sábado, 20 de março de 2010

Abertas inscrições para a olimpíada de matemática

Até a próxima sexta-feira, dia 26 de março, estarão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As inscrições dos alunos participantes devem ser feitas através do site www.obmep.org.br, sob a responsabilidade dos professores e diretores das escolas públicas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é dirigida aos alunos do ensino fundamental, a partir da 5ª série, e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas. Docentes, secretarias de educação e até as escolas participantes também concorrem a prêmios.

Um dos objetivos da olimpíada de matemática é levar o aluno a resolver cálculos usando o raciocínio lógico, promover o estudo da Matemática, contribuir para melhoria da qualidade da educação básica, além de identificar jovens talentos, incentivar o seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social.

As provas são elaboradas em três níveis, sendo: nível I para alunos da 5ª e 6ª séries, nível II para alunos 7ª e 8ª séries e nível III para alunos do ensino médio. As provas da 1ª fase estão previstas para o dia 08 de junho. O dia 22 de junho é a data limite para o envio, pelas escolas, da lista e dos cartões-respostas dos alunos classificados para a segunda fase da olimpíada.

Participaram da 5ª edição da OBMEP, realizada em 2009, 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Eles representam 43,8 mil escolas de 99,1 dos municípios brasileiros. Os números mostram o crescimento da iniciativa a OBMEP reuniu em 2005 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades brasileiras

A competição é promovida através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o ministério da Ciência e Tecnologia, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (impa), e da Sociedade Brasileira de Matemática, com o apoio de Secretarias de Educação.
AE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas