quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ministro autoriza instalação de 2 Campis

Está no Jornal de Fato de hoje:

Caraúbas/Pau dos Ferros - O ministro Fernando Haddad, da Educação, cumpriu o que prometeu no dia 26 de agosto passado, a bancada federal do Rio Grande do Norte. Haddad autorizou ontem à tarde a instalação dos Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) nos municípios de Caraúbas e Pau dos Ferros.
A instalação caberá à diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DRIFES), Adriana Weska, que já solicitou ao reitor Josivan Barbosa a documentação necessária para atualizar os projetos dos dois campus. "É preciso explicar que a instalação do Campus consiste na contratação dos professores e servidores", explica Josivan Barbosa.
Outro processo também já autorizado e que está sendo agilizado por Adriana Weska são todos os mecanismos legais para que já aconteça a primeira seleção no primeiro semestre de 2010 e as aulas no segundo. "Diante do quadro fica evidente que nas próximas semanas já vamos trabalhar a questão do concurso público para os servidores dos dois campus".
Os dois campi funcionarão inicialmente em escolas do município, enquanto os prédios próprios da Ufersa são construídos com recursos federais. Os dois projetos estão prontos e inclusive com os terrenos já doados por particulares à instituição federal. Falta apenas a liberação dos recursos e o início das obras. As duas obras estão orçadas em R$ 44 milhões.
Em Caraúbas, a estrutura será erguida ao lado da RN-223. Já em Pau dos Ferros, o prédio ficará na saída da cidade na direção de São Francisco do Oeste. Os recursos do prédio em Caraúbas já estão assegurados pelo próprio Ministério da Educação, enquanto que o Campi de Pau dos Ferros depende da liberação dos recursos alocados pela bancada no Orçamento Geral da União.
O reitor Josivan Barbosa destacou que no processo de liberação dos recursos e instalação dos Campis foi fundamental a união da Bancada Federal do Rio Grande do Norte junto ao Governo Federal. O ministro Fernando Haddad, no dia 26 de agosto, pediu à bancada para aprovar a desvinculação dos recursos da DRU, o que aconteceu há poucas semanas, viabilizando financeiramente a construção e instituição dos dois campis.

Prefeitos comemoram instalação dos campis

O prefeito Leonardo Rêgo recebeu a notícia em Brasília. Ele também elogiou a postura de união da bancada federal tanto para cobrar a instituição federal em Pau dos Ferros como para agilizar a liberação dos recursos para construir a sede do Campi da Ufersa no Alto Oeste.
O prefeito Ademar Ferreira também foi comunicado no final da tarde. Ele disse que já esperava um resultado positivo, mas não tão rápido. "É um momento de muita alegria e satisfação, não só para Caraúbas, mas para mais de 30 municípios da região beneficiados com o Campi".
Leonardo Rêgo disse que o Campi da Ufersa representa para mais de 40 municípios do Alto do Oeste, parte da Paraíba e do Ceará, o início de uma nova era de desenvolvimento a partir da difusão do conhecimento. "Já temos o IFERN e agora vamos ter a Ufersa", anima-se.

COMENTO:

Nós perdemos uma luta que para nós é fundamental: é a instalação desse campus,que vai facilitar o acesso ao ensino superior gratuito de jovens do alto-oeste , e de outras regiões próximas. Toda a bancada ajudou, mas o empenho dos prefeitos foi fundamental para a concretização desses campi para as duas cidades.
É um marco histórico para Caraúbas , pau dos ferros e as cidades ao redor, pois os campi vão contribuir com o crescimento da região levando tecnologia, desenvolvimento e inclusão social.

Na minha avaliação, esse projeto é um dos mais importantes que o Estado estará recebendo do Governo Federal.

1 comentários:

professora mossoró.

e conseguentemente atendeu pedido da prefeita de apodi para não atrapalhar o projeto politico de seu grupo,pinto com ufersa em apodi,quer dizer pediu aos.....será traidores,eu diria obdientes senadores e dep, federais de sua base.

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas