segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Consumo popular é o motor da economia

Matéria publicada agora há pouco no portal IG mostra como é o povão a força que está empurrando nossa economia. O consumo de bens não duráveis das classes D e E, as mais baixas, cresceu 17% este ano, de janeiro a setembro, com crise e tudo, contra o mesmo período de 2008. Abaixo delas, com um crescimento de 9%, vem a classe C. As classes A e B também consumiram mais, mas o índice aí fica em 7%. No cômputo global, o crescimento de consumo de bens não duráveis foi de 10,8%.

Segundo a reportagem do jornalista Guilherme Barros, o número de categorias no carrinho dos brasileiros “aumentou de 35 para 37 no consolidado de 2009, ante o mesmo período de 2008. Destaque para a cesta dos consumidores de baixa renda (DE), que subiu de 30 produtos para 34, integrando à suas compras amaciante, leite condensado, cereal tradicional e maionese”.

Em volume, isto é, em quantidade, as mercadorias que mais tiveram crescimento foram pães (31%), iogurte (21%), molhos (15%), leite aromatizado (13%), detergente em pó e salgadinhos (12%).

Agora, responda depressa, você quer a volta daqueles gênios da economia, que só tinham um remédio para crises, que era arrochar o povo?

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