segunda-feira, 1 de junho de 2009

Governador de SC culpa CBF e diz que escolha das cidades foi política

Por meio da assessoria de imprensa do Governo do Estado de Santa Catarina, o governador catarinense Luiz Henrique da Silveira culpou o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, pela exclusão de Florianópolis da lista das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, anunciada neste domingo (31). Para o governador, a escolha foi política.

"Foi uma decisão política do presidente Ricardo Teixeira, e ele é responsável pela marginalização da cidade com as melhores condições e qualidade de vida de todas as capitais brasileiras", afirmou Luiz Henrique.

Para o secretário estadual do Turismo, Cultura e Esporte e coordenador geral do Comitê da Copa em Santa Catarina, Gilmar Knaesel, a Fifa e a CBF terão que explicar os motivos que impediram Florianópolis de receber os jogos do Mundial. Para ele, a decisão das 12 cidades-sede não se limitou a características técnicas.

"Este é um momento difícil, triste, e a gente não compreende exatamente os motivos da decisão da Fifa. Acreditávamos que a decisão seria apenas técnica, mas houve sim uma escolha pessoal e política dentro do contexto. Acho que a Fifa e a CBF vão ter que dizer onde nós erramos. Será que foi por que não contratamos as consultorias que eles queriam nos oferecer no começo? Não perdemos um prazo, uma data, os projetos estavam claros e transparentes", declarou Knaesel, em entrevista ao jornal Diário Catarinense.

O secretário também questionou a escolha de Natal para ser sub-sede da Copa. "Um dos motivos alegados para a escolha de Natal foi a distância, pois a cidade fica a oito horas da Europa. Mas Porto Alegre, por exemplo, é mais longe do que Florianópolis. Outro ponto que destacaram foi que não poderia haver três cidades do Sul. Mas podem quatro cidades do Nordeste? Isso porque Natal é tão próxima de Recife ou Fortaleza quanto Florianópolis é de Porto Alegre ou Curitiba", comentou Knaesel.

O anúncio das 12 sedes foi feito pelo presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, em reunião do comitê da entidade em Nassau, capital das Bahamas, na tarde deste domingo, dia 31. As cidades escolhidas foram: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus e Cuiabá.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas