nacional, de 10,7%. Por conta disso, a região é a que mais necessita de investimentos públicos que permitam a essa parcela de brasileiros superar a barreira da pobreza.

O mapa foi produzido pelo IBGE em parceria com o Banco Mundial com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do período de 2002 a 2003 e do Censo 2000.

De acordo com o levantamento, mais uma vez é a Região Nordeste que se caracteriza pela severidade da pobreza mais intensa: 68,3% dos municípios tinham uma severidade maior do que 10%. Para esse indicador, a média do país foi de 30,9%. As demais regiões apresentaram os seguintes índices: Norte (33%); Centro-Oeste (19,1%); Sudeste (14,3%) e Sul (0,5%).
(Agência Brasil)

COMENTO:


O nordeste é uma região de desigualdades sociais profundas,produto de uma certa formação da sociedade e da forma excludente de distribuição de renda ao longo de sua história.Creio que o congresso nacional pode melhorar substancialmente os rumos da história da região nordeste, a partir do momento em que votar projetos de lei priorizando temas como educação pública para todos,saúde de qualidade e direitos sociais contemplando todos os brasileiros sem distinção por região.

7 comentários:

Anônimo

Muito legal falar sobre a desegualdade social,meu trabalho é sobre isso.

Muito obrigada pelas dicas.

Anônimo

adorei esse tema ,estava em duvida sobre um tema para fazer um trabalho escolar,agora me decidi.
obrigado.

Cleuzilân dia Magalhães

É triste saber ,que a má distribuição de renda é uma das principais causas da desingualdade social.Mas que pena que essa é a mais pura realidade.

Daiana Drumond

Este artigo está maravilhoso! O comentário inspirou a introduçaõ de um trabalho sobre as maiores desigualdades do Nordeste que estou ajudando minha tia a fazer.

Muito obrigada,

Daiana Drumond.

Daiana Drumond

Este artigo está maravilhoso! O comentário inspirou a introduçaõ de um trabalho sobre as maiores desigualdades do Nordeste que estou ajudando minha tia a fazer.

Muito obrigada,

Daiana Drumond.

dani e gabi

oi meu nome é gabrielle e essa pesquisa me ajudou muito a fazer um trabalho escolar,
muito obrigada.

Anônimo

eu tava prescisando disso tenho um trabalho pra fazer, obrigado se tiver mais coisa sobre o indice de digualdade social do nordeste poste no blog!@ tanks@$#

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas