sábado, 3 de março de 2012

Estudo traça perfil de usuários de crack que buscam atendimento nos CAPs

Reconhecer o perfil da população usuária de crack que busca atendimento no sistema público de saúde, de forma a contribuir para futuros planejamentos na área. Esse é o principal objetivo do estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, da Prontamente – Clínica de Psiquiatria e Psicoterapia e da Universidade Federal de Pelotas. Publicada nos Cadernos de Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), a pesquisa evidencia a existência de algum tipo de seleção para o acesso de usuários de crack aos serviços do SUS, caracterizada por especificidades relacionadas à renda e escolaridade. Foram entrevistados 95 usuários de crack atendidos entre agosto de 2009 e março de 2010 em três Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os resultados indicam predomínio de pacientes do sexo masculino, jovens adultos, com escolaridade fundamental e que, embora não tenham ocupação regular, afirmam possuir renda individual.

Leia mais em http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2012/03/02/estudo-traca-perfil-de-usuarios-de-crack-que-buscam-atendimento-nos-caps/

(Jornal do Brasil)

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas