sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

RN terá laboratório de gravidade

Sílvia Batistuzzo é doutora em biologia molecular e seu projeto trará ao estado o primeiro laboratório do Nordeste de variações de gravidade. Isso será possível com o aporte financeiro garantido pelo Instituto Nacional de Ciências do Espaço (INEspaço), cuja coordenação geral é do astrônomo potiguar José Renan de Medeiros.


Os recursos permitirão a aquisição de um clinostat, espécie de centrífuga que simula situações de micro e hipergravidade. "A ideia é acessar essa bactéria em situações de estresse e observar se esses genes são expressos", reforçou Sílvia.

No espaço


Ela abre a possibilidade de enviar a bactéria ao espaço caso haja resultados satisfatórios. "O uso das diferentes gravidades para se identificar novos genes desta espécie pode contribuir para a descoberta de novas potencialidades biotecnológicas e, consequentemente, de novas patentes, como também ampliar o conhecimento da genética desta espécie", disse, complementando que as proteínas diferencialmente expressas serão isoladas e identificadas por espectrometria de massa, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
DN

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas