quinta-feira, 18 de outubro de 2012

[Apodi] PC DO B TERÁ PRIMEIRO PREFEITO



Em 33 anos de história no Rio Grande do Norte, o PCdoB elegeu, nas eleições deste ano, seu primeiro prefeito em um município potiguar. Um candidato declaradamente comunista vai administrar a cidade de Apodi (328 km de Natal), na região Oeste do Estado, a partir de 1º de janeiro de 2013. Flaviano Moreira Monteiro, 39 anos, professor e historiador, elegeu-se, em 7 de outubro, com 56% dos votos válidos e uma maioria de 2.924 votos. Dos 23.315 votos válidos, recebeu 13.057.
O PCdoB é o partido mais antigo do país, com 90 anos. Boa parte desse tempo viveu na clandestinidade. Nos fins dos anos 70, com a redemocratização política, os militantes deram início à reorganização do partido. No RN, o PCdoB foi reorganizado, a partir de 1979. "Nossa eleição é um momento histórico de ruptura  com o modelo tradicional de fazer política no município  e na região", afirmou Flaviano Moreira. Segundo o prefeito eleito "é de costume, a compra de voto na região e isso não funcionou nestas eleições". 
Flaviano  acredita que, além de fortalecer o partido, sua vitória vai influenciar as cidades vizinhas, no campo político e de gestão. O comunista vai administrar uma cidade com pouco mais de 34 mil habitantes e um orçamento de aproximadamente R$ 40 milhões, anuais. "O PCdoB", destacou o professor, "consegue uma prefeitura importante, do ponto de vista geográfico e também eleitoral". Apodi é a 11ª cidade do RN com maior densidade eleitoral.
Para o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Antenor Roberto, a eleição de Flaviano "é um marco inaugural, pós redemocratização". "Flaviano é um professor de sala de aula, que ancorou sua campanha na juventude, que fez uma aliança empreendedora, formou uma ampla frente política sem se descaracterizar, mantendo o perfil progressista", afirmou Antenor Roberto. Segundo Flaviano, as bases do modelo que vai implantar passa pela democratização da gestão e pela humanização das ações. "Vamos enfrentar os problemas, discutir com o povo, humanizar os recursos e o atendimento; qualificar os profissionais; e fazer com que os recursos cheguem na base", afirmou o prefeito eleito.
Flaviano garante que fará uma gestão participativa. "Fiz uma campanha com muita sinceridade. Vamos enfrentar os problemas que existem e governar com a ajuda da população. Claro, que temos um norte, mas as prioridades serão discutidas com os moradores da cidade porque queremos uma gestão participativa", explicou Flaviano Monteiro.
Uma das prioridades é acabar com as moradias precárias. No município, ainda existem mais de 200 casas de taipa. "Tem pessoas que moram há 30, 40 anos em casas de taipa e vamos lutar para dar dignidade a essas pessoas", anunciou o prefeito eleito. Outras propostas são no campo da geração de emprego e renda, e do ensino superior. O prefeito eleito quer levar para Apodi um campus universitário. Hoje, mais de 400 estudantes se deslocam, diariamente, para Mossoró e Caraúbas.
Flaviano foi candidato a prefeito em 2008, perdendo por 500 votos. Na eleição proporcional deste ano, a coligação fez sete vereadores, dos quais dois do PCdoB. No país, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral, o PCdoB apresentou, nestas eleições, 235 candidatos a prefeito e elegeu 54.

0 comentários:

Blog do Prof. Ozamir Lima - Designer: Segundo Freitas