quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mec proíbe refrigerante na merenda escolar

O Ministério da Educação (MEC) determinou na sexta-feira passada, dia 17, que está proibido o uso de refrigerantes, refrescos artificiais e outras bebidas com baixo teor nutricional na merenda escolar e restringiu a compra de enlatados, doces e alimentos com quantidade elevada de sódio a apenas 30% da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a Resolução nº 38, que regulamenta a Lei nº 11.947/09, o Ministério, prevê que esta adaptação dos processos licitatórios para aquisição da merenda por parte dos estados e municípios deve ocorrer até janeiro do próximo ano.
Em Mossoró, mesmo antes da determinação do Mec, a alimentação utilizada na merenda escolar já segue às normas determinadas pelo Mec através desta resolução. Conforme Ceição Diniz, coordenadora da Merenda Escolar, nas escolas e creches municipais não são utilizados refrigerantes, refrescos artificiais e nem enlatados. "Utilizamos suco com polpa de fruta e agora, neste ano o suco utilizado no município é totalmente natural, da fruta mesmo. Utilizamos principalmente as frutas abacaxi, goiaba e maracujá. Seguindo o que determina o FNDE", explicou.
Ceição ressalta que os cardápios da merenda escolar nas diversas unidades de ensino são elaborados por duas nutricionistas. "Procuramos alimentação mais saudável, até porque o Governo Federal tem lei tramitando no Congresso que prevê alimentação mais saudável. Seguimos as determinações do Ministério e primamos pelo que é natural, não usamos nada enlatado, nem salsicha, mortadela, milho verde e ervilha. Nada", enfatizou a coordenadora, complementando que a Gerência orienta também as escolas e creches com cartilhas.
Ceição conta que dentre os alimentos fornecidos na merenda estão: frutas variadas, saladas de frutas, sucos que acompanham outros alimentos. "Os cardápios são expostos nas escolas e quando todo mês é feito o repasse dos alimentos, fazemos com planilha. As nutricionistas fazem a solicitação, o Governo Federal envia os recursos, a Prefeitura dá a contrapartida e é feita a solicitação junto a Gerência de Compras e há o incentivo aos fornecedores locais. E além de oferecermos merenda saudável, incentivamos a economia local", disse.

MEC - Ainda na resolução, o Mec ressaltou a importância da adoção de estratégias de educação alimentar e nutricional para assegurar uma comida saudável, como implantação e manutenção de hortas escolares, a inserção do tema alimentação no currículo escolar e a realização de oficinas culinárias experimentais.
De acordo com a assessoria de comunicação do FNDE, a oferta da merenda deve ser planejada para suprir desde 20% das necessidades nutricionais diárias de alunos que recebem uma refeição em período parcial até 70% dessas necessidades, quando os estudantes estiverem matriculados em período integral e os cardápios devem ser diferenciados por faixa etária e também para os que necessitam de atenção específica, como os diabéticos.
Gazeta

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas