sábado, 7 de março de 2009

Mulheres são maioria nas pastas sociais

A presença feminina no primeiro escalão das capitais brasileiras é, além de minguada, concentrada nas áreas sociais. Um levantamento feito pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) nos recém-nomeados secretariados de 26 capitais mostra que 59,9% das mulheres titulares atuam em áreas como educação e assistência social, noticiou a Folha Online.

Para a secretaria, essas pastas são relacionadas ao cuidado e à extensão da casa e da conduta doméstica. Nas secretarias ligadas a temas econômicos e de gestão contam com 25,3% das mulheres titulares.

A consultora do ONG Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria) Eneida Dutra diz que ainda não foi desconstruído o mito de que as mulheres são naturalmente adequadas para o espaço privado --a casa e a família. "Não podemos tratar isso como uma coincidência, como se as mulheres não se interessassem por outras áreas. Ainda há barreiras de desconfiança em relação à capacidade das mulheres de liderar e de lidar com situações de pressão", avalia.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas