quinta-feira, 4 de junho de 2009

O ESTRESSE É UM PROBLEMA PARA OS PROFESSORES

De acordo com pesquisa médica realizada pelos os Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) 90% de todas as indisposições e doenças estão relacionadas ao estresse.

Em pesquisas realizadas pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.

O estresse dos professores se manifesta de diferentes formas. Profissionais que participaram da pesquisa se queixaram de diversos sintomas, sendo que as dores musculares ocuparam o primeiro lugar. Outra conclusão é que o estresse crônico pode baixar a imunidade e deixar as pessoas mais suscetíveis a infecções. Os principais sintomas do estresse são:

* Alergias
* Aumento da pressão arterial
* Falta de concentração
* Dor de cabeça
* Indigestão
* Queda de cabelo
* Nervosismo
* Insônia
* Taquicardia
* Ganho ou perda de peso
* Isolamento
* Memória fraca
* Irritação
* Ansiedade
* Desmotivação
* Ansiedade generalizada
* Artrite reumatóide
* Transtorno de pânico
* Queda da imunidade (infecções constantes)
* Enxaqueca
* Depressão sazonal (periódica)
* Asma* Bronquite
* Eczemas
* Gastrite
* Síndrome de fadiga crônica
* Doença coronariana (infarto e angina)
* Arteriosclerose

Tal questão atualmente tem sido alvo de discussão entre pesquisadores, visto que todos perdem com o afastamento do profissional. Esta é uma questão tão preocupante que só na região de São Paulo, que apresenta a maior rede de professores do país, entre os 250 mil docentes, há registros de que ocorrem 3o mil faltas por dia em decorrência de problemas de saúde.

Ressalta-se o direito do aluno em estudar, mas é fundamental que o professor tenha condições ideais para oferecer uma aula de qualidade. Estas condições ideais estão longe da realidade da maioria dos docentes. Condições que assegurem necessariamente:

1. Salários decentes para evitar a dupla jornada de trabalho em sala de aula.
2. Redução do número de alunos por turma.
3. Aumento das aulas-atividades para 50%.
4. Auxiliares administrativos capacitados para manter a disciplina dos alunos.
5. Resgate da autoridade do professor e respaldo administrativo para suas atitudes disciplinares. O professor se sente ameaçado e intimidado pela violência na escola.

Fonte: Periódico

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas