terça-feira, 20 de julho de 2010

IFRN Mossoró se destaca no Enem como a melhor instituição de ensino no Estado

O Campus Mossoró do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia se destaca no Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. É a escola com melhor média do Estado e 23ª colocada no Brasil. Dos institutos federais do país, é o 4º melhor. A rede pública estadual de ensino, em contrapartida, amarga os piores índices, entre as 20 piores classificações.

A nota 684,67 do IFRN Mossoró é maior que a do Campus Natal - que ficou em 4º lugar no Estado, com 672,91. Ficou à frente também o Colégio de Ciências Aplicadas de Natal (636,3), o campeão das particulares. Deste grupo, a melhor em Mossoró foi o Colégio Mater Christ, que com 597,4 ficou em 6º lugar.

"Por incrível que pareça, o resultado do Enem não está em nossos objetivos principais. Sequer trabalhamos em cima disso. Nossa preocupação maior é a formação do profissional cidadão", declarou o diretor do IFRN Mossoró, Clóvis Araújo. "Mas claro que ficamos orgulhosos com o resultado, é a prova de que estamos no caminho certo".

Apesar do destaque, o diretor diz que o IFRN de Mossoró não adota métodos diferentes ou exóticos de ensino. Para ele, não há segredo. Basta cumprir a carga horária de oito horas por dia e ter disposição para interagir. "Professores não negam atenção para quem queira tirar dúvidas na hora do intervalo e reforçar estudos em disciplinas nas quais os adolescentes tenham dificuldade".

Um em cada três alunos da instituição vem de escola pública. Segundo Clóvis, isso demonstra não só o desempenho da escola, como dos adolescentes também. Para estimulá-los, a escola investe na capacitação dos professores e na participação da família. A cada dois meses, o IFRN realiza uma reunião dos pais, que tomam parte na educação dos filhos. "Sempre abrimos portas em direção aos pais. Acredito que este seja um ponto importante", diz o diretor.

Rede estadual

A rede estadual do Rio Grande do Norte de escolas públicas, responsável pelo ensino médio no Estado, está com os piores índices do Enem. A pior colocada é a João Ferreira de Souza, localizada no município de Santa Cruz, distante 124km da capital. A pontuação atingida pela escola foi de apenas 370,56.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Fátima Cardoso, estes índices são reflexos de uma carência estrutural nas escolas e da desvalorização do profissional. Para ela, há dois motivos principais para este resultado: falta de professores e falta de infraestrutura. "Existe todo um plano de fundo que impede que o estudante tenha acesso à educação de qualidade".

A situação se repete em todo o país. Das mil piores escolas do Brasil, mais de 97% são estaduais.
O mossoroense

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas