terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pernambuco ganha 2ª maior empresa de alimentos do mundo

Pernambuco vai abrigar uma fábrica da segunda maior empresa de alimentos do mundo. A boa notícia foi dada nesta segunda-feira (10/08) pelo governador Eduardo Campos e pelo presidente da Kraft Foods do Brasil, Mark Clouse, durante entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas. Fabricante dos chocolates Lacta, do fermento em pó Royal, dos refrescos Tang e Fresh, entre outros itens, a Kraft Foods do Brasil vai se instalar no município de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana e gerar 600 empregos diretos.

Segundo o protocolo de intenções assinado hoje entre o Governo do Estado, a Kraft Foods e a prefeitura do município, serão investidos R$ 100 milhões na construção da unidade, que será erguida num terreno de até 30 hectares a ser definido.

Para o governador Eduardo Campos, a chegada da Kraft é a confirmação de que Pernambuco é um destino seguro para se investir. “Nós temos a alegria de receber um grande grupo transnacional que não vai só colocar um empreendimento capaz de gerar empregos, mas também trazer outros investimentos. Com certeza, vamos nos consolidando também como um polo de produção de alimentos de grandes conglomerados nacionais e internacionais”, afirmou.

A Kraft Foods de Vitória vai produzir chocolates (Laka, Bis, Sonho de Valsa, Diamante Negro, entre outros) e bebidas em pó (Tang, Fresh e Clight) e deve começar a operar no final de 2010. A empresa é subsidiária da Kraft Foods Inc., segunda maior indústria de alimentos do mundo, presente em mais de 150 países, com 98 mil funcionários. No Brasil, das cinco fábricas já em funcionamento, três estão em Curitiba (PR) – sendo uma delas a sede da empresa -, uma em Piracicaba (SP) e outra em Aracati (CE), somando um quadro de quase sete mil colaboradores.

O presidente da Kraft Foods do Brasil, Mark Clouse, explicou que encontrou em Pernambuco um Estado preocupado com o crescimento, indo na contramão de outros lugares pelo mundo. “Nós gastamos um bom tempo procurando, pesquisando em vários lugares. Mas quando chegamos aqui em Pernambuco, vimos a seriedade e o profissionalismo dos que aqui estão e assim ficou mais fácil tomar a decisão de vir para cá”, revelou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, caracterizou a vinda da empresa para Vitória de Santo Antão como mais um passo para a desconcentração do crescimento econômico pernambucano. Estamos sublinhando uma das grandes marcas desse Governo: o compromisso com a interiorização do desenvolvimento. Essa tem sido uma proposta que não ficou apenas no discurso, mas tem se traduzido em ações concretas“, disse.

O governador destacou ainda que a vinda de um conjunto de empresas na área de alimentos para o Nordeste responde a uma decisão do presidente Lula de equilibrar a distribuição de renda no Brasil e citou o crescimento do salário-mínimo, do nível de emprego e programas como o Bolsa-Família como responsáveis pelo aumento do mercado consumidor do Nordeste. “Quem ganha pouco e passa a ganhar mais um pouquinho corre logo para o supermercado, mercadinho ou padaria mais próxima para comprar um pouco mais de comida também”, resumiu.
JC

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas