domingo, 17 de janeiro de 2010

Doze municípios do Estado representam mais da metade do eleitorado do RN

Está no jornal Tribuna do Norte de hoje:

A desaprovação da administração da prefeita Micarla de Souza – 46,75% de desaprovação contra 30,75 de aprovação – logo no primeiro ano de sua gestão – pode ser examinada, no largo senso, com Vulgo da Silva, o sábio popular, concluindo, sentenciosamente, que a confiança tem prazo e requer motivação.

Com o eleitorado de 506.586 eleitores, podendo chegar aos 560 mil até outubro vindouro, Natal e a Grande Natal terão importância significativa, quando não fundamental, no resultado eleitoral. Cite-se como exemplo que dos quatro governadores eleitos após a redemocratização, em 1985, três passaram pela Prefeitura de Natal como prefeitos.

O único governador eleito pós-redemocratização que não foi prefeito de Natal – Geraldo Melo – ganhou em cima da onda avassaladora das “Diretas Já”. O PMDB, na mesma onda, elegeu vinte dos vinte e um governadores estaduais. O único governador eleito não peemedebista foi o de Sergipe. Os governadores do Rio Grande do Norte que se seguiram foram: José Agripino, sucessor de Geraldo Melo, Garibaldi Filho, sucessor de Agripino e Wilma Maria de Faria, atual governadora, sucessora de Garibaldi, todos três ex-prefeitos de Natal.

Os grandes eleitores

Apenas doze municípios são responsáveis por nada menos que 51% do eleitorado do Rio Grande do Norte, hoje totalizando 2.179.154 eleitores.

Os doze municípios totalizando 1.092.021 eleitores e suas respectivas regiões são os seguintes: Natal, com 506.586 eleitores; O Grande Natal está integrado por Parnamirim, com 90.406 eleitores, São Gonçalo, com 59.285 e Macaíba, com 43.188. Mossoró entra com 154.256 eleitores. A Zona Oeste com Apodi, 26.333 eleitores. O Seridó entra com dois municípios, Currais Novos com 31.932 e Caicó com 42.580. A região Agreste também comporta dois municípios, Nova Cruz com 27.504 e São José do Mipibu com 26.689. Pairando Ceará-Mirim com 45.945 eleitores, e Assu, líder de Vale com 37.317 eleitores totalizando os doze municípios. Esse número são alterados, periodicamente, pela Justiça Eleitoral, à medida que são feitas novas inscrições registradas nos cartórios eleitorais.

Estrutura e base

Dos doze municípios, o PMDB tem três prefeitos, o DEM tem dois, o PR tem três, o PV, o PP, o PSB e o PDT, cada um deles, um. Mas, os partidos hoje não têm mais militância. O número de eleitores inscritos em suas legendas é irrisório. Mais para preenchimento do número legal exigido pela Lei Eleitoral.

Os políticos se referem hoje mais a “Estrutura” e a “Base”. As análises são feitas assim: “ Fulano dispõe da boa ou relativa “Estrutura”.” Ou é apoiado pela “Base”. “Estrutura” e “Base” são sustentadas com o dinheiro dos contribuintes e entidades representativas do Governo, das prefeituras e dos parlamentos como ONG’s não registradas em cartório.

Desaprovação e aprovação

A desaprovação da prefeita Micarla de Souza consta da pesquisa feita pela PERFIL entre os dias 19 e 21 de dezembro passado, antes, portanto, de um outro fator de desgaste da prefeita natalense: a decoração natalina da cidade, o que vem motivando intensiva propaganda da Prefeitura, através dos órgãos de comunicação.

Previsões

O número atual de eleitores do Rio Grande do Norte ainda será alterado para as eleições de outubro vindouro, embora não esteja havendo campanha institucional nesse sentido ou trabalho das respectivas lideranças municipais para o aumento do número de eleitores.

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, anunciou que o número atual de eleitores de 90.406 deverá aumentar para um mínimo de 100 mil eleitores, considerando que muitos moradores da cidade ainda mantém vínculo com o município de origem.

Um fator importante para o aumento do número de eleitores é que o título eleitoral é um documento fundamental para a cidadania e o não comparecimento para votar nas eleições, sem motivação justificada, causa uma série de embaraços aos maiores de 18 anos.

As conversas prosseguem. Nada decidido.
Agnelo Alves

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas