segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Derrota de Flaviano, Zé Julio e Pio X frustra eleitores da região Oeste

Está no jornal Correio da Tarde hoje:



Em­bo­ra o re­sul­ta­do final da elei­ção 2010, tenha mos­tra­do a am­plia­ção do nú­me­ro de de­pu­ta­dos es­ta­duais e su­plen­tes re­pre­sen­tan­do a re­gião Oeste, a não-eleição de al­guns nomes tidos como fa­vo­ri­tos aca­bou frus­tran­do os elei­to­res de Apodi, que viam como certa a elei­ção de Fla­via­no Mon­tei­ro(PCdoB); An­to­nio Mar­tins, que não con­se­guiu ele­ger o ex-prefeito Dr. Zé Julio (PT) e Luiz Gomes, que não em­pla­cou a elei­ção de Pio X Fer­nan­des (PSB).

A re­gião Oeste con­se­guiu man­ter a ree­lei­ção de Leo­nar­do No­guei­ra (DEM), Ge­tú­lio Rego (DEM), Rai­mun­do Fer­nan­des (PMN), La­ris­sa Ro­sa­do e ga­ran­tiu ainda a elei­ção do es­trean­te Gus­ta­vo Fer­nan­des (PMDB), filho do ex-deputado Elias Fer­nan­des.

Em Apodi, os elei­to­res não es­con­dem sua frus­tra­ção pela der­ro­ta do can­di­da­to Fla­via­no Mon­tei­ro que vinha sendo apon­ta­do como um dos prin­ci­pais nomes para re­pre­sen­tar a re­gião. Em­bo­ra tenha ob­ti­do mais de 50% dos votos do elei­to­ra­do apo­dien­se, ele não con­se­guir des­per­tar o in­te­res­se dos elei­to­res de ou­tros mu­ni­cí­pios da re­gião, como Se­ve­ria­no Melo, Fe­li­pe Guer­ra e Ro­dol­fo Fer­nan­des.

Os mais de 11 mil votos ob­ti­dos em Apodi dei­xa­ram Fla­via­no Mon­tei­ro com moral ele­va­do no ce­ná­rio es­ta­dual, e como um nome forte para 2012. "Em­bo­ra a ci­da­de es­te­ja tris­te por­que não con­se­gui­mos ga­ran­tir a vaga, es­ta­mos fe­li­zes por ter a cer­te­za de que fi­ze­mos o me­lhor. A ci­da­de apoiou, a re­gião se em­pol­gou e plan­ta­mos novas se­men­tes de um pro­je­to que al­can­ça­rá o seu ob­je­ti­vo", disse Fla­via­no Mon­tei­ro, dei­xan­do claro que seu ob­je­ti­vo maior é a elei­ção de pre­fei­to em 2012.

O im­pac­to da der­ro­ta de Dr. Zé Júlio, ex-prefeito de An­tô­nio Mar­tins, foi sen­ti­do em toda a ci­da­de, que acom­pa­nhou o des­fe­cho da elei­ção com certo de­sa­pon­ta­men­to.

Mesmo tendo con­se­gui­do en­vol­ver ou­tras ci­da­des da re­gião como Ale­xan­dria, Lu­cré­cia, Al­mi­no Afon­so e Pi­lões, Zé Júlio não teve fô­le­go para am­pliar sua vo­ta­ção em ci­da­des com maior po­ten­cial do elei­to­ra­do. Dian­te dessa si­tua­ção, os votos ob­ti­dos por ele ser­vi­ram para as­se­gu­rar a vaga do de­pu­ta­do Mi­nei­ro (PT), que ob­te­ve cerca de 6 mil votos a mais do que Dr. Zé Julio.

Mesmo dian­te de um ce­ná­rio fa­vo­rá­vel, o ex-prefeito de Luiz Gomes, Pio X Fer­nan­des, sendo um dos can­di­da­tos com a maior vo­ta­ção na re­gião, não teve força para man­ter o bom per­cen­tual de votos em ou­tras re­giões. Mesmo der­ro­ta­dos, os três can­di­da­tos des­pon­tam como for­tes nomes para dis­pu­tas fu­tu­ras.

Derrota de Kelps Lima em Apodi pode trazer prejuízo político para Pinheiro

A der­ro­ta do ad­vo­ga­do Kelps Lima (PR), genro do ex-prefeito José Pi­nhei­ro (PR) que ob­te­ve um nú­me­ro in­fe­rior a mil votos em Apodi, acaba re­pre­sen­tan­do a der­ro­ta do ex-prefeito. Dian­te do re­sul­ta­do mos­tra­do nas urnas co­me­çam as es­pe­cu­la­ções sobre o que vai acon­te­cer a par­tir de agora.

Os ana­lis­tas da po­lí­ti­ca local ava­liam a si­tua­ção, afir­man­do que o ex-prefeito po­de­rá ver esse fato como sinal de aler­ta às suas pre­ten­sões de dis­pu­tar o cargo de pre­fei­to em 2012. O re­sul­ta­do po­de­ria pro­vo­car de­sa­ni­mo e uma pos­sí­vel de­sis­tên­cia de se lan­çar como can­di­da­to em 2012, já que Pi­nhei­ro apos­ta­va suas fi­chas na elei­ção de Kelps como su­por­te para a elei­ção de 2012.

O re­sul­ta­do de Kelps tam­bém pode fazer com que o ex-prefeito Pi­nhei­ro possa en­xer­gar seus ver­da­dei­ros alia­dos para dar iní­cio a um novo tra­ba­lho com o ob­je­ti­vo de che­gar for­ta­le­ci­do a 2012, já que se­gun­do de­cla­ra­ções do pró­prio Pi­nhei­ro, será can­di­da­to no­va­men­te, e para isso, tem o res­pal­do de gran­de parte da po­pu­la­ção.

Por Fabiano Souza

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas