terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Município será contemplado com Unidade de Pronto Atendimento

Pau dos Ferros tem mais uma grande conquista para comemorar: a cidade receberá uma Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas. Essa garantia veio através da Portaria N° 3.971, assinada pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no último dia 15.

A Portaria publicada no Diário Oficial da União garante que o município seja contemplado com esta unidade de saúde, através de um convênio firmado entre o Governo Federal e a Prefeitura.

A cidade de Pau dos Ferros será contemplada com a UPA de porte I, que beneficia as cidades com até 100 mil habitantes. Para a construção e estruturação desta unidade, o município vai receber um investimento de 1,4 milhão. Sendo que o excedente desse valor será custeado entre Estado e Município. "Há mais de um ano estamos batalhando por esta UPA, superando todos os entraves burocráticos para tornamos real, esta grande conquista para nossa cidade", comemorou o Secretário de Saúde de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato. Segundo ele, benefícios como estes se devem principalmente ao poder de conquista da gestão municipal e a participação da Secretaria de Saúde nas mesas de decisões no Estado.

Ao lado do Prefeito Leonardo Rego, Fabrício não disfarçou seu entusiasmo por mais essa grande vitória. "Após esta confirmação, por parte do Ministério, vamos estudar o melhor espaço para edificarmos este novo investimento na saúde do município", afirmou o Secretário.

Para o Prefeito Leonardo Rego, Pau dos Ferros se destaca, mais uma vez na área da saúde, e se fortalece, na região do Alto Oeste, como pólo regional de saúde. O Prefeito complementou, afirmando que esse é um dos maiores avanços que o município obteve dentro da sua gestão.

Entretanto, para a implantação de uma estrutura como a UPA, é necessária a cobertura prévia da rede SAMU. Mas Pau dos Ferros, no primeiro semestre desse ano, aprovou na Câmara, um projeto de Lei que coloca o município como integrante do Consórcio SAMU, que será custeado pela União, Estado e Município.

Além disto, Fabrício Torquato ainda destacou que esta será a saída, a médio prazo, para o pronto atendimento, já que o Estado está fechando as portas dos hospitais regionais para esse serviço, a partir do dia 27 de dezembro.

O Prefeito Leonardo Rego, destacou os avanços alcançados por Pau dos Ferros na área de saúde, em especial a UPA. "É muita ousadia um município assumir uma responsabilidade desse porte, cujo custeio mensal passa de 100 mil reais. Mas nós topamos o desafio e vamos enfrentar" afirmou Leonardo. Ele declarou que se a obra é boa para a cidade, apesar das dificuldades, é realizado um esforço para se realizar.

Neste momento, no sítio Barragem, e no bairro São Benedito, duas novas unidades estão sendo edificadas. Já o Manoel Deodato e São Judas Tadeu, receberão novas unidades, assim como aconteceu no bairro Paraíso e São Geraldo. "A saúde em Pau dos Ferros vem recebendo a atenção e respeito que a população merece", finalizou Leonardo.
Fabiano Souza

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas