domingo, 1 de agosto de 2010

Portal e-SAJ facilita acesso aos serviços processuais

Na próxima terça-feira, às 10h, no Auditório do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), haverá o lançamento do portal e-SAJ que reunirá vários serviços do Judiciário do RN, proporcionando celeridade, economia de papel, segurança e acessibilidade aos cidadãos, advogados, representantes do Ministério Público, Defensoria e demais partes processuais.

Um desses serviços é o peticionamento eletrônico que, segundo o juiz presidente da Comissão de Gestão em Informática, Cleudson Vale, facilitará o trabalho do advogado, pois ele não vai mais precisar deslocar-se à Secretaria da Vara para protocolar a petição.

Assim tanto ele economiza tempo, como o trâmite processual ganha mais agilidade. Inicialmente, será possível faJustificarzer o peticionamento on-line apenas de processos referentes às quatro Varas da Fazenda Pública e do Juizado da Fazenda Pública, mas, aos poucos, esse serviço será expandido às outras Varas e, no prazo de dois anos, todo o Rio Grande do Norte estará incorporado ao sistema.

A ferramenta eletrônica vai permitir, também, que qualquer pessoa consulte seu processo que tramita no Judiciário potiguar, através de um mecanismo de pesquisa inserido no Portal semelhante à consulta que já existe no sítio do Tribunal de Justiça do RN.

Sistema emitirá certidões negativas on-line

Segundo o gestor do SAJ, Marcelo Dantas, em breve, no Portal, estará disponível também um outro serviço que é a solicitação de certidões negativas on-line.

O serviço disponibilizará a documentação que é requeridas para a admissão em empresas, apresentação às Forças Armadas, ingresso em cargos públicos, processo de adoção e outras finalidades.

As vias poderão ser obtidas através do Portal, facilitando a vida do cidadão, pois ele já não precisará mais ir ao Fórum para obter o documento, basta ter um computador e acesso à internet.

O Portal poderá ser acessado através de um link localizado no sítio do Tribunal de Justiça (www.tjrn. jus.br).

Outra novidade é que as partes poderão ser informadas de todas as movimentações relativas a seu processo direto no e-mail, através do sistema push. Para isso, elas deverão fazer um cadastro no próprio portal solicitando a inclusão do endereço eletrônico pessoal para o recebimento das informações.


O mossoroense

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas