terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mossoró: com destaque entre as melhores

Higo Lima
Da Redação

A última edição da Revista Veja traz uma série especial de reportagem sobre as cidades que enquadram o grupo de municípios que impulsionam o crescimento do país. Das 233 cidades com população entre 100 mil a 500 mil habitantes, e pujantes no desenvolvimento econômico, apenas seis cidades nordestinas aparecem entre os vinte casos considerados mais interessantes, segundo a própria Veja.
São elas: Barreira (BA), Petrolina (PE), Açailândia (MA), Arapiraca (AL), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). Em comparação apenas com as cidades nordestinas, mais uma vez Mossoró se destaca em relação às demais: temos o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), com o montante de 2,7 bilhões, na lista onde Campina Grande (PB) aparece na dianteira com 3,1 bilhão de reais.
Outro destaque vem para o índice de crescimento econômico, com uma variação de 7,4% ao ano, superior à média nacional, que é de 3,5% e até mesmo da média entre as cidades emergentes, com 5,4%. Outro ponto positivo para Mossoró diz respeito à renda per capita da cidade, de 11.500 reais, um montante de aproximadamente 950 reais por mês. Esse valor é quase o dobro da cidade de Arapiraca (AL) que, mesmo tendo o maior índice de crescimento entre as cidades do NE, 8,3% ao ano, mantém uma renda per capita de 6.500 reais anuais.
A importância de Mossoró para o Rio Grande do Norte também fica evidente nas páginas em que a matéria destaca as dez vocações econômicas entre as 233 cidades do levantamento. No Estado, apenas a cidade de Parnamirim é citada com destaque no setor do Turismo. Além das cidades, a reportagem também destacou as empresas e grupos empresariais que destinam seus negócios a essas novas cidades. Entre elas, a empresa pernambucana de aviação Noar, é mencionada. A Noar deve iniciar um voo ligando Mossoró a Natal a partir do dia 20 de setembro.
O boom citado pela matéria pode ser ilustrado pelas novas instalações na cidade nos últimos cinco anos. Como o Mossoró West Shopping, que também se instalou na cidade de Juazeiro do Norte (CE); a inauguração da Praça de Convivência, no Corredor Cultural; a chegada de condomínios, como o conglomerado da Alphaville, que esgotou a venda de seus lotes em cinco horas; e a chegada de Universidades, como a UnP, que dobrou sua oferta de cursos.
No texto, o jornalista Leonardo Coutinho dá ênfase à efervescência cultural vivida em Mossoró, tanto que a foto de destaque, do fotógrafo Pacífico Medeiros, é da plateia do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, atribuindo à cultura a formação de "uma boa rede de serviços".
Apenas nos indicadores de saneamento básico, a matéria aponta que 85% dos lares estão atendidos pela rede de esgoto. Na verdade, essa é a meta para ser atendida até 2012 em projetos que ainda estão sendo executados entre a Prefeitura de Mossoró e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Segundo a companhia, a estimativa é que apenas 40% da cidade seja saneada.

IBGE já destacava como capital regional

O levantamento apontado pela Veja se baseou nos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No entanto, dois anos antes, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) já evidenciava o crescimento de Mossoró com status de capital regional, em decorrência do seu desempenho econômico e da relação com outras cidades da região Oeste.
O conceito de cidade metrópole é estabelecido por lei e, aqui no RN, constituem a região metropolitana as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz. Mesmo assim, o conceito conotado pela Veja corrobora com o levantamento na pesquisa de Regiões de Influência no País, do IBGE.
Nela, Mossoró aparece como cidade de segunda hierarquia, o que corresponde às cidades médias com amplo desenvolvimento econômico. O Instituto destacou Mossoró como importante polo administrativo fora do eixo da capital, Natal.
Entre as cidades medianas em pujante crescimento e com estreita ligação com a capital, o IBGE apontava: Campina Grande (PB), Juazeiro-Petrolina (BA-PE), Caruaru (PE), Mossoró (RN), Juazeiro do Norte-Crato-Barbalha (CE), Feira de Santana, Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista (BA).
De Fato

1 comentários:

Valdecy Alves

Vejam matéria em meu blog sobre a manifestação dos professores de Quixeramobim, no dia 09/09, pelo piso e por carreira decente. LÁ EM QUIXERAMOBIM TEM PROFESSOR RECEBENDO ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO. Se puderem mandem uma mensagem de apoio a essa luta.

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas