sábado, 23 de maio de 2009

Prefeita decreta Estado de Emergência

O município de Rodolfo Fernandes passa a integrar a lista dos municípios do Rio Grande do Norte em estado de emergência, em consequencia das fortes chuvas registradas este ano em todo o interior, principalmente na região oeste. No decreto publicado hoje no Diário Oficial do Estado (DOE), a prefeita Bernadete Queiroz afirma que a alta precipitação pluviométrica registrada no município já ultrapassa o volume de 1.000 milímetros no período de janeiro a 20 de maio deste ano. Segundo ela, o alto volume de chuva provocou enxurradas e alagamentos em todo o território do município, causando danos nas estradas vicinais e arrombamentos de açudes e barreiros na área rural, alagamento e inundação de lavouras. "Toda essa situação acabou provocando a perda total e parcial dessas lavouras e o comprometimento dos serviços essenciais de saúde e educação, com a interdição das estradas vicinais de acesso a sede do município por onde trafegam os veículos que fazem o transporte de estudantes para as escolas estaduais. Mais de 40% dos estudantes residentes na zona rural estão sendo afetados pela situação", acrescentou.

A prefeita disse ainda que sua decisão de decretar estado de emergência no município contou com o parecer de especialistas, informando que existe forte tendência para a continuação de registro de chuvas fortes para a região, agravando ainda mais a situação precária das estradas vicinais. Bernade disse que na semana passada a inundação da Rua Jacinta Queiroz devido à cheia das águas do açude público "Sossego" causou muitos estragos na pavimentação (paralelepípedo) em diversas ruas da sede do município.

Diante da situação em que se encontra o município, a prefeita disse que não restou alternativa, a não ser decretar o estado de emergência pelo prazo inicial de 90 dias, podendo o prazo deste decreto a ser prorrogado por igual e sucessivo período até o máximo de 180 dias.
correiodatarde

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas