segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ranking mundial escolhe USP como 38ª melhor universidade

A Universidade de São Paulo (USP) é a 38ª universidade mais qualificada do mundo, de acordo com o ranking das melhores instituições de ensino superior divulgado pela Webometrics Ranking Web of World Universities, promovido pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC, na sigla em espanhol) da Espanha. Além do posto global, a USP também lidera o ranking das melhores na América Latina. Confira o ranking mundial.

O top 10 da lista elegeu instituições dos Estados Unidos para todas as posições. O primeiro lugar é da Massachusetts Institute of Technology, seguido da Harvard University e da Stanford University. As demais são University of California Berkeley, Cornell University, University of Wisconsin Madison, University of Minnesota, California Institute of Technology, University of Illinois Urbana Champaign e University of Michigan.

Desde 2004, o ranking é divulgado duas vezes por ano - em janeiro e julho - e cobre mais de 17 mil instituições de ensino superior de todo o mundo. O relatório leva em conta o desempenho global e a visibilidade das instituições na web, incluindo indicadores de pesquisa e qualidade de estudantes e professores.

A segunda universidade brasileira melhor colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ficou em 115º, e a terceira a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na 134ª colocação.

As demais são Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 152º, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 196º, a Universidade de Brasília (UnB), em 204º, a Universidade Federal de Minas Gerais, em 241º, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 269º, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 352º, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 354º.

A USP subiu 49 posições em relação ao ranking divulgado em janeiro, quando aparecia na 87ª colocação. Outras informações podem ser obtidas no site www.webometrics.info.


Redação Terra

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas