sábado, 30 de abril de 2011

Tipos de câncer mais comuns na infância são leucemia, linfomas e tumores cerebrais

A Associação de Apoio as Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) promoveu, durante dois dias, a V Jornada de Onco-Hematologia de Mossoró. O evento, realizado no Hotel VillaOeste contou com uma série de palestras, ministradas por profissionais da saúde, e um cronograma cultural, desenvolvido pelos próprios pacientes que recebem apoio da associação.

Uma das palestrantes da programação foi a médica Edvis Serafim, que abordou duas temáticas “Coagulopatias e hemofilia na infância” e “Diagnóstico precoce do câncer infantil”. Segundo ela, na infância o diagnóstico do câncer é ainda mais difícil, pois diferentemente do que ocorre nos casos de câncer de mama, por exemplo, onde as mulheres são orientadas a realizar a mamografia a partir dos 40 anos, com as crianças não há uma idade específica para os cuidados, embora as faixas etárias de maior incidência sejam entre três e cinco anos de idade e na adolescência.

Ela comenta que os sintomas e sinais apresentados pelas crianças com câncer são sintomas comuns de infecções pediátricas, como a anemia, sendo que, no caso do câncer, ela vem acompanhada de sangramento e febre.



Gazeta do Oeste


0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas