sexta-feira, 1 de maio de 2009

RN tem notas acima da média do Nordeste no Enem

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enen, mostrou que as Escolas do Rio Grande do Norte e de Natal estão com notas acima da média da região Nordeste. No entanto, apesar dos bons resultados, faltam ainda melhorias na educação potiguar que elevem as notas já que a melhor classificação no estado do Centro de Educação Integrada-CEI foi de 69,90 no segmento escola privada e 67,40 do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Integrada do RN, no segmento de escola pública. As duas notas com valor abaixo da melhor média nacional – que foi a do Colégio São Bento, no Rio de Janeiro, que obteve como média total de 80,58 e do segundo colocado o Colégio Bernouli, de Belo Horizonte, que obteve 77,38 pontos.

Nas escolas estaduais do Estado, das 10 primeiras classificadas cinco estão localizadas em Natal e o restante no em cidades do interior do estado. O secretário estadual de Educação Ruy Pereira disse que o resultado pode ser encarado com alegria mas também com preocupação em relação aos indicadores do segmento no estado e no país. “Precisamos melhorar muito mais. Melhoramos na redação e na prova objetiva. Estamos acima da média do Nordeste mas ainda abaixo da média do Brasil. Estamos programando para atingir um IDEB de 6,0 em 2012. É preciso que aja mais investimentos, recursos na máquina além de mais racionalidade nos gastos. Temos que trabalhar com prioridades já que não temos recursos para tudo”, ressaltou.

Para o secretário a escola do Rio Grande do Norte ainda avalia os conteúdos enquanto que o MEC avalia a competência dos alunos.” Este tipo de postura talvez tenha levado o estado não avaliar o desempenho das escolas. Em 2009 trabalharemos para fazer essa transição escola por escola, modificando seu currículo escutando professores e alunos. Quando houver nova avaliação o MEC vai encontrar uma realidade diferente e com certeza teremos um melhor desempenho” comentou o secretário Ruy Pereira. Sobre os investimentos que as escolas estaduais deverão receber o Secretário lembrou que além dos professores, o investimento será realizado também nos demais funcionários.”Estamos investindo em salário e competência. Através da Universidade Aberta todos poderão estudar. No entanto queremos que esta especialização reflita na qualidade do ensino. Não vamos admitir que as pessoas reivindiquem melhoria de salário se as escolas que eles fazem parte se estas escolas não apresentarem bons resultados”.

O secretário também falou sobre os piores desempenhos das Escolas Estaduais. A menor nota do estado é de Afonso Bezerra -EE Profª Gildecina Bezerra com 39,41. Já em Natal o pior desempenho da EE Raimundo Soares 39, 93.
Tribuna do Norte

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas