terça-feira, 17 de março de 2009

"Território Sertão do Apodi, nas Pegadas de Lampião" é lançado pelo SEBRAE/RN

O Rio Grande do Norte foi palco de uma das piores derrotas que o bando do cangaceiro Lampião sofreu. Em 1927, na cidade de Mossoró, eles foram rechaçados pelos habitantes que, liderados pelo prefeito, defenderam bravamente a cidade. O episódio ficou marcado na história do cangaço e na trajetória do bandido como a primeira resistência com sucesso às suas emboscadas. Na tarde de ontem (16) foi apresentado à imprensa, pelo SEBRAE-RN, o Projeto "Território Sertão do Apodi, Nas Pegadas de Lampião". Em parceria com o Governo do Estado, o projeto consiste num conjunto de ações integradas que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da região do Sertão do Apodi, visando a sustentabilidade econômica, social e ambiental, pelo fortalecimento dos pequenos negócios existentes e das vocações locais.

Dentre as ações, será dado um destaque à constituição do roteiro turístico que segue as pegadas de Virgulino na região, envolvendo diversas atividades ligadas à estética do cangaço, como o artesanato, as expressões artísticas, teatro de bonecos, a culinária regional, a produção de fitocosméticos e muito mais.

Nesta fase inicial do projeto, a Agência Cultural do SEBRAE/RN, em parceria com a Íntegra Pesquisa & Consultoria (IPC) estão realizando um grande mapeamento cultural do Sertão do Apodi, resultando em um inventário da cultura material e imaterial dos 17 municípios incluídos e a busca de referências históricas e culturais sobre o cangaço.

Também estiveram presentes na apresentação do projeto os fotógrafos responsáveis pela produção de um Banco de Imagens, uma Coleção de Cartões Postais e uma Exposição Fotográfica Itinerante, que irão complementar e ilustrar este grande banco de dados, que estarão disponíveis gratuitamente para os empreendedores e prefeituras locais.

As primeiras oito cidades escolhidas para iniciar as ações do projeto são: Felipe Guerra, Apodi, Paraú, Rodolfo Fernandes, Patu, Campo Grande, Umarizal e Gov. Dix-Sept Rosado.

Para organizar esta ação, foi convidada a ONG ZooN Fotografia, que articulou sete fotógrafos de expressão regional e nacional, ligados ao fotojornalismo e também à região. São eles: Canindé Soares, Cícero Oliveira, Henrique José, Jean Lopes, Max Pereira, Pacífico Medeiros e Ricardo Junqueira.

A produtora do projeto, Keila Sena, explicou o objetivo da apresentação: "Todos os presentes conheceram mais e melhor esta importante iniciativa de promoção da cultura, afirmação de identidade e impulsionadora do desenvolvimento local e do turismo sustentável em nosso Estado".

O resultado dessa expedição será lançado em 03 de abril 2009, em um evento cultural na cidade de Apodi.




Correio da tarde

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas