quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Governo interino usou base militar para retirar Zelaya, diz Amorim

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta terça-feira (29) que o governo interino de Honduras teria utilizado a base militar dos Estados Unidos em Soto Cano para tirar o presidente deposto Manuel Zelaya daquele país. Zelaya foi mandado para Costa Rica quando perdeu o poder. Ele retornou a Honduras na semana passada e está abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa. Amorim participa de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Segundo Amorim, a informação do uso da base dos Estados Unidos em Honduras foi repassada ao Brasil pelo próprio Zelaya. “Esta informação do uso da base norte-americana dada pelo presidente Zelaya. Nós não ouvimos nenhum desmentido formal dos Estados Unidos. Ouvimos apenas a reiteração de que militares americanos não tiveram nenhuma participação nos eventos”.

O tema foi levantado na sessão pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE). Ele destacou que a ajuda dos norte-americanos com a cessão da base poderia significar um apoio ao golpe naquele momento. Posteriormente, os Estados Unidos ficaram contra o governo de Roberto Micheletti.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas