sábado, 24 de abril de 2010

Petrobras sobe sete posições entre maiores empresas do mundo

A Petrobras subiu sete posições no ranking das maiores empresas do mundo -levantamento feito pela revista "Forbes" que considera vendas, lucro, ativos e valor de mercado. Brasileira mais bem colocada (18º lugar), a petrolífera, contudo, segue atrás de cinco de suas principais concorrentes (como a ExxonMobil).

Na comparação com o ano passado, o número de empresas brasileiras no ranking cresceu (de 31 para 33), mas em ritmo menor do que o registrado por outros grandes emergentes, como China (de 91 para 113) e Índia (de 47 para 56). Considerando só empresas do setor financeiro, Bradesco e BB subiram posições e se tornaram o 15º e o 16º maiores.

Mesmo com a crise global ainda apertando, o sistema financeiro seguiu dominando a lista global em 2009, garantindo seis representantes entre os dez primeiros (em 2009, havia dois). O banco JPMorgan desbancou o conglomerado General Electric como a maior empresa do globo. Entre os brasileiros, houve seis novos nomes e duas "acomodações" pós-fusão (Brasil Foods no lugar de Sadia, e Fibria no de Votorantim e Aracruz). Os novos são de setores distintos: a fabricante de motores WEG, a empresa de fertilizantes Fosfertil, a seguradora Sul America, a credenciadora de cartões Cielo, a operadora de TV por assinatura Net e o banco estatal gaúcho Banrisul. Bradesco e Petrobras também integraram a lista à parte "Global High Performers", que engloba quem se destacou dos concorrentes em crescimento, retorno e prospectos.(Informações da Folha de São Paulo)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas