domingo, 13 de março de 2011

Período chuvoso aumenta risco de contrair conjuntivite


A conjuntivite é um problema relativamente comum e conhecido de todos. Em certas épocas do ano, como agora que estamos no período chuvoso, o número de casos tende a aumentar por uma série de fatores. O oftalmologista Ígor Alano explica que, diferente de anos anteriores, o número de casos não está tão grande. "Não estamos vivendo um surto como em anos anteriores", garante.

Entretanto, ele diz que os pacientes acometidos pelo problema atualmente são principalmente crianças. "Nesse período chuvoso os pacientes alérgicos ficam mais suscetíveis à doença devido à umidade. Apesar de não estar havendo um surto, muitas crianças têm procurado o consultório apresentando coceira, irritação e lacrimejamento. Quando vamos examinar, descobrimos uma conjuntivite", indica o oftalmologista.

Apesar de simples e fácil de curar, a conjuntivite causa incômodo devido à irritação. As pálpebras podem ficar inchadas, e olho geralmente produz uma quantidade maior de secreção. "Mas os principais sintomas são a sensação de areia nos olhos, irritação e também a coceira", revela. Nas crianças, o hábito de coçar os olhos deve ser observado. "Os pais devem orientar as crianças a não coçar os olhos, porque, além da irritação que a doença já provoca, as mãos sujas em contato com os olhos podem provocar uma infecção bacteriana", alerta Ígor.

A conjuntivite pode ter diversas causas: alérgica, viral ou bacteriana. A conjuntivite viral pode ser transmitida pelo ar, conforme o especialista. "Já no caso da bacteriana, é preciso ter um contato mais direto, através de um aperto de mão, abraço ou beijo". Por isso, segundo ele, é importante higienizar as mãos com frequência, para diminuir o risco de disseminação da doença. Além disso, os lencinhos utilizados para enxugar os olhos devem ser descartáveis e cada um só deve ser utilizado uma única vez.

Ígor informa que a inflamação pode durar de 7 a 10. "E em casos extremos, ela pode chegar até 30 dias", garante. "Mas isso vai depender da imunidade da pessoa", completa. Ao perceber os primeiros sintomas, o ideal é procurar um oftalmologista imediatamente. "O tratamento da conjuntivite é simples, pode ser feito com compressas geladas nos olhos e uso de lubrificante ocular. Nos casos mais graves o oftalmologista pode receitar um colírio anti-inflamatório", orienta Ígor.

DICAS PARA PREVENIR A TRANSMISSÃO

Lave com frequência o rosto e as mãos

Não compartilhe toalhas de rosto

Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise

Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite

Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza

Evite aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes

Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição
OMOSSOROENSE

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas