terça-feira, 12 de maio de 2009

Barragem de Santa Cruz alcança maior sangria desde início deste inverno

As fortes chuvas, verificadas no último fim de semana em cidades do Alto Oeste potiguar, acarretaram na rápida elevação do nível da Barragem de Santa Cruz.

O reservatório, que tinha como recorde do atual período invernoso uma lâmina d'água da ordem de 50 centímetros,encerrou o dia de ontem com uma sangria de 73cm.

A lâmina encontra-se longe do recorde histórico, que foi registrado em 2008, 1,10 metro, mas a elevação do nível, que somente no dia de ontem alcançou oito centímetros, começa a resultar em transtornos na região do Vale do Apodi.

Segundo o auxiliar de gabinete da Prefeitura do Apodi, Tibúrcio Marinho, com a elevação do nível das águas, famílias de várias comunidades situadas nas áreas de risco começam a deixar suas casas.

"A elevação da água começa a alagar a região do vale. Várias famílias já iniciaram o processo de esvaziamento de suas casas na tarde de ontem", destaca Tibúrcio Marinho.

Além do alagamento da região do Vale do Apodi, a elevação do nível de sangria da Barragem de Santa Cruz deve resultar em problemas graves à cidade de Mossoró.

Com uma sangria mantida em cerca de um metro na Barragem do Centro, a cidade oestana, que já conta com centenas de famílias desabrigadas, deve enfrentar novos problemas com a chegada das águas originárias na região do Alto e Médio Oeste.

Emparn prevê mais chuvas para o Rio Grande do Norte

Os pluviômetros da Emparn registraram chuvas em 89 municípios do Estado, das 7h da última sexta-feira até as 7h de ontem.

Choveu em todas as regiões, mas o local que apresentou maior índice de precipitação foi o litoral potiguar. Em Vila Flor, choveu 148,4 milímetros. Em Natal, o acumulado do último fim de semana foi de 123mm.

Na região Oeste, a maior precipitação foi de 95,5 milímetros em Rodolfo Fernandes; na região Central, o maior índice registrado foi em Pedra Preta, onde choveu 88 milímetros; e na região Agreste, João Câmara registrou uma precipitação de 92,8mm.

A previsão dos meteorologistas da Emparn é de ocorrência de chuvas durante esta semana em todas as regiões do Estado.

A previsão deixa as áreas afetadas por inundações em estado de alerta.
O mossoroense
MÁRCIO COSTA Editor do Regional

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas