sábado, 10 de novembro de 2012

Escola desenvolve ensino fundamental em bilíngue


Formar cidadãos éticos, munidos de raciocínio crítico e capazes de compreender e se relacionar com as diferentes culturas, tem sido o desejo de todos aqueles que fazem a moderna educação no País. Essa também tem sido a premissa da escola bilíngue Maple Bear, cuja unidade Natal já completa quatro anos formando crianças pelo método canadense de ensino. 
DivulgaçãoConhecimento e comunicação são importantes para o educando
Conhecimento e comunicação são importantes para o educando

Agora, dentro dessa nova realidade de admissão nas universidades brasileiras, onde o vestibular e o ensino por meio da popular "decoreba" estão em extinção, o método canadense de ensino da Maple Bear está ampliando o seu alcance de formação escolar. A partir de 2013, a Maple Bear Natal abre nova unidade para instalar seu ensino fundamental. O objetivo continua o mesmo da educação infantil: estimular desde cedo o ensinar a pensar, e fazer diferença no exercício do raciocínio e da formação global, visando reflexos no futuro acadêmico de seus alunos. Reconhecido pelo MEC e atendendo a todos os parâmetros curriculares estabelecidos pelo Ministério da Educação, o ensino fundamental da Maple Bear que será lançado no próximo ano letivo, é baseado no modelo que é hoje listado entre os cinco melhores do mundo em linguagem, matemática e ciências. 

O método bilíngue de educação fundamental tem parte do currículo ministrado no segundo idioma. As disciplinas ministradas em inglês são: Língua Inglesa, Matemática e Ciências. As disciplinas ministradas em português são: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes e Música. "Temos a perspectiva de que estamos formando jovens não apenas capazes de se comunicar com fluência em outros idiomas, mas com o conhecimento das diferenças culturais. Abre-se um novo mundo de perspectivas para esses jovens", disse Carolina Bezerra, coordenadora da Maple Bear ensino fundamental.

Pensamento crítico

Entre os princípios do programa, destacam-se a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico. Assim, os alunos desenvolvem-se acadêmica e socialmente, criando um ambiente propício para o aprendizado e a integração social.

Crianças que são adequadamente educadas em um regime bilíngue desenvolvem competências na nova língua e tendem a ter melhor desempenho também na primeira língua. Além disso, pesquisas comprovam que as habilidades adquiridas em uma língua são facilmente transpostas para outro idioma. "Elas são capazes de elaborar conhecimentos a partir de associações bem mais complexas, ou seja a visão de mundo se amplia", reflete a diretora. 

Estudantes da Maple Bear Canadian School beneficiam-se da qualidade de ensino canadense e do ótimo programa de língua portuguesa adequado ao panorama e à realidade cultural do Brasil.

INGLês E PORTUGUêS

O programa de língua inglesa desenvolve todas as competências de comunicação, incluindo compreensão, fala, leitura e escrita do idioma. Matérias como ciências e matemática também são baseadas em modernos programas utilizados no Canadá. Já o português inclui o ensino de valores brasileiros e regionais. "Educadores brasileiros experientes basearam-se nos mesmos princípios que norteiam a educação canadense para o desenvolvimento de um programa exclusivo de português da Maple Bear", explicou Carolina.
ESCRITA E LEITURA

Para reforçar os estudos de quem ainda não tem fluência no segundo idioma, a Maple Bear desenvolveu o Bridges Elementary, programa aplicado aos novos alunos do ensino fundamental sem fluência na língua inglesa. O material é resultado de pesquisas sobre bilinguismo realizadas no Canadá e baseia-se em autênticos programas de desenvolvimento linguístico para crianças.

Na aprendizagem bilíngue da leitura e da escrita na Maple Bear, o professor está sempre atento ao desenvolvimento de cada aluno. No Intermediate Kindergarten, quando é iniciado o processo de alfabetização em Língua Portuguesa, e também no Year 1, com a continuidade desse processo na duas línguas, Português e Inglês, a interpretação das produções iniciais da criança possibilita ao professor o entendimento das formulações feitas pelo aluno sobre o sistema de representação alfabético.

A partir do contato constante com vários portadores de texto (jornais, revistas, livros diversos etc.) e estudo direcionado de produções escritas, o aluno constrói a capacidade de ler e escrever autonomamente.

Na escola, o ambiente alfabetizador oferece participações em situações de uso real da leitura e da escrita, como, por exemplo, a leitura de regras de utilização de um jogo, produção de convites de eventos escolares, produção de bilhetes aos pais, acompanhamento dos horários das atividades etc. Além disso, os alunos participam de atividades diárias de leitura de diversos gêneros literários, incluindo obras clássicas e de autores contemporâneos da literatura infantil.


TRIBUNA DO NORTE

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